Como agilizar a entrega de produtos e melhorar a experiência do cliente? É fato que ao adquirir algum produto pela internet, os consumidores não têm nenhuma experiência tangível, comprando apenas com base na descrição dos itens e relatos de outros usuários.
Contudo, há um momento em que tudo se torna real: a hora da entrega. Querendo ou não, é aqui que as expectativas dos clientes mais se concentram e de nada adianta oferecer uma boa usabilidade no site, se a entrega não atender as expectativas do cliente.
Sendo assim, é fundamental ter estratégias para oferecer o melhor para o consumidor, mas sabemos que a logística não é algo simples. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para falar sobre como agilizar a entrega de produtos e melhorar a experiência do cliente. Vamos lá?
Entregue sempre o mais rápido que puder
Atualmente, existem diversas formas de agilizar a entrega dos produtos ao cliente, como por exemplo, com os galpões logísticos. Localizados próximos de grandes centros e vias de acesso, eles são construídos e organizados justamente para que o envio e entrega sejam realizados da maneira mais rápida para os clientes.
É importante ter em mente que a velocidade é um fator essencial para a satisfação do consumidor que compra no e-commerce. Inclusive, de acordo com uma pesquisa feita pela PwC, cerca de 40% dos respondentes, pagariam um valor extra pela entrega do produto no mesmo dia da compra.
Portanto, além de investir em galpões industriais, pense em formas de melhorar a experiência de entregas, negociando com fornecedores, melhorando a gestão do estoque, etc.
Ofereça diferentes modalidades de entrega
É importante ter diferentes modalidades de entrega quando falamos em e-commerce, pois depender somente de uma empresa é um grande risco para a experiência do cliente.
Hoje em dia, as opções vão muito além dos Correios, que por mais que cubram todo o território brasileiro, funcionam melhor para pequenas e médias empresas.
Assim, para quem tem um volume de vendas alto ou trabalha com grandes produtos, é importante contar com a parceria de transportadoras privadas.
Além disso, quando a entrega é próxima e o produto não é grande e/ou pesado, apostar nas bicicletas é uma ótima alternativa, sendo que hoje em dia existem empresas de logística urbana que utilizam não apenas bicicletas, mas outras modalidades sustentáveis.
Por outro lado, para outros tipos de negócio, pode ser interessante adquirir uma frota de veículos e fazer as entregas por conta própria.
Vale lembrar ainda que existe a possibilidade de oferecer a retirada do produto em pontos físicos, sem a necessidade de ter uma grande loja física.
Inclusive, é possível fazer parcerias com outros lojistas ou pontos na cidade, em que o consumidor possa solicitar a retirada.
Portanto, combinar diferentes soluções de entrega é outra forma de melhorar a experiência do consumidor, pois assim ele pode escolher a melhor opção para suas necessidades e preferências.
Cumpra o prazo prometido
É importante deixar claro que mais do que oferecer um frete extremamente rápido, é fundamental cumprir o prazo prometido.
Afinal, de nada adianta informar que a entrega será feita no dia seguinte se você não tem uma logística capaz de realizar esse feito. Portanto, ao atrasar a entrega você afeta os planos do comprador, que contava com a chegada do item em determinado dia, gerando uma grande frustração.
Por isso, o melhor a se fazer é prometer um prazo um pouco mais estendido e surpreender o cliente com a entrega antes da data, ou ainda deixar uma margem de um ou dois dias para contratempos que surgirem.
Se quiser trabalhar com prazos apertados, é essencial que sua logística esteja bem alinhada e a transportadora comprometida.
Disponibilize o código de rastreamento
Para evitar que os compradores entrem em contato com o SAC diversas vezes para saber onde está seu produto, o ideal é disponibilizar o código de rastreio.
Com isso, você evita que sua equipe perca tempo explicando todas as informações e possa focar em outras questões importantes.
Dessa forma, o cliente pode acompanhar por conta própria e se programar para receber o produto. Atualmente a maior parte das empresas de logística oferecem essa possibilidade, até mesmo as bicicletas.
Valorize a embalagem
Por fim, por mais que o produto chegue antes que o esperado, com certeza a experiência do consumidor será negativa se a embalagem estiver amassada ou danificada. Isso passa sensação de descuido e que a compra não importa para a empresa.
Portanto, invista em embalagens resistentes, mas também adequadas ao produto. Afinal, um item simples de borracha também não precisa ser altamente protegido com diversas camadas de plástico bolha. Portanto, tenha bom senso e garanta total satisfação de seu cliente.
Então, agora que você sabe algumas estratégias para agilizar a entrega e melhorar a experiência do consumidor, já pode colocar nossas dicas em prática.
Lembre-se de ter um bom planejamento e estudar as formas que mais se adequam às suas necessidades e demandas dos clientes. Portanto, invista na melhoria da logística e veja os resultados positivos em seu negócio.