A indústria do plástico precisa adequar-se cada vez mais às novas tendências e isso, claro, tem relação direta com as novas tecnologias.
Todos os dias, ouvimos histórias sobre como as tecnologias estão despontando por aí e ocasionando mudanças incríveis, aumentando o progresso em diferentes campos.
E na indústria do plástico isso não seria diferente, pelo contrário, a tecnologia tem um papel incrível dentro desse setor.
Os processos de produção da indústria plástica vão se modernizando a cada dia por meio de novas máquinas e ferramentas que vão tornando-os mais rápidos, eficientes e com resultados mais positivos.
Tudo isso faz com que novas possibilidades surjam nessa indústria, como na produção de embalagens plásticas mais sustentáveis em larga escala e de uma forma segura.
Aqui neste conteúdo do blog, o nosso objetivo é mostrar o papel da tecnologia dentro da modernização da indústria do plástico através de algumas tendências atuais. Acompanhe!
A chamada manufatura aditiva na indústria do plástico
A chamada manufatura aditiva, que popularmente a maioria das pessoas conhece pelo nome de impressão 3D, é uma das tecnologias mais importantes dentro de uma fábrica de plástico atual.
Ela é capaz, aliás, de tornar-se em pouco tempo um dos maiores diferenciais competitivos dentro da indústria do plástico.
Porém, até agora ela tem sido usada com a finalidade de se criar protótipos, brinquedos e ferramentas rápidas, mas isso tem mudado.
Já chegamos ao ponto em que o uso da manufatura aditiva será fundamental na criação de produtos reais e duráveis, que sejam seguros para produção em larga escala e venda em grandes quantidades aos clientes finais.
Com o uso dessa impressão em 3D, nós já observamos a produção de dispositivos usados na medicina, de peças utilizadas no setor de eletrodomésticos e eletrônicos, em lentes e muitos outros.
Portanto, nada mais normal do que o uso da manufatura aditiva começar dentro do nicho de plásticos, passando a ser uma alternativa extremamente viável aos mais variados processos de manufatura tradicional.
Mas não ache que essa é a única forma como a tecnologia vem modernizando a indústria de plástico.
A criação de plásticos sustentáveis
A preocupação com o meio ambiente teve e tem um impacto importante sobre a indústria dos plásticos, e isso é possível notar em como cada vez mais há a produção de plásticos sustentáveis.
Isso porque não adianta apenas o plástico ser reciclável, como ele já é, mas sim que quando ele for descartado, isso não gere problemas ao meio ambiente.
Portanto, como faltam boas políticas que direcionem o descarte dos resíduos plásticos corretamente, o melhor é produzir plásticos que se degradem na natureza.
Para se ter uma ideia dessa importância, menos de 10% do plástico que já foi produzido e usado pela humanidade realmente passou por reciclagem.
Esse número espanta e faz com que esse seja um grande desafio para a indústria do plástico, de modo que seus produtos não continuem afetando o meio ambiente pelo descarte errado.
Nesse sentido, deve-se buscar por alternativas para a produção de materiais que sejam totalmente biodegradáveis e a tecnologia tem um papel fundamental nesse processo.
Um exemplo disso é justamente o uso da impressão 3D no desenvolvimento desses materiais mais sustentáveis.
Uso de tecnologias de blockchain
Quando falamos sobre a tecnologia blockchain, a maioria das pessoas já pensa em criptomoedas, mais especificamente em Bitcoin.
Afinal, foi através dela que essa tecnologia se desenvolveu e ela trata-se de um registro público, seguro e descentralizado no qual as transações são realizadas.
Porém, a rede blockchain é extremamente promissora e já é usada em vários outros segmentos que não sejam os das criptomoedas.
Ela é usada para vários tipos de aplicações, inclusive, dentro da indústria de plásticos, sendo uma forma de revolucionar de vez a segurança da indústria.
Através do uso dessa tecnologia, é possível garantir uma maior autenticidade dos componentes que são fabricados e identificar objetos que são falsificados.
Mas a blockchain, por conta da sua alta segurança, também tem um papel importante na proteção das informações da indústria do plástico.
As operações digitais que vão ser mediadas através da rede blockchain nas indústrias de plásticos vão se tornar muito mais seguras e eficientes.
Com isso, uma fábrica de plástico não precisa mais preocupar-se que suas novas invenções e inovações possam ser vazadas e que informações cruciais cheguem à empresas concorrentes, por exemplo.
Conclusão
Como você viu, a tecnologia tem um papel fundamental na modernização da indústria de plásticos, seja modificando a questão da segurança, seja melhorando os processos e produtos criados.
Neste texto, mostramos a você um pouco mais sobre quais os principais tipos de tecnologia que podem impactar positivamente essa indústria e promover o seu desenvolvimento no futuro.
O que achou do conteúdo de hoje sobre qual o papel da tecnologia na modernização da indústria do plástico?