Existem quatro pilares do marketing que todo corretor de imóveis devem conhecer
Não é segredo para ninguém que é importante que um corretor de imóveis tenha conhecimento multidisciplinar, entenda desde remodelação de apartamento à técnicas de vendas, mas isso não é suficiente, se quiser ser bem sucedido, é necessário ter pelo menos noção de marketing para corretores de imóveis.
O marketing digital imobiliário é um conhecimento de suma importância para qualquer indivíduo que trabalhe na área, seja um aspirante a corretor a um experiente vendedor de imóveis.
No entanto, antes de abordarmos o marketing para corretores de ínvios é preciso definir o que é marketing? Essa resposta pode nos ser dada pela associação americana de marketing “marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, distribuir e efetuar a troca de ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade como um todo” .
Se engana aquele que achar que o marketing é apenas a divulgação, o marketing para corretores possui quatro pilares e são eles:
- O produto;
- O preço;
- Ponto de venda;
- E promoção.
Quando escolhemos um terreno já estamos iniciando o processo de marketing. Quando vai fazer o estudo de viabilidade do terreno isso é marketing. É importante entender que o processo de marketing não se limita apenas à divulgação.
O que é de fato o marketing para corretores de imóveis?
Baseado em todo o conjunto de processos podemos definir que o marketing imobiliário é o conjunto de processos que envolve desde o desenvolvimento imobiliário, definição do projeto, processo de incorporação, estratégias de comunicação, até o pós-vendas e relacionamento com clientes. Como define Bruno Lessa em seu livro Marketing Imobiliário.
Entender cada um desses segmentos é importante para cumprir os objetivos do marketing para corretores que é vender o imóvel. Quando pensamos em produtos temos que entender quem vai habitar aquele imóvel, se vai ser uma família ou um casal de solteiros e se aquele produto se encaixa com o público que desejamos.
O preço é sempre o fator especial de competitividade que impede o tipo de imóvel que vai ser ofertado. Pesquisas mostram que o brasileiro compra apenas um imóvel em sua vida, então facilitar a aquisição é muito importante.
Saber ofertar as possibilidades de financiamento é importante
Uma coisa que pode ser trabalhada no marketing para corretores de imóveis são as possibilidades de financiamento, saber a maneira de ofertar isso, temos que considerar as faixas de renda, algumas pessoas são mais sensíveis em relação ao preço normalmente imóveis para as pessoas com menor poder aquisitivo, logo as campanhas direcionado para essas pessoas deve apresentar bastante as facilidades para adquirir o imóvel.
Que mostre que é totalmente possível a aquisição do imóvel. Já imóveis destinados a classe média é uma questão de oferecer mais benefícios, apresentar o preço, mas também apresentar a melhora no estilo de vida que essa pessoas poderão usufruir a partir da compra do imóvel.
Já para empreendimentos de alto padrão temos outros atributos que se deve observar além do preço, está mais relacionado ao status que esse imóvel vai oferecer a esse público. O preço deve ser pensado em conjunto com os outros pilares.
Ponto de venda ou localização, pode ser o ponto mais importante quando uma pessoa vai buscar seu imóvel a primeira coisa que é decidida é é a localização que eles vão querer o imóvel, um corretor de imóveis que não tenha acesso a imóveis bem localizados deve buscar aqueles que possuem maior facilidade de acesso para as regiões centrais, assim procure imóveis perto de estações.
Promoção e divulgação no marketing para corretores de imóveis
O pilar promoção e divulgação no marketing para corretores de imóveis é imprescindível, este pilar foi o que teve maior evolução com o passar dos anos, de classificados nos jornais, para mídias sociais e instagram sendo necessário adaptar e evoluir as técnicas de vendas.
O Instagram é um dos principais meios de marketing para corretores, aqueles que possuem um grande público e postam todos os dias acabam se posicionando como uma autoridade no seu mercado.
Dando dicas para as pessoas, um consumidor bem-informado é preparado para comprar. Logo informando-o você está de certa forma preparando-o para comprar um imóvel com você já que é uma pessoa que ele tem uma certa confiança.
Comprar um imóvel não é uma compra de impulso, logo deixe a pessoa mais informada possível para que ela faça uma compra com você,