Ter um freezer é uma facilidade muito grande, haja vista que ele traz uma série de benefícios e comodidades. No entanto, a verdade é que ele também exige certos cuidados, a fim de manter a sua integridade e para que ele dure por muito mais tempo.
Mas, se você chegou em casa e se deparou com uma poça de água, é sinal de que ele não está gelando como deveria. Entretanto, a verdade é que nem sempre a falha está no compartimento em si.
Sendo assim, acaba se tornando necessário verificar com certo cuidado os motivos que levaram com que a sua geladeira não gela da forma como deveria. Nesse caso, pode ser necessário procurar por conserto de freezer horizontal.
Na grande parte das vezes, o congelador acaba fazendo o degelo sem que possamos notar, apenas quando já está tarde. Isso, além de consumir mais energia para repor o gelo, também é uma situação que pode gerar outros problemas para as donas de casa.
Então, a fim de lhe ajudar um pouco mais nessas situações, nos tópicos abaixo iremos mostrar os principais motivos que fazem com que o freezer não gele da maneira correta. Sem mais delongas, vamos ao que importa
Muita coisa dentro do freezer
Uma coisa que você precisa entender é que o freezer não tem a mesma capacidade que uma geladeira, por exemplo. Por isso não há como esperar que você coloque a mesma quantidade de coisas e esperar que tudo fique gelado.
O freezer pode sim estar superlotado e, quando isso acontece, ele não vai gelar da maneira adequada. E isso não quer dizer que ele está com defeito ou coisa semelhante. Apenas significa dizer que ele não tem capacidade suficiente, o que é normal.
É verdade que, na grande maioria das vezes, ele dá conta sim de congelar tudo o que está dentro. No entanto, não podemos deixar de citar que, ao comprar um produto como esse, a medida de espaço interna é feita por litros.
Ou seja, isso quer dizer que ele possui sim uma quantidade limitada de alimentos que se pode colocar lá dentro. E, ultrapassar esse limite que já foi estabelecido, pode sim comprometer o funcionamento do seu produto.
E, como dito, isso não é questão de defeito, é apenas uma característica do seu equipamento. Para ter a certeza, basta fazer um teste: esvazie um pouco o seu congelador e veja se ele volta a gelar.
Circulação de ar
Você sabia que, mesmo dentro do seu freezer, há uma corrente de ar, a qual deve seguir da maneira correta, sem que os espaços estejam obstruindo? Para que tudo se mantenha na temperatura ideal, o freezer deve enviar “ar gelado”.
E, para que isso possa acontecer, existem as saídas de ar. Elas passam por todo um procedimento para resfriar o compartimento como um todo. Mas, se o seu freezer não está gelando da forma correta, pode indicar que a circulação está interrompida.
Isso pode acontecer por diversos motivos. Às vezes, a quantidade de alimentos ou bebidas que você coloca no aparelho pode acabar tampando a saída de ar. Nesse caso, o ar gelado não consegue transitar e, por consequência, não gela.
Ou, às vezes, o “ventilador” do freezer pode ter quebrado, dificultando para que o vento seja empurrado para os locais corretos. Fora isso, o acúmulo de gelo também pode obstruir as saídas de ar.
Os motivos podem ser vários: alimentos tampando a saída de ar, o “ventilador” do freezer pode estar quebrado, ou um acúmulo de gelo pode estar atrapalhando a circulação do ar internamente.
Se esse for o caso, vale a pena identificar onde fica a saída de ar para ver se há algo tampando ou se há excesso de gelo.
Temperatura do freezer
Esse é um outro problema bem comum nos primeiros dias com o seu freezer, que é quando a temperatura não está bem selecionada. Assim, o indicador pode estar mal posicionado ou encaixado de forma incorreta.
Sendo assim, se o seu freezer não está gelando, considere avaliar se a temperatura está correta. Mas, se esse não for o caso, não há necessidade de se sentir receoso em chamar um técnico de uma assistência autorizada.