Fios danificados exigem uma rotina de cuidados específica e consistente. O uso excessivo de químicas ou ferramentas térmicas, como chapinha e secador, podem deixar os fios quebradiços, ressecados e sem vida.
Para reverter esses danos, é fundamental investir em tratamentos nutritivos e adotar hábitos saudáveis que reestruturem a fibra capilar, devolvendo o brilho, a maciez e a força natural aos cabelos. Confira dicas para te ajudar nessa missão.
Use shampoos próprios para cabelos danificados
Tenha em casa produtos próprios para cabelos danificados, como um bom shampoo Loreal, e foque bastante na etapa de reconstrução dos fios. Lave, aplique o produto, deixe agir, enxágue e aposte no condicionador da mesma linha.
Intercale também com shampoos próprios para outras etapas de tratamento, como a nutrição e a hidratação. Se os fios estiverem muito danificados, vale também usar shampoo infantil para regular o pH dos fios.
Monte um cronograma capilar
O cronograma capilar é o melhor aliado para recuperar os cabelos danificados. No primeiro mês, inclua mais a etapa de reconstrução, depois, passe a fazer mais as etapas de nutrição e hidratação.
Um exemplo de cronograma ideal para os fios danificados é fazer hidratação, nutrição e reconstrução na primeira semana; na segunda semana, apostar na nutrição, hidratação e reconstrução; na terceira semana, focar na hidratação, hidratação e nutrição. Na última semana do mês é só repetir o mesmo esquema da primeira.
Cuidado com chapinhas e secadores
Chapinhas e secadores são inimigos dos fios danificados. Você pode até utilizá-los, mas não se esqueça do protetor térmico e, se possível, aposte na secagem e finalização natural das madeixas.
Outra dica é diminuir um pouco a temperatura do secador. Vai apenas secar os fios? Use o aparelho no médio ou no ar gelado para tirar a umidade das madeixas. Caso goste de usar chapinha ou baby liss, invista nos modelos com tecnologia de íon para reduzir o frizz e manter a umidade natural dos seus cabelos.
Corte as pontas regularmente
O corte também ajuda a eliminar os fios muito danificados e dá força para que o cabelo cresça saudável. Visite o cabeleireiro ao menos a cada três meses e, se não quiser mexer muito no comprimento, apare as pontas e renove o corte.
Aos poucos, com a ajuda dos produtos certos e do cronograma capilar, os fios vão ganhando vida e brilho e ficam mais sedosos.
Atente-se a sua alimentação
Você está se alimentando corretamente? Os alimentos fazem toda a diferença na saúde dos cabelos e, inclusive, você observa neles a falta de vitaminas e nutrientes. Assim, monte um prato bem colorido e não se esqueça de comer frutas, verduras e legumes.
Se possível, diminua a quantidade de alimentos processados e prefira os naturais. Outra dica importante é não pular refeições. Tome o café da manhã, almoce, jante e faça pequenos lanchinhos ao longo do dia.
Diminua a frequência de lavagens
Lavar o cabelo todos os dias não é indicado nos casos de fios ressecados e danificados. Você tira a oleosidade natural das madeixas e as deixa ainda mais secas. Assim, se programe para diminuir o número de lavagens semanais.
Experimente a ideia de lavar dia sim dia não, ou, se notar a raiz muito seca, lavar a cada dois dias.
Lembre-se da proteção solar
Não é apenas a pele que precisa de proteção solar, os cabelos também podem ficar ressecados se expostos ao sol diariamente. Assim, além de usar produtos que protejam contra os raios UVA e UVB, use também itens que ajudem a proteger a cabeça e o couro cabeludo.
Bonés e chapéus são muito bem-vindos e não devem te acompanhar somente em um passeio na praia ou na piscina. O ideal é ter um por perto mesmo em uma caminhada no parque ou em um passeio pela cidade.