Um celular roubado ou perdido é uma experiência bem desagradável, e falo isso para além do prejuízo financeiro. Um dos principais riscos do celular roubado é que um estranho vai ter acesso a informações pessoais sensíveis.
Então, o que fazer com o celular roubado? Bem, há uma série de etapas que deve executar para promover a sua segurança mesmo sem o celular. Dessa forma, você diminui as chances de um estranho mexer com as suas informações.
Por isso, prossiga com a leitura e veja como inutilizar um celular roubado ou perdido!
Riscos do celular roubado: quais são os riscos de segurança?
“Considerando a importância do celular no dia a dia, ter ele roubado é para muitos como perder uma casa.”
Ter o celular roubado é um belo problema financeiro, já que deve gastar rapidamente num novo para se manter ativo no dia a dia. Porém, há outro problema: suas informações sensíveis ficam à mercê do criminoso.
Quais são os riscos de segurança que isso promove?
Ele ganha acesso ao seu e-mail
Os e-mails são as principais formas de recuperação de senha para acesso em redes sociais, bancos, streamings e outros aplicativos. Além disso, o criminoso ganha acesso a todas as mensagens da vítima.
Ele ganha acesso às redes sociais
Através das redes sociais, o criminoso pode descobrir localizações da vítima, com quem ela se relaciona e outras informações importantes para futuros crimes. Além disso, ele pode utilizar dessas informações para praticar golpes de engenharia social e extorsão.
Ele ganha acesso aos aplicativos de mensagem instantânea
Com o acesso a aplicativos como o WhatsApp, o criminoso pode se passar pela vítima e pedir para os contatos desavisados enviarem dinheiro. Isso é um dos golpes mais comuns no WhatsApp!
Ele ganha acesso ao armazenamento em nuvem
Em geral, os aplicativos de armazenamento em nuvem apresentam poucos mecanismos de segurança, pois basta acessá-los pelo celular. Dessa forma, o criminoso ganha acesso a quaisquer arquivos que estejam presentes neles.
Ele pode transferir os seus arquivos
Mesmo com o celular bloqueado, os criminosos ainda podem conectar o aparelho no computador e realizar a transferência de arquivos.
O que fazer após ter o celular roubado?
Como inutilizar um celular roubado? Bem, há uma série de etapas pela qual deve passar para promover o máximo de segurança após ter o celular roubado. Essas etapas envolvem desde a desconexão dos aplicativos remotamente até o boletim de ocorrência.
Então, veja agora o que fazer após ter o celular roubado!
Realize o rastreamento do celular
O rastreamento de celular é uma ferramenta importante para apagar os dados, evitando que o criminoso tenha acesso a eles. O iPhone traz o icloud.com, que pode ser acessado pelo computador ou por outro celular.
Através dele, você pode encontrar o celular mesmo desligado ou sem conexão com a internet, bastando ter o ID Apple para realizar o login. Nele, você tem três funções: reproduzir som, modo perdido e apagar todas as informações.
Os celulares Android também permitem isso no Encontre Meu Dispositivo, que apresenta as três mesmas funções.
Mude a senha da conta associada ao celular roubado
De forma a evitar o acesso do criminoso às informações sensíveis, você deve mudar a senha do e-mail associado ao celular. No Android, basta acessar a seção de segurança do gerenciamento de conta do Google e buscar o dispositivo para removê-lo.
No Samsung, que geralmente apresenta o perfil Samsung Account, você pode realizar o mesmo procedimento no site account.samsung.com. Por fim, você pode fazer isso para iPhones no appleid.apple.com!
Saia de todos os aplicativos
Cada aplicativo apresenta a sua forma de desconexão:
- Para desativar o WhatsApp, envie um e-mail para o suporte informando sobre a perda ou roubo do celular
- Para desconectar o Nubank, entre em contato com a empresa e desconecte pelo site selecionando as opções Estou sem celular e Desconectar tudo
- Para desconectar as redes sociais, basta acessar as configurações de segurança pelos sites de cada uma
Busque bloquear o IMEI
Ao bloquear o IMEI do celular, que seria como o “chassi” dele, você acaba bloqueando a linha telefônica. Depois de ligar para a operadora e informar o número IMEI, você evita que o criminoso possa confirmar qualquer verificação.
E para onde ligar?
- Claro: 1052 (como saber meu número Claro? Veja agora!)
- Oi: *144 ou 1057
- Tim: *144 ou 1056
- Vivo: *8486 ou 1058
Faça o boletim de ocorrência
Por fim, realize o boletim de ocorrência, que pode ser feito online nas delegacias virtuais, e entre em contato com o seguro do seu celular. Após aprender tudo isso sobre como inutilizar um celular roubado, você evita os principais riscos do celular roubado!