O MEI é um tipo de empresa que engloba diversas atividades que antes eram exercidas de maneira informal.
Como em qualquer outro negócio, o microempreendedor precisa de clientes para aumentar seu faturamento mei.
Diante disso, vamos mostrar como começar a fazer marketing digital para atrair mais clientes e aumentar o faturamento.
MEI: como começar a fazer marketing digital
Planejamento de marketing
Ao decidir utilizar o marketing digital, é preciso ter em mente qual objetivo você deseja alcançar. Pode atrair mais visitantes para sua loja, vender mais serviços, etc.
Assim, é preciso criar um planejamento, especificando quais são os resultados que deseja obter, quais estratégias de marketing digital irá utilizar, em que canais estará presente, quem é o seu público, qual é o orçamento disponível, entre outras informações.
Determinar quem é seu público-alvo ou persona
Através do marketing digital, você irá divulgar seus produtos ou serviços para aumentar o faturamento mei e criar um relacionamento com sua audiência, mas isso só é possível utilizando a mesma linguagem que ela.
Dessa maneira, você precisa saber quem é a sua persona, ou seja, seu cliente ideal, e adequar a sua comunicação com a sua persona.
Além disso, conhecer quem é o seu público vai ajudá-lo a produzir conteúdo do interesse dele.
Produção de conteúdo
Fazer marketing digital não significa apenas estar na internet. Para conquistar a atenção do seu público é necessário oferecer algo, isto é, conteúdo de valor.
Por isso, conhecer seu público é tão importante. Você precisa saber o que ele gosta, quais formatos de conteúdo ele consome, em quais canais eles estão.
Além disso, os conteúdos têm que abordar suas dores, necessidades e desejos para atraí-los.
Assim, o ideal é ter um site e blog e perfil nas redes sociais em que seu público está presente. Também, oferecer o mesmo conteúdo em formatos diferentes: fotos, textos, vídeos, etc.
SEO
SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para motores de busca são técnicas aplicadas ao conteúdo para facilitar que os motores de busca encontrem seu conteúdo.
Um texto bem otimizado pode aparecer nas primeiras posições, o que aumenta as chances dele ser visto pelo seu público.
Logo, com a ajuda do SEO é possível aumentar o tráfego do seu e-commerce, blog ou mesmo perfil da rede social.
Anúncios
Outra estratégia de marketing digital que traz resultados rápidos são os anúncios. Ou seja, você investe um valor para que os mecanismos de busca, como o Google, recomendem seu conteúdo para pessoas que estão buscando conteúdos semelhantes na internet.
E-mail marketing
Coletar e-mail da sua audiência é um passo importante para desenvolver um relacionamento com ela.
Para conseguir os e-mails, você pode oferecer um conteúdo de valor e após isso, estabelecer uma comunicação direta com seu público. Uma boa dica é criar e-mails através da Leadlovers, a plataforma automatiza a entrega dos e-mails, além disso, te mostra estatísticas e métricas de análise de performance.
Aproveite esse canal para informar sobre lançamentos, promoções e também conteúdo.
Por que MEI deve fazer marketing digital
Tudo está sendo digitalizado e negócios que não estão na internet, estão perdendo dinheiro. Muitas empresas já perceberam isso, o que aumentou muito a concorrência pela atenção do cliente.
No entanto, as estratégias de marketing tradicional não funcionam no mundo online, por isso é importante conhecer e fazer marketing digital.
Além disso, o marketing digital proporciona vantagens, como:
- Maior interação com o público;
- É mais rápido de ser implementado;
- Tem menor custo comparado ao marketing tradicional;
- Maior facilidade para coletar e analisar dados.
Existem muitas outras vantagens quanto ao marketing digital. Está convencido de porque deve utilizá-lo nos seu negócio?
Conclusão
Negócios possuem várias formas de gerar mais vendas que impactam o faturamento mei. E o marketing digital é uma das melhores ferramentas para qualquer negócio otimizar as vendas, tanto pelas facilidades que oferece, como pelo baixo custo quando comparado ao marketing tradicional.
Então, que tal começar a fazer marketing digital no seu negócio?