como-colocar-site-primeira-pagina-google

1º página do Google: autoridade e credibilidade para sua empresa!

Para várias pessoas, a fórmula de conquistar a primeira página do Google de maneira orgânica permanece uma incógnita e muitas se questionam: “como ficar na primeira página sem pagar se hoje em dia a concorrência é grande e o número de pesquisas diárias é gigantesco?”

Oficialmente, a empresa citada acima não revela como funciona o posicionamento dos sites em sua plataforma. Todavia, existem alguns elementos gerais que podem ajudar seu website eletrônico a conquistar melhor posicionamento no ranking, um deles é a relevância do conteúdo.

Caso queira entender mais sobre o assunto e descobrir como é possível colocar o site da sua empresa ou negócio na primeira página do Google sem pagar nada, continue a leitura. No entanto, antes de entrar no “X da questão”, compreenda porque é fundamental conquistar a primeira página nos motores de busca.

Qual a importância de estar na primeira página do Google?

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 117 milhões de brasileiros acessam a internet diariamente. Além disso, todos os dias, somente no Google, são feitas mais de 40 mil consultas por segundo, sendo muitas delas referentes à intenção de compra, respostas relacionadas a uma dor ou locais para se hospedar.

Não é por acaso que vários profissionais que trabalham com Marketing Digital – vamos confessar, não é apenas eles – sonham em saber a fórmula mágica de aparecer na primeira página do Google sem pagar nadinha.

E não é por menos. A maioria das pessoas clica somente nos primeiros resultados que aparecem na primeira página pois, normalmente, são capazes de atender suas necessidades e esclarecer suas dúvidas.

Se sua empresa ou negócio aparecer na primeira página do Google ao pesquisarem sobre seu segmento, significa que seu site tem autoridade e autoridade, neste caso, significa dinheiro. Além disso, ter um site na primeira página de qualquer motor de busca confere mais visibilidade, fato que amplia seu alcance na internet.

medico-especialista-joelho

Investir em site ou redes sociais? Eis a questão!

Investir em redes sociais está na moda e esses canais são importantes para você apresentar o que de melhor tem a oferecer. Em síntese, as redes sociais funcionam como um portfólio, no qual é possível expor seus produtos e serviços. Se utilizadas corretamente, plataformas digitais como Instagram ou Facebook podem trazer resultados positivos.

Entretanto, você já observou que quando precisa encontrar um produto ou serviço que não conhece o fornecedor recorre a plataformas de pesquisas como Google, Bing ou Yahoo?  Quem nunca buscou no Google por um médico ou dentista especialista em uma determinada área de saúde? Ou, ainda, procurou por hotéis em uma cidade especifica?

Enfim, o termo “pesquisa no Google” é uma realidade e você está deixando de ganhar dinheiro e autoridade se não estiver bem ranqueado, ou seja, bem colocado nesse e em outros motores de busca.

Então investir em redes sociais é errado?

Não está errado! Investir em redes sociais e ter um site bem ranqueado nos motores de busca se completam.

Ser encontrado de forma orgânica no Google e ter boas fotos e conteúdos nas redes sociais facilitam a tomada de decisão do seu novo “lead”.

“Mas o que é esse tal de lead que muitos falam?”

“Lead” é um potencial consumidor que te encontrou nos sites de pesquisa ou redes sociais e demonstrou interesse em seu serviço ou produto.

Veja um exemplo simples!

Uma família procura no Google uma pousada para passar às férias de final de ano. Na primeira página, sites e plataformas de hospedagens com diversas opções aparecem. Após selecionar algumas, é comum que o “lead” busque por mais detalhes dentre as opções que gostou. Um local muito utilizado para conseguir essas informações é justamente as redes sociais.

Nessa hora, quem tiver nas redes sociais boas fotos, vídeos e textos explicativos para o usuário leva a melhor.

pousada-em-japaratinga-alagoas

Então basta investir em Google Ads e patrocinar as pesquisas?

Google Ads é uma ferramenta paga utilizada para gerar receita para empresas por meio de links patrocinados. Embora seja eficiente e usada por diversos segmentos, para que ela realmente seja útil, é fundamental compreender seu funcionamento. Uma campanha elaborada sem conhecimento no Google Ads pode, além de consumir todo o recurso aplicado, não trazer bons “leads”.

