Os cuidados básicos com seu carro importado também são extremamente importantes para garantir que haja um bom aproveitamento do veículo. Além disso, as observações relacionadas às peças também são relevantes para que nenhum comprador saia no prejuízo caso necessite trocá-las.
Muitas pessoas acreditam que manter um carro importado é mais simples justamente pelo valor pago no veículo. No entanto, as coisas não funcionam bem assim. Os cuidados precisam ser os mesmos, garantindo uma vida útil mais longa e o maior aproveitamento possível.
Tenha cuidado com as peças
Assim que estiver com o seu automóvel em mãos, saiba que um dos cuidados básicos com seu carro importado é verificar todas as peças. Nem sempre esses componentes podem sair baratos e, por isso, o ideal é verificá-los antes mesmo de fechar o negócio para não acabar gastando mais com as partes internas do que com o veículo em si.
Um carro importado irá desvalorizar da mesma maneira que um carro nacional e, ao longo do tempo, as peças vão ficando cada vez mais difíceis de achar. Geralmente, os modelos de marcas premium acabam sendo ainda mais difíceis de manter graças às suas peças de difícil acesso.
Após cerca de 5 anos de uso, a situação vai ficando cada vez mais complicada. Cabe ao dono do veículo saber há quanto tempo o carro foi utilizado, caso não seja zero, e se todas as peças estão em perfeito estado. Caso não estejam, o ideal é realizar a troca o mais rápido possível.
Dentre os cuidados básicos com seu carro importado, é importante ficar de olho na carroceria, porque ela também pode acabar dando trabalho. Muitos proprietários precisam realizar a troca de itens como para-lamas, para-choques e retrovisores dentro de um prazo previamente estabelecido ou de acordo com a necessidade.
Faça as manutenções e revisões
Assim como em qualquer outro carro, as manutenções e revisões são indispensáveis. Afinal, quem gostaria de sair com um veículo que não possui todas as suas peças devidamente investigadas? Esse tipo de ação vai garantir que você conduza com mais segurança e proteja todos os passageiros.
Um dos cuidados básicos com as peças do seu carro importado é fazer a revisão completa. Caso o carro seja zero quilômetro, é importante levar em consideração os prazos emitidos pela própria concessionária. No caso de ser um veículo já usado, será necessário conversar com o antigo dono e realizar uma revisão o mais rápido possível.
O ideal é também manter o prazo da manutenção preventiva, que está prevista a cada 10 mil quilômetros. Também vale ter atenção com os itens de transmissão, freios, suspensão, mangueiras e área elétrica, sempre verificando os sinais visuais, olfativos e sonoros que elas possam apresentar.
Por fim, para garantir que seu veículo importado tenha uma vida útil bem longa, é importante fazer as substituições dos lubrificantes e dos filtros em, pelo menos, 5 mil quilômetros de utilização. Os fluidos do veículo precisarão ser verificados com regularidade, principalmente os de câmbio e assistência de direção.
Observe os detalhes do carro
É claro que um veículo que possui uma quilometragem muito alta não necessariamente significa que você fará uma péssima compra, mesmo que seja em relação a um carro importado. No entanto, é válido ficar atento aos detalhes apresentados pelo veículo e é necessário fazer um test-drive antes de fechar negócio.
Os primeiros cuidados básicos com seu carro importado estão diretamente voltados para a compra. Antes mesmo de pagar, é importante olhar a lataria, a cabine e tudo que estiver por baixo do capô. Caso haja algum barulho muito estranho, desconfie. Cheiros fortes também podem ser um mau sinal.
Garantias para um carro importado
Se você comprou um veículo importado direto pela concessionária, então saiba que estará protegido pela garantia de fábrica. No entanto, se o carro for usado, mas ainda estiver dentro da garantia, você também terá o direito de acessar esse tipo de benefício e solicitar a troca de alguma peça ou uma revisão importante.
Dentre os cuidados básicos com seu carro importado, principalmente se o comprador adquirir o automóvel por meio de uma pessoa física, deve estar atento a todos os atos da negociação, bem como realizar um test-drive para garantir que, de fato, fará um bom negócio ao adquirir o carro.
Faça um seguro
Quer saber qual é um dos cuidados básicos com seu carro importado? Fazer um seguro. Muitas pessoas acabam comprando esse item de luxo, mas acabam deixando de lado a importância de mantê-lo preservado e reduzir as chances de ser roubado ou furtado e seguir de mãos abanando.
São muitas as companhias de seguro que, atualmente, fazem planos de cobertura para determinados veículos luxuosos. O importante é fazer uma pesquisa mais ampla e manter o seu carro sempre protegido, principalmente porque irá rodar com um artigo de luxo que várias pessoas cobiçam.