Definição: O que é o mercado de ações?
O termo “mercado de ações” geralmente se refere a um dos principais índices do mercado de ações, como o Dow Jones Industrial Average ou o Standard & Poor’s 500.
Quando você compra ações de uma empresa pública, está comprando uma pequena parte dessa empresa. Como é difícil rastrear todas as empresas, os índices Dow e S&P incluem uma seção do mercado de ações e seu desempenho é visto como representativo de todo o mercado.
Você geralmente compra ações on-line através do mercado de ações, que qualquer pessoa pode acessar com um conta de corretagemrobo-assessor ou plano de aposentadoria de funcionários.
Você não precisa se tornar oficialmente um “investidor” para investir no mercado de ações – na maioria das vezes, está aberto a qualquer pessoa.
O mercado de ações é regulado pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, e a missão da SEC é “proteger os investidores, manter mercados justos, ordenados e eficientes e facilitar a formação de capital”.
Você pode ver uma manchete que diz que o mercado de ações caiu ou que o mercado de ações fechou em alta ou em baixa durante o dia. Na maioria das vezes, isso significa que os índices do mercado de ações subiram ou desceram, o que significa que as ações dentro do índice ganharam ou perderam valor como um todo. Os investidores que compram e vendem ações esperam obter lucro com esse movimento nos preços das ações.
Como funciona o mercado de ações?
O conceito por trás de como o mercado de ações funciona é bastante simples. O mercado de ações permite que compradores e vendedores negociem preços e façam negócios.
O mercado de ações funciona por meio de uma rede de bolsas — você já deve ter ouvido falar da Bolsa de Valores de Nova York ou da Nasdaq. As empresas listam ações de suas ações em bolsa por meio de um processo chamado oferta pública inicial, ou IPO. Os investidores compram essas ações, o que permite à empresa arrecadar dinheiro para expandir seus negócios. Os investidores podem então comprar e vender essas ações entre si, e a bolsa rastreia a oferta e a demanda de cada ação listada.
Essa oferta e demanda ajudam a determinar o preço de cada título, ou os níveis em que os participantes do mercado de ações – investidores e traders – estão dispostos a comprar ou vender.
Os compradores oferecem um “lance” ou o valor mais alto que estão dispostos a pagar, que geralmente é menor do que o valor que os vendedores “pedem” em troca. Essa diferença é chamada de spread bid-ask. Para que uma negociação ocorra, um comprador precisa aumentar seu preço ou um vendedor precisa diminuir o dela.
Isso tudo pode parecer complicado, mas os algoritmos de computador geralmente fazem a maioria dos cálculos de fixação de preços. Ao comprar ações, você verá o spread bid, ask e bid-ask no site do seu corretor, mas em muitos casos, a diferença será de centavos e não será uma grande preocupação para investidores iniciantes e de longo prazo.
Historicamente, as negociações de ações provavelmente ocorreram em um mercado físico. Atualmente, o mercado de ações funciona eletronicamente, por meio da internet e corretoras de valores online. Cada negociação acontece em uma base de ação por ação, mas os preços gerais das ações geralmente se movem em conjunto devido a notícias, eventos políticos, relatórios econômicos e outros fatores.
O que o mercado de ações está fazendo hoje?
Os investidores geralmente acompanham o desempenho do mercado de ações observando um amplo índice de mercado, como o S&P 500 ou o DJIA. O gráfico abaixo mostra o desempenho atual do mercado de ações – medido pelo preço de fechamento do S&P 500 no dia de negociação mais recente – bem como o desempenho histórico do S&P 500 desde 1990.
Os dados do mercado de ações podem sofrer atrasos de até 20 minutos e destinam-se exclusivamente para fins informativos, não para fins comerciais.
O que é volatilidade do mercado de ações?
Investir no mercado de ações traz riscos, mas com as estratégias de investimento corretas, pode ser feito com segurança com risco mínimo de perdas a longo prazo. O day trading, que exige a compra e venda rápida de ações com base nas oscilações de preço, é extremamente arriscado. Por outro lado, investir no mercado de ações a longo prazo provou ser uma excelente maneira de construir riqueza ao longo do tempo.
Por exemplo, o S&P 500 tem um retorno total anualizado médio histórico de cerca de 10% antes do ajuste pela inflação. No entanto, raramente o mercado fornecerá esse retorno ano a ano. Em alguns anos, o mercado de ações pode cair significativamente, em outros, tremendamente. Essas grandes oscilações são devidas à volatilidade do mercado, ou períodos em que os preços das ações sobem e caem inesperadamente.
Se você estiver comprando e vendendo ações ativamente, há uma boa chance de errar em algum momento, comprando ou vendendo na hora errada, resultando em prejuízo. A chave para investir com segurança é permanecer investido – nos altos e baixos – em fundos de índice de baixo custo que acompanham todo o mercado, para que seus retornos possam refletir a média histórica.
Como investir no mercado de ações?
Se você tem um 401(k) em seu local de trabalho, você já pode estar investido no mercado de ações. Os fundos mútuos, que geralmente são compostos de ações de muitas empresas diferentes, são comuns em 401(k)s.
Você pode comprar ações individuais por meio de uma conta de corretagem ou uma conta de aposentadoria individual, como um IRA. Ambas as contas podem ser abertas em uma corretora online, através da qual você pode comprar e vender investimentos. O corretor atua como intermediário entre você e as bolsas de valores.
As corretoras on-line simplificaram o processo de inscrição e, depois de financiar a conta, você pode levar seu tempo selecionando os investimentos certos para você.
Com qualquer investimento, há riscos. Mas as ações carregam mais risco – e mais potencial de recompensa – do que alguns outros títulos. Embora o histórico de ganhos do mercado sugira que uma carteira de ações diversificada aumentará de valor ao longo do tempo, as ações também sofrem quedas repentinas.
Para construir um portfólio diversificado sem comprar muitas ações individuais, você pode investir em um tipo de fundo mútuo chamado fundo de índice ou fundo negociado em bolsa. Esses fundos visam espelhar passivamente o desempenho de um índice, mantendo todas as ações ou investimentos nesse índice. Por exemplo, você pode investir tanto no DJIA quanto no S&P 500 – bem como em outros índices de mercado – por meio de fundos de índice e ETFs.
Ações e fundos mútuos de ações são ideais para um horizonte de longo prazo – como aposentadoria – mas inadequados para um investimento de curto prazo (geralmente definido como dinheiro que você precisa para uma despesa dentro de cinco anos). Com um investimento de curto prazo e um prazo difícil, há uma chance maior de você precisar desse dinheiro de volta antes que o mercado tenha tempo de recuperar as perdas.