Ademais, apesar de ser uma boa ferramenta, o Google Ads tem um problema bem significativo. Pesquisas revelaram que a maioria dos internautas não clica em links patrocinados, pois acreditam que eles não tenham muita credibilidade. Os usuários entendem que basta ter dinheiro para aparecer ali, independentemente do produto ou serviço ter qualidade ou não.

Outra barreira para uso do Google Ads é o custo do clique. Ao fazer uma campanha para levar tráfego para seu site ou redes sociais, o valor é cobrado por visualização e por clique. Esse clique que leva ao seu site ou rede social passa por um tipo de leilão por palavra-chave e, dependendo do nicho, cada clique sai muito caro.

google-ads-goiania

O que devo fazer para sair na primeira página sem gastar?

Para sair nas primeiras páginas do Google de forma orgânica você precisa investir em SEO –clique aqui e saiba o que é SEO.

Sair na primeira página do Google, além de dar autoridade ao seu negócio, faz você economizar tempo e dinheiro.

Para conseguir esta façanha é preciso ter um site otimizado, principalmente para smartphones, ser rápido e, ainda, ter conteúdos e backlinks de qualidade.

Após essa breve introdução, confira detalhadamente 6 dicas que vão fazer sua empresa aparecer na primeira página do Google sem você precisar enfiar a mão no bolso.

6 dicas para colocar o site na primeira página do Google

Site otimizado

Pesquisas mostram que, atualmente, 86% dos acessos a sites e redes sociais no mundo são feitos através de algum celular. Portanto, para agradar ao Google e aos outros motores de pesquisa, seu site precisa ser responsivo é de fácil uso nesses equipamentos. Nada adianta um site lindão nos computadores com enormes telas e de difícil leitura em celulares. Desse modo, se você já tem um site, faça um teste em seu celular.

google-search-console-celular-goiania

Velocidade de navegação

Você já tentou entrar em algum site e desistiu porque ele demorou para abrir? Se sim, fique sabendo que você não foi a única pessoa que passou por isso. Diversas empresas que desenvolvem sites nunca se preocupam com a velocidade de navegação, tendo em vista que seus clientes, por falta de conhecimento, nunca questionam esse quesito.

Essas empresas hospedam esses sites em hosts compartilhados com dezenas de outros sites, o que acaba comprometendo a velocidade de navegação.

E por que fazem isso? Para ganharem mais dinheiro!

Ou seja: cobram valor de hospedagem de qualidade, entregam serviço ruim e embolsam a diferença.

Investir em hospedagem de qualidade, como no provedor americano Digital Ocean, não é barato, mas cada centavo aplicado vale a pena. Se você navegar em sites hospedados em hosts de qualidade, verá nitidamente a diferença.

Em resumo, no item velocidade de navegação, você só vai conseguir agradar ao Google se seu site for rápido. Faça um teste com o celular de um amigo que nunca navegou em seu site ou use as diversas ferramentas existentes na internet, como o site gtmetrix.com.

gtmetrix-site-revista-mais-saude-goiania
Site: Revista Mais Saúde

Conteúdos de qualidade

Se você possui um site que em suas páginas não têm quase nada de informações, fotos pesadas e ruins, nenhum blog com dicas importantes para seus clientes, qual seria o motivo do Google te colocar na primeira página?

Cada vez mais as pessoas buscam na internet informações de produtos e serviços antes de comprar. Esse “novo normal” se intensificou com a chegada da pandemia da Covid-19 e deve permanecer.

Antes do isolamento, muitos brasileiros nunca haviam realizado uma compra online. Porém, depois dessa nova realidade imposta, várias pessoas acabaram comprando e gostando das facilidades.

Esses “Leads” pesquisam muito antes de comprar ou fazer qualquer serviço. Se abastecem de informações em blogs e redes sociais antes de comprar. Se você tiver blogs com conteúdo de qualidade para esse público, a chance de ser encontrado nos motores de pesquisa e realizar bons negócios é bem maior do que seus concorrentes.

Como conseguir bons conteúdo? Bons redatores!

blog-site-medico-goiania
Blog site: Dr. Aurélio Felipe Arantes

Agora vamos te explicar o que são backlinks

Imagine você com uma tremenda dor no ombro porque sofreu uma lesão jogando futebol e precisa consultar um médico especialista em ombro. Você pergunta aos amigos e um diz: “procure fulano de tal que ele é bom.”

