Gestão financeira, tarefas administrativas, precificação de serviços, apagar pequenos “incêndios” todos os dias… Com tanta pressa, pensar em como minerar estrategicamente clientes de TI muitas vezes acaba ficando para depois.
Então, caso você seja um empreendedor de tecnologia e se identifique com o cenário acima, sabe que é mais comum do que pensa!
Mesmo reconhecendo a importância de planejar ações para atrair mais clientes, boa parte dos profissionais de TI tem formação bastante técnica – refletida no desconhecimento ou mesmo na falta de habilidade para lidar com vendas e propaganda.
No entanto, é preciso lembrar que o mercado desse setor está muito aquecido: mesmo diante de uma crise, o investimento em soluções e ferramentas tecnológicas só aumentará.
Para não perder uma oportunidade e ampliar sua carteira de clientes de forma estruturada, você não pode perder algumas importantes ações e técnicas de exploração.
Saiba bem como é o seu público
Pesquisar o mercado é crucial para potenciais clientes. Ter o perfil de cliente ideal é a melhor maneira de conseguir encontrar oportunidades que podem levar a um negócio.
Qual é o nível de conhecimento técnico do cliente? Quem são seus clientes? O que ele fez? Ele considera a tecnologia um investimento ou uma despesa? Como a tecnologia pode ajudá-lo a resolver problemas?
Por fim, saber as respostas a essas perguntas é importante para projetar uma estratégia de vendas.
Também é importante alinhar e facilitar a vida do seu cliente, usando a máquina de cartão de crédito para autônomos.
Ajuste seus argumentos de vendas
Você está dirigindo no piloto automático? Seja você um empreendedor independente ou tenha uma equipe de vendas, um passo importante é cortar a “conversa dividida” e adotar um tom natural e mais pessoal ao falar com clientes em potencial. Pois, ninguém gosta de conversar com um robô (muito menos fazer compras)!
Além de ajustar a comunicação com base na dor e no contexto de cada contato, você também precisa alinhar a apresentação com o momento do prospect. Alguém que já tem certeza do que quer e está apenas avaliando as opções da empresa, ou alguém que nem sabe o que esperar de uma solução de tecnologia?
É para acertar o timing da conversa que conceitos como jornada do cliente e funil de vendas entram em ação.
Anúncios na internet
A internet é uma maneira muito eficaz de focar sua estratégia de divulgação, direcionando seus esforços com base na definição de público escolhida. As taxas de anúncios são flexíveis o suficiente para surpreendê-lo.
Entre as dicas de marketing para pequenas empresas, você pode fazer uso das ferramentas de publicidade do Google Ads para ajudá-lo a aparecer em pesquisas relevantes para sua empresa. Você pode até criar campanhas publicitárias usando o Facebook Ads, que não apenas promove seu negócio no Facebook, mas também o envia para o Instagram.
O negócio online de hoje é essencial para qualquer empresa, e para os serviços de TI, eu diria que é uma obrigação ainda maior. Então, se você ainda não está aparecendo nas buscas na internet, é hora de reconsiderar.
Estude seus produtos e serviços
É claro que, como proprietário de uma empresa, você entende os produtos e serviços que vende. Mas, para evitar que a direção autônoma acabe com sua motivação na frente de seus clientes, você precisa revisar constantemente seu produto.
Releia todo o material que você tem de tempos em tempos. Portanto, você pode encontrar detalhes que podem ter passado despercebidos. Além disso, procure novos argumentos de vendas e atualize os materiais de prospecção para não repetir as mesmas informações sempre.
Procure lembrar de considerar os benefícios que seu produto pode trazer para os consumidores..
Otimize seu conteúdo para mecanismos de pesquisa
Você receberá mais visitantes se seu site aparecer quando as pessoas pesquisarem os produtos que você oferece. Portanto, é mais simples apenas converter esses visitantes porque eles são bastante segmentados.
Dessa forma, você precisa usar técnicas de SEO para melhorar seu conteúdo para os mecanismos de busca. Mas, como iniciante, como você começa com SEO?
O primeiro passo para aumentar sua visibilidade nos mecanismos de busca é realizar uma pesquisa de palavras-chave.
Portanto, com a pesquisa de palavras-chave, é possível ver os termos que os clientes em potencial estão usando nos mecanismos de pesquisa. Como uma forma de auxilio, você pode usar ferramentas como Google Keyword Planner ou Ubersuggest para realizar pesquisas de palavras-chave.
Isso sem contar que, se você administra uma empresa local, deve otimizar sua empresa para pesquisas locais. Isso envolve inserir os detalhes da sua empresa usando o Google Meu Negócio.
Outro aspecto a considerar é a publicidade paga. Search Engine Optimization (SEO) pode levar muito tempo para ver os resultados. Ao fazer SEO, você pode obter resultados mais rapidamente com publicidade paga, segmentando palavras-chave valiosas em seu negócio.
Utilize as redes sociais
Como acabamos de ver, a publicidade online é importante, mas é essencial estar presente online de verdade. Por isso, uma das formas mais fáceis (e gratuitas) de você aparecer online é criar uma página para sua empresa ou seu serviço em uma rede social para negócios.
Para fazer isso, você só precisa escolher a plataforma em que deseja exibir. Nos dias atuais, o Facebook e o Instagram são os lugares mais comuns que as empresas usam para sua presença online. Justamente porque o número de usuários e as ferramentas de comunicação podem te ajudar a definir muito bem o público que você quer atingir.
No entanto, você não deve se prender ao comum. Com conhecimento prévio do seu público-alvo, procure outros locais onde possa encontrar potenciais clientes e divulgar os seus serviços.