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Escrever artigos SEO: descubra como crescer o tráfego do seu site

Já parou para pensar que fazer a otimização de artigos em SEO no seu site, é uma das principais maneiras de conseguir um tráfego de qualidade?

Até porque, nos dias de hoje, as estratégias de SEO, é uma das coisas principais e mais levadas em consideração no algoritmo de muitos motores de buscas, inclusive o Google.

Além disso, todo o desenvolvimento de um site, começa através dos artigos otimizados, uma vez que eles serão o berço e o foco do público que vai acessar.

Ou seja, se você deseja melhorar a posição do seu site, deixando-o nas primeiras e principais posições, pegando um tráfego de qualidade, essa pode ser a solução.

Portanto, para que você possa entender melhor sobre essa estratégia, citaremos um guia completo a respeito da otimização de artigos em SEO no seu site.

Escrever artigos em SEO

Antes de falarmos a fundo sobre o que você precisa, para escrever os seus artigos em SEO, precisamos conhecer o que é essa estratégia.

Dessa forma, antes de qualquer coisa, você sabe o que é o SEO?

SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca), se referindo a um conjunto de técnicas para otimização de sites, blogs e paginas da web em geral.

Para entender o que os profissionais de marketing querem dizer com artigos em SEO, é útil dividir a frase em suas partes componentes:

  • “SEO”: refere-se à otimização de mecanismos de pesquisa, ou o processo de otimizar um site para que as pessoas possam encontrá-lo facilmente através de mecanismos de pesquisa como o Google.
  • “Artigos”: Queremos dizer qualquer informação que resida na web e possa ser consumida na web

Ou seja, quando falamos em otimização de artigos em SEO, estamos nos referindo a conteúdos criados com o objetivo de atrair tráfego de mecanismo de pesquisa.

Portanto, de uma forma resumida para você entender, SEO será uma estratégia usada nos seus conteúdos, que vão direcionar ele para ter desempenho no Google.

Logo, se o seu foco é aumentar o número de visitantes, engajamento do seu site e conteúdo como um todo, essa é uma técnica essencial.

Como escrever artigos em SEO?

Se você nunca teve contato antes com essa estratégia, certamente tenha muitas dúvidas a respeito de como ele funciona.

Primeiramente, você precisa saber que criar artigos otimizados, significa escrever conteúdos que atendam os principais fatores de ranqueamento.

E, se você não sabe, o principal fator de ranqueamento no Google hoje, é se o conteúdo entrega valor, e vai trazer uma boa experiência ao usuário.

Hoje em dia, para que o conteúdo seja otimizado em SEO, ele precisa seguir alguns requisitos específicos, como:

Palavra-chave ideal

Acredite, tudo começa através da palavra-chave que você vai colocar no seu artigo, pois isso não vai guiar apenas a sua escrita, mas também praticamente todo o seu ranqueamento.

Nesse sentido, você deve escolher a palavra-chave ideal, para usar nos conteúdos, e conseguir resultados positivos.

No entanto, saiba que o SEO não segue um certo padrão, onde cada profissional usa uma estratégia para escolher aquela com melhores resultados.

Porém, existem 3 requisitos que você deve sempre levar em conta na hora de escolher a palavra-chave, sendo:

  • Dificuldade de ranqueamento;
  • Volume de buscas;
  • Posicionamento atual do site para aquela palavra escolhida.

Sites como a ubertsuggest podem lhe ajudar de forma gratuita a encontrar a palavra-chave correta.

Se você deseja crescer no ramo do marketing digital, saiba de uma coisa: mesmo com um texto impecável, se ele não estiver com uma boa palavra-chave, de nada vai adiantar.

Outras coisas entram em jogo quando falamos nas palavras chaves, como a sua densidade, onde está localizada, e dentre outras coisas.

Tudo isso contribui diretamente no desempenho do SEO.

Backlinks e linkagens externas

Outra coisa essencial para que o SEO funcione e o conteúdo seja otimizado, são as linkagens externas e os backlinks.

Dessa forma, isso porque o Google monitora diretamente a quantidade e qualidade desses links, vendo se o seu post possui referência, o que fortalece a sua relevância.

Ou seja, quantos mais links externos estiverem dentro do seu site, ou direcionando para ele, como os backlinks, mais autoridade e posição sua página ganha.

Por esse motivo, adquirir backlinks de qualidade e com relevância é algo extremamente importante para o seu negócio, e muito levado em consideração pelo algoritmo do Google.

Sem nenhuma opção de link externo, seu site dificilmente terá um bom desempenho.

Confira também: 250 backlinks grátis de sites alta autoridade para ranquear seu blog ou site.

Imagens e elementos visuais

Ter imagens e elementos visuais, como vídeos, no seu texto, consegue proporcionar uma leitura dinâmica, e menos cansativa.