Então, você acabou de ver um backlink no parágrafo acima em que tem um link no termo “médico especialista em ombro”.

São diversos os tipos de backlinks – não vamos entrar em termos técnicos neste artigo para não estender muito. Mas, em resumo, backlinks são links apontando para seu site. Esses links precisam estar em locais estratégicos para que o Google leve em consideração que seu site tem autoridade.

Esses links também possuem a função de levar tráfego para seu site e possíveis “Leads”, é claro.

Conecte o site às redes sociais

Compartilhar conteúdos nas redes sociais é outro item que ajuda seu site a ficar na primeira página do Google e de outros motores de busca. Por isso, como mencionado logo no início deste artigo, tenha uma conta no Facebook e Instagram. No site, adicione botões de compartilhamento nos artigos.

Além disso, também é fundamental incluir os links das redes sociais no rodapé do site. Ao fazer isso, você notará a diferença, pois o público-alvo com certeza vai querer interagir.

segunda-pagina-google-meme

Coloque sua empresa no Google Maps

Outra ferramenta que você pode utilizar para o site da sua empresa aparecer gratuitamente na primeira página dos motores de busca é o Google Meu Negócio. Nessa ferramenta é possível colocar dados como endereço, horário de funcionamento e contatos.

Essa funcionalidade do Google é relevante pois diminui a distância entre você e seu cliente, ou seja, os laços se estreitam. Com isso, o cliente pode conhecer um pouco da sua empresa ou produto antes mesmo de chegar ao local físico. Sabe como isso é possível? Por meio das avaliações de outros clientes, fotos, etc.

Além disso, colocar sua empresa no Google Maps também possibilita que a clientela da sua região tenha maior contato com sua marca, visualizando-a ao realizar buscas locais.

google-meu-negocio-goiania
Ficha Google Meu Negócio: TDCK Óculos e Armações

 

Segurança dos usuários

Outro aspecto importante e um dos fatores de rankeamento do Google é a segurança dos usuários. Para analisar esse ponto, o motor de busca verifica se as páginas do site estão protegidas com o certificado SSL, ou seja, se o HTTP é alterado para HTTPS.

O HTTPS criptografa as informações inseridas pelos usuários e oferece mais proteção à navegação e uso de dados. Como você já deve saber, o Chrome é o navegador oficial do Google. Se você entrar em um site que não é seguro, por exemplo, o navegador te avisa que o site não é seguro, pois não possui o certificado HTTPS instalado, isso pode ser bem negativo caso você trabalhe com vendas direto no site, pois afetará diretamente sobre a decisão do cliente de adquirir um produto, tendo em vista que ele não se sentirá seguro para fechar o negócio.

Sem sombras de dúvidas, se o site da sua empresa conquistar o primeiro lugar na página do Google de forma orgânica, isso pode trazer maior retorno sobre os investimentos e, ainda, reduzir os gastos constantes com anúncio.

Por isso, coloque essas práticas em ação e veja a mágica acontecer ao conquistar o lugar que sempre sonhou. Entretanto, caso não disponha de tempo para fazer isso, contrate uma agência de marketing digital.

site-imobiliaria-goiania
Site Imobiliária: QMIX Imóveis

Quanto custa tudo isso?

Você vai precisar de uma agência de Marketing Digital ou um profissional que trabalhe com SEO (Search Engine Optimization) para elaborar e excetuar um projeto com o propósito de conseguir o êxito de colocar seu site na primeira página do Google.

Para elaborar e executar o projeto com sucesso, são necessárias ferramentas de pesquisas que não são nada baratas. Os profissionais vão estudar as palavras-chave mais importantes para seu negócio e também a concorrência, analisar ou desenvolver um bom site e, ainda, produzir conteúdo de qualidade.

SEO não é rápido e nem barato, mas podemos garantir que é mais duradouro, traz autoridade e ao longo do tempo é muito mais barato do que investir em Google Ads ou impulsionamento em redes sociais.

Ficou interessado? Fale conosco!

Gostou? Compartilhe! 👇👇👇😃😃😃

Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no tumblr
Tumblr

Marketing Digital

Nosso negócio é vender o seu!

dicas