Todos falamos sobre saúde mental e sua importância, especialmente em tempos de pandemia, mas muitos de nós fazemos muito pouco para gerenciá-la ou melhorá-la no dia a dia. De acordo com a OMS, a saúde mental é “um estado de bem-estar no qual um indivíduo realiza suas próprias habilidades, pode lidar com o estresse normal da vida, pode trabalhar de forma produtiva e é capaz de contribuir para sua comunidade. .”
O estresse é uma das razões por trás de problemas de saúde mental e estresse no local de trabalho, luto, separação, problemas financeiros, todos podem contribuir para isso. Em crianças e adolescentes, os problemas de saúde mental aumentaram significativamente, possivelmente devido ao aumento da comunicação eletrônica e da mídia digital, segundo pesquisa publicada pela American Psychological Association.
Há uma série de medidas que podem ser adotadas para reduzir os níveis de estresse e melhorar a saúde mental diariamente. Exercitar-se, garantir 8 horas de sono, comer bem, meditar, conversar com um amigo regularmente são algumas das formas de cuidar do seu bem-estar mental.
Muitos fatores contribuem para a saúde mental, incluindo genes ou química cerebral, trauma e até mesmo um histórico familiar de problemas de saúde mental.
“Alguns sinais de alerta precoce de problemas de saúde mental são baixa energia, comer ou dormir muito ou pouco, não participar de atividades, abusar de álcool ou drogas, alterações de humor, ataques de pânico, calafrios e muito mais. Qualquer coisa extrema e fora do comum pode ajudá-lo a identificar problemas de saúde mental”, diz Dhruv Patel, especialista em saúde mental e fundador Ruhgu. Para aqueles que tem problemas com ombros, procure um especialista em ombro
Patel também oferece 10 dicas fáceis para gerenciar sua saúde emocional.
1. Acompanhe as coisas boas
Manter um diário de gratidão pode ajudar a reafirmar as partes boas de sua vida. Quando você se sentir para baixo, você pode olhar para trás e se lembrar deles. Todos os dias, escreva três coisas pelas quais você é grato naquele dia.
2. Exercício
Quando você se exercita, libera endorfinas, o que faz você se sentir bem. Além disso, quando você está bem, você ganha um impulso de auto-estima e se sente bem.
Atividade física: quais os profissionais desta área? https://t.co/tDD73MCsTN
— QMIX (@DigitalQmix) April 15, 2022
3. Controle sua dieta
De mãos dadas com o exercício, sua dieta pode mudar a maneira como você se sente. Comer frutas, verduras e água suficiente pode servir como um estímulo fácil.
Emagrecimento: qual profissional procurar? https://t.co/CNUBUSFQ40
— QMIX (@DigitalQmix) April 15, 2022
4. Medite
Reserve alguns minutos no início e no final de cada dia para relaxar a mente e não pensar em nada. Deixar seus pensamentos na porta pode ajudá-lo a lidar com eles um de cada vez.
5. Dormir
Você já ouviu a expressão ‘dormir com isso’, bem, é isso que você deve fazer. A falta de sono contribui para a depressão e má tomada de decisão.
6. Converse com seus amigos e familiares
Se você está lutando com algo, não tenha medo de compartilhá-lo com alguém próximo a você. Entre em contato com amigos ou familiares para obter apoio e conselhos.
7. Invista no seu hobby
As chances são de que você tem algo que você ama, mas nunca faz. Então, tire um tempo para o seu hobby, seja leitura, arte, esportes ou até mesmo as palavras cruzadas. Seu hobby, mesmo que você não seja bom nisso, pode aumentar sua auto-estima.
8. Faça algo por outra pessoa
Seja ajudando em casa ou cozinhando uma refeição para sua família, quando você faz algo para outra pessoa sem esperar nada em troca, sua gratidão pode fazer você se sentir como se estivesse no topo do mundo.
9. Ouça música calmante
Está provado que ouvir sons calmantes, como sons da natureza, música instrumental e cânticos pacíficos, pode reduzir o estresse e a ansiedade e até mudar seu humor.
10. Peça ajuda
Se tudo mais falhar e você não conseguir gerenciar sua saúde mental, entre em contato com um especialista. Não tenha medo, pois você não está sozinho.