Reboque e semi-reboque qual a diferença?
Você veio ao lugar certo.
Neste artigo, vamos explorar em detalhes o que diferencia um do outro e como você pode identificá-los com facilidade.
Mas, para aqueles que passam grande parte do tempo na estrada, é comum observar uma variedade de veículos em trânsito.
Então, no entanto, muitas vezes surge a dúvida sobre como diferenciar entre eles, especialmente no que diz respeito à distinção entre reboque e semi-reboque.
Mas, até mesmo o guincho, um equipamento utilizado para transportar carros, pode contribuir para essa confusão de modelos.
Entendendo a diferença entre reboque e semi-reboque
Para entender diferença entre reboque e semi-reboque vamos começar explicando as especificações de cada um deles.
O que é um reboque?
Um reboque é um veículo autônomo usado para transportar carga quando acoplado a um veículo motorizado.
Então, geralmente equipado com dois ou mais eixos, ele tem a capacidade de se manter equilibrado por conta própria.
Mas, a diferença entre reboque e semi-reboque reside na sua forma de movimentação.
Então ele é acionado por um veículo automotor mais robusto, como um caminhão simples ou um caminhão trator preparado para essa função.
Mas, uma característica interessante do reboque é que ele também pode ser conectado à parte traseira de um semi-reboque, como veremos adiante.
Então, esse tipo de arranjo é comum em atividades agrícolas, como plantações diversas.
Além disso, um reboque é uma unidade de carga independente, o que significa que é um veículo único capaz de se manter equilibrado por conta própria, apesar de não possuir um motor para locomoção autônoma.
Essa capacidade de equilíbrio é alcançada, em parte, pela presença de pelo menos dois eixos.
O que é um semi-reboque?
Um semi-reboque compartilha semelhanças com um reboque, mas apresenta algumas características diferenças:
- A tração só pode ser realizada por um caminhão trator;
- Semi-reboque tem de um a três eixos, não permitindo que ele se estabilize sozinho.
Mas, o semi-reboque conecta-se ao caminhão trator por meio de um engate comum.
Esse engate, por sua vez, conecta o pino ao prato de encaixe.
Esse “processo” precisa estar ativo enquanto o semi-reboque estiver em funcionamento.
Os semi-reboques mais comuns são:
- Semi-reboque aberto, de cargas em geral e que não necessitam de proteção;
- Semi-reboque fechado, de cargas em geral e que precisam de proteção;
- Semi-reboque basculante, que carregam cargas a granel e que precisam ser despejadas;
- Semi-reboques frigoríficos;
- Semi-reboques tanques, que carregam cargas liquidas;
- Semi-reboques cegonhas, conhecidos por transportar veículos.
Qual a diferença entre reboque e semi-reboque?
Depois de discutir o funcionamento de cada um, é importante esclarecer a diferença entre reboque e semi-reboque.
Então, ambos são considerados unidades de carga independentes que requerem um veículo motor para serem movimentados.
No entanto, suas distinções residem em:
Distribuição de peso no engate:
- Um reboque é uma unidade independente em relação ao seu peso, sendo rebocado pelo trator ou outras unidades automotoras. Ele consegue se equilibrar por conta própria devido aos seus eixos, geralmente mais do que dois.
- Um semi-reboque depende do engate do trator para sustentar, pelo menos parcialmente, seu peso. Sem essa conexão, ele não consegue se equilibrar totalmente devido aos seus eixos.
Se surgirem dúvidas sobre a distinção entre eles, sinta-se à vontade para deixar um comentário para que possamos ajudar.
Carretinha é reboque ou semi-reboque?
Segundo o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), a carretinha é um reboque.
Mas, isso porque ele é um veículo usado com o objetivo de transportar volumes além da capacidade do seu porta-malas ou caçamba.
Guincho e reboque não são a mesma coisa
Algumas pessoas ainda não conseguem distinguir completamente esses equipamentos, e às vezes até confundem reboque, semi-reboque e guincho.
Então, o guincho, um equipamento distinto dos reboques, é um veículo projetado para rebocar ou levantar cargas usando tração.
É um veículo único, que não requer tração na parte traseira.
Mas, o guincho é composto por um tambor, que possui um cabo de aço extremamente resistente chamado sarilho.
Porque outros tipos que podem ser referidos como “guincho” são os que são capazes de rebocar outros veículos.
O guincho é frequentemente usado para mover veículos sinistrados que não podem mais se locomover, como em casos de pane elétrica ou bateria descarregada.
Geralmente, o serviço de guincho está incluído nos pacotes de assistência 24 horas oferecidos por empresas de proteção veicular.
Se ainda houver alguma dúvida sobre a diferença entre reboque e semi-reboque, sinta-se à vontade para deixar seus comentários abaixo
Como funciona o seguro de semi-reboque
Se você possui um semi-reboque, é natural questionar como funciona a proteção para esse tipo de veículo, especialmente porque ele não é coberto pelo seguro do cavalo.
A abordagem varia dependendo do momento em que a proteção é adquirida.
Algumas associações ampliam a cobertura de Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF-V) do veículo rebocador para incluir os semi-reboques acoplados a ele.
Isso significa que, em caso de acidente causado pelo veículo rebocador, onde um dos semi-reboques esteja envolvido em uma colisão que resulte em danos a terceiros, a apólice a ser acionada será a do veículo rebocador.
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Para ilustrar, dados da Polícia Rodoviária Federal, mencionados em um artigo da Revista Carga Pesada, revelaram que, de março a julho de 2015, ocorreram 18.008 acidentes envolvendo caminhões nas estradas federais brasileiras.
Embora esse número tenha diminuído no mesmo período em 2016, ainda foi considerável, com 11.191 casos registrados.
Esses dados ressaltam a importância de contar com uma solução de proteção que ofereça suporte rápido em situações mencionadas.
E hoje em 2024 esses números patricamente triplicarão
Assim, é fundamental compreender a importância da proteção veicular para caminhões, uma das principais opções disponíveis no mercado, como exploraremos neste artigo.
Conclusão reboque e semi-reboque
Em conclusão reboque e semi-reboque, compreender as diferenças entre reboque e semi-reboque é essencial para os proprietários de veículos de carga, uma vez que cada um tem suas próprias características e aplicações específicas.
Enquanto o reboque é uma unidade independente capaz de se equilibrar por conta própria, o semi-reboque depende do engate do trator para parte de seu peso.
Essa compreensão ajuda os motoristas a fazerem escolhas informadas sobre qual tipo de veículo é mais adequado para suas necessidades.
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