Atrair mais clientes e fechar boas vendas são objetivos de muitas empresas. Isso é possível ao investir nas estratégias de Marketing de Conteúdo que permite conquistar consumidores, por meio de conteúdos que geram valor.
Entender o que é marketing de conteúdo, como ele pode ajudar no comércio B2B (Business to Business) e as estratégias que podem ser utilizadas na sua empresa é o modo de ter ótimos resultados.
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é um conjunto de estratégias que visam a atração de clientes por meio da criação de conteúdo relevante (vídeos, ebooks, textos, posts em blogs e redes sociais).
É um método de marketing que não faz promoção direta da marca, mas consegue atrair o público-alvo ao propor soluções para os problemas das pessoas.
Benefícios do marketing de conteúdo
Os principais benefícios ao investir no marketing de conteúdo nos negócios são:
- Redução no CAC (Custo de Aquisição de Clientes);
- Aumenta o lifetime-value;
- Impulsiona a geração de leads;
- Gera mais vendas;
- Aumenta o engajamento com a marca;
- Educa o mercado e a audiência;
- Gera brand awareness;
- Aumenta o tráfego do seu site.
O que é comércio B2B?
O B2B é uma sigla usada para se referir a empresas que vendem produtos e serviços para outras empresas. É basicamente um modelo de negócios em que uma empresa atua como fornecedor e a outra é o cliente.
No mercado B2B, não existe um ponto de venda, ou seja, o processo se baseia na construção de um relacionamento e no valor agregado ao produto ou serviço. As vendas acontecem por meio de representantes comerciais.
Outro detalhe importante no B2B está na complexidade das vendas. Os produtos e serviços costumam ter valores elevados, algo que exige um processo de vendas bem elaborado para convencer o cliente de que a sua solução vale a pena.
No B2B, há vários tomadores de decisões, o que contribui para elevar o nível de complexidade da venda.
Por que investir em marketing de conteúdo para as estratégias de B2B da sua empresa?
Considerando que o processo de compra é mais racional por parte dos clientes B2B, o marketing exige a criação de estratégias mais elaboradas, que ajudam a educar o lead (potencial cliente) até que ele consiga enxergar a necessidade de ter os produtos ou serviços da sua empresa.
Neste caso, o marketing de conteúdo B2B possui algumas vantagens como:
Geração de leads mais qualificados
No marketing digital, os leads são potenciais clientes que em algum momento demonstraram interesse pelas soluções do seu negócio.
Se a sua empresa já trabalha, por exemplo, com estratégias de inbound marketing, o lead é uma pessoa que preencheu um formulário em troca de um material rico e assim entrou no funil de vendas.
O Marketing de conteúdo no B2B consegue diminuir etapas na jornada do cliente, fazendo com que ele avance rapidamente para outras fases do funil.
Com o marketing B2B e estratégias de conteúdo ideais, é possível trazer quem realmente se interessa pela empresa.
Atrair o público adequado
No marketing B2B, existe maior complexidade no processo de vendas, por isso é importante ser bem assertivo na captação dos leads.
Isto posto, as estratégias de marketing de conteúdo são voltadas no entendimento sobre quem é o seu lead e quais as melhores técnicas e caminhos para atingi-lo.
Um jeito de entender melhor a jornada de compra do cliente é trabalhar com o conceito de persona (representação do cliente ideal), pois a partir disso, você pode entender melhor os problemas e principalmente as soluções que ele busca.
Isso aumenta as chances dos usuários interagirem com os produtos e serviços da sua empresa.
Conquistar clientes mais apaixonados
Um dos grandes objetivos das estratégias de marketing de conteúdo B2B é tornar a sua empresa uma referência no segmento.
A partir do momento em que as pessoas se identificam com o posicionamento dos conteúdos da marca, isso aumenta as chances de fidelização, com eles se tornando mais do que clientes fiéis, defensores da marca.
Estratégias de marketing B2B que podem ser utilizadas para conquistar clientes
Conhecer algumas estratégias de marketing que podem ser eficientes para o B2B, por exemplo, é o modo de ter bons resultados.
Essas estratégias consistem em:
- Criar um blog corporativo;
- Investir no envio de e-mail marketing;
- Uso de SEO (Search Engine Optimization), otimização dos mecanismos de busca;
- Ferramentas de automação de marketing;
- Pop-ups de captura de leads;
- Criação de formulário;
- Chat na landing page do seu site.
Deste modo, o marketing de conteúdo B2B é o modo de obter ótimos resultados para a sua empresa, oferecendo soluções de qualidade aos clientes, além de se tornar uma referência no mercado.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.