O marketing de conteúdo tem como um dos pontos principais o uso de palavras-chave para o bom posicionamento de um site nos motores de busca.
Para ter resultados satisfatórios, é preciso fazer uma boa busca de palavras-chave para o seu nicho e há ferramentas que auxiliam nesse processo.
Quem não está online, não existe! E todos os tipos de empresas devem saber que se posicionar no meio digital é importante para continuar no jogo e atrair mais e mais clientes.
Ferramentas de palavra-chave que toda empresa pode usar
Há muitas ferramentas de escolha de palavras-chaves que você pode encontrar. Muitas delas são pagas, mas há opções gratuitas que ajudam no processo mesmo tendo limitações.
1- Google Search Console
2- Planejador de palavras-chave do Google Adwords
3- Ahrefs
4- Keywordtoo.io
5- Google Trends
6- Termos de pesquisa do Google Adwords
7- Ubersuggest
Essas são as principais ferramentas para pesquisa de palavras-chave.
Com elas é possível criar um planejamento de SEO para todas as áreas.
Se você oferece serviços regionais, pode até pesquisar nessas ferramentas os melhores termos para o seu segmento.
Vamos supor que você tem uma empresa de planos de internet e quer rankear no Google para o termo Oi fibra Caxias do Sul.
Usando essas ferramentas é possível saber os termos mais procurados e então criar uma estratégia de conteúdo utilizando essas palavras.
Ainda vale a pena usar SEO?
As redes sociais como Instagram e TikTok são ótimas e estão em alta, mas investir apenas nelas é construir em terreno alugado.
A cada nova atualização das redes, as contas perdem engajamento e o conteúdo é entregue cada vez para menos seguidores.
Por outro lado, investir em um site próprio ou em um blog é a melhor forma de se posicionar no digital sem correr estes riscos.
Como dono do seu próprio site, você pode ditar as regras, postar o conteúdo que julgar mais relevante e manter uma audiência que chegará até você através dos mecanismos de buscas ou através de anúncios pagos.
Para ter sucesso, porém, é necessário ter um bom planejamento de palavras-chave e as ferramentas que você conheceu acima vão te ajudar neste processo.
Além disso, em vez de se concentrar em frases-chave específicas, concentre-se em tópicos.
Atualmente, o Google usa muitos algoritmos baseados em inteligência artificial para construir semântica.
Sendo assim, é preciso criar bons termos e investir em conteúdo rico para atrair a atenção de quem pesquisa pela palavra-chave exata, ou faz buscas correlatas.
Um bom conteúdo com as palavras corretas bem trabalhadas pelo texto consegue aparecer nas primeiras posições de diversas maneiras.
No caso do exemplo de venda de internet em Caxias do Sul, o responsável pode fazer conteúdos falando sobre as conexões disponíveis naquele município, pode criar conteúdo sobre as empresas que atuam na região, pode explicar a diferença das conexões e usar todos esses textos para rankear no Google.
Mas saiba que o trabalho com SEO tem resultado a médio prazo, portanto, o quanto antes você começar melhor para poder começar a aparecer nos mecanismos de busca e atrair a audiência interessada no que você tem a oferecer.