A chegada de um cachorro em casa é sinônimo de alegria e festa para os moradores. Esses fiéis companheiros ajudam a transformar o ambiente, deixando o lar mais feliz e sendo uma companhia valiosa, que estará presente para espantar o mau humor.
Entretanto, adotar um cachorro também é uma grande responsabilidade. Além de carinho e proteção, eles precisam receber alguns cuidados básicos, como alimentação adequada e ir ao veterinário rotineiramente. Então, aproveitar as ofertas de pet shop para comprar brinquedos, remédios ou itens para tosa é uma ótima maneira de economizar sem deixar de lado os cuidados com o animal.
No caso dos cães maiores, existem alguns cuidados específicos que o tutor precisa estar atento para garantir que o animal tenha máxima qualidade de vida. Conheça alguns dos mais importantes a seguir.
Cachorro grande demanda espaço
Se você tem planos de adotar um cachorro de grande porte, é fundamental estar ciente de que ele precisa de espaço para garantir seu bem-estar. Cães com essas características costumam ter muita energia para gastar, o que os torna muito ativos, movimentando-se sempre.
Assim, não é uma boa ideia ter um desses se você mora em um espaço mais confinado, como um apartamento. A falta de espaço acaba prejudicando a saúde do cachorro, que fica sem ter onde brincar. Além disso, esses cães, por causa de seu porte, acabam sendo mais desajeitados nos seus movimentos. Em um espaço pequeno, eles podem esbarrar em móveis e mobília, podendo até se acidentar caso derrubem algum vaso, por exemplo. Logo, garantindo mais espaço para eles, os prejuízos serão menores.
Tenha uma rotina de exercícios
Como citado, esse tipo de cão precisa queimar bastante energia e não pode viver parado. Portanto, é vital que ele tenha uma rotina de exercícios diários para ter uma vida plenamente saudável. Sair para passear com ele, dar voltas pela vizinhança ou fazer brincadeiras em um parque da cidade são ótimas formas de gastar essa energia.
Além disso, você pode comprar vários brinquedos e espalhá-los pela casa para que ele possa se entreter e evitar o tédio. Caso tenha que trabalhar fora, procure sair para passear com ele antes de ir para o serviço ou logo que chegar em casa. Ainda, assegure-se de passar um tempo de qualidade ao lado dele. Se a sua rotina estiver mais corrida, você pode deixá-lo aos cuidados de um adestrador ou passeadores de cães, garantindo, desse modo, que o animal cumpra a meta de atividade física do dia.
Faça adestramento para cuidar do temperamento dele
Na cabeça de muitas pessoas, um cão de raça grande é sinônimo de perigo. Por muitos anos, o cinema e a televisão criaram a imagem de que certas raças grandes têm essa característica, sendo sempre ferozes e estando prontas para atacar e morder um desconhecido — o que não é verdade.
Mesmo que algumas raças sejam menos dóceis, tudo irá depender da forma como o dono irá educá-lo. O ideal é socializar o cão desde cedo, fazendo com que ele tenha contato com outras pessoas e animais para se acostumar, mas tudo com a devida supervisão. Algo que faz diferença é o adestramento, o qual, quanto mais cedo começar, mais fácil tornará o processo de socialização. Além disso, o adestramento melhora a compreensão de regras de comportamento, livrando o dono de ter dor de cabeça com os maus hábitos do seu companheiro.
Tenha cuidado com a alimentação
Como no caso de qualquer pet, é importante ter cuidados com a alimentação do seu novo amigo. Se você adotar um cão de raça grande ainda filhote, converse com o veterinário responsável e discuta a possibilidade de incluir a alimentação natural na dieta dele.
Esse tipo de alimentação apresenta várias vantagens quando comparado à ração e a outros alimentos industrializados, priorizando a saúde e o bem-estar do animal. Ela pode incluir vários ingredientes naturais, como legumes, cereais e fontes de proteína. Nos primeiros meses de vida, por causa do metabolismo acelerado, pode-se pensar em porções que contemplem mais proteínas e cálcio. No entanto, tudo deve ser feito com moderação, já que um cão acima do peso pode ter graves problemas de saúde.