Por exemplo: Você prefere ler aquele artigo com texto bruto? Ou aquele que tem imagens, deixando a leitura mais fácil e simples de entender?

Certamente a segunda opção é a que você vai escolher.

Então, ter imagens e elementos visuais no seu conteúdo, é uma das principais formas de otimização de artigos em SEO.

Tamanho do texto

Como você pôde ver anteriormente, uma das principais coisas levadas em consideração pelo algoritmo do Google, é a experiência do usuário.

Desse modo, o seu texto precisa ter um tamanho, abordando o tema de forma completa, e assim satisfazer o usuário.

Além disso, ele precisa ter um tamanho considerável, para também permitir encaixar de forma natural a palavra-chave no artigo.

Além de tudo isso que foi citado, você precisa levar uma série de outras coisas em consideração, para entender essa estratégia e colocar ela em prática, como:

  • Parágrafos curtos
  • Linguagem direta e intuitiva
  • Listas (bullet points)
  • Chamada para ação
  • Links internos
  • E dentre outros

Portanto, se você ver um artigo nas primeiras paginas do Google, certamente ele deve conter todos esses principais requisitos.

Quais a importância da escrever artigos SEO?

De início, você precisa saber que todos os buscadores, possuem o que chamamos de resultados.

Esses resultados podem ser orgânicos, que basicamente são gratuitos, sendo o tráfego vindo das redes sociais, das próprias pesquisas no motor de busca, e dentre outros.

Além disso, temos também o tráfego pago, que basicamente vem através na maioria de anúncios monetizados.

Sabendo disso, saiba que uma das primeiras importâncias dos artigos otimizados, é que eles vão focar exatamente no tráfego orgânico.

Até porque, caso você não saiba, hoje o Google é um dos maiores buscadores do mundo, onde de acordo com a StatCounter, ele detém mais de 90% das pesquisas globais.

Ou seja, estar otimizado para esse mecanismo, vai fazer o seu site ficar bem posicionado nas primeiras posições, para quando o usuário fizer uma pesquisa, aumentar as chances de você ser escolhido.

Quantos mais acessos você tiver, mais resultados, não é?

Por exemplo: vamos supor que os seus artigos sejam destinados para vender um curso. Quanto mais pessoas acessarem o seu site, e lerem aquele artigo, maior será a chance de venda, não é mesmo?

Ao contrário, você conseguiria vender aquele curso se o seu site fosse muito parado? Com pouco tráfego? Certamente não.

Portanto, é por esse motivo, que é muito importante utilizar as estratégias de SEO no seu artigo, direcionando o seu site a maiores resultados.

Qual ferramenta usar para escrever seus artigos SEO?

Se você mesmo deseja começar a impor o SEO no seu site, sem ajuda de uma ferramenta essa tarefa pode chegar a ser quase impossível.

Isso porque, muitos são os detalhes que os artigos precisam conter, e seguir à risca pode ser uma tarefa complicada.

Sem contar que o Google, principalmente nos últimos tempos, vem se atualizando bastante, mudando os seus principais requisitos de ranqueamento.

No entanto, se você está preocupado com isso, pode ficar tranquilo, uma vez que existem ferramentas próprias para isso.

Atualmente, uma das ferramentas mais completas, é o plugin da Yoast SEO, sendo uma das mais comuns e usadas pelos profissionais.

Essa ferramenta é basicamente um plugin do WordPress, sendo uma das mais atualizadas, em relação ao algoritmo do Google, com um número muito grande de recursos incorporados.

Para você ter uma ideia, hoje ele é o plugin mais baixado de todo o WordPress.

Sendo assim, com ele você consegue acompanhar o nível de SEO do seu artigo, onde ele pode ajudar e identificar possíveis erros no seu texto, que levem a um baixo desempenho.

Lembrando que no próprio plugin, a criação de conteúdo com foco em palavras-chave.

Como instalar o plugin?

Se você deseja instalar o plugin no WordPress do seu site, para fazer a otimização de artigos em SEO, saiba que é tudo muito simples.

Confira os passos:

  1. Acesse o Dashboard do WordPress do seu site;
  2. Depois clique na categoria “plugins” localizada geralmente à esquerda da tela;
  3. Passe o mouse e clique na opção “adicionar novo”, para você ser redirecionado para biblioteca de plugins do WordPress;
  4. No campo de pesquisa digite “Yoast SEO”
  5. Por fim, clique no botão “instalar” e em seguida “ativar plugin”.

Pronto! Depois disso, o plugin já vai estar instalado no seu site.

Você precisa configurar o plugin com base no seu negócio.

Lembrando que o plugin tem a sua versão paga, que traz uma série de recursos extras.

Considerações finais

Se o seu site está parado e não tem um desempenho satisfatório, não trazendo resultados, saiba que uma boa estratégia está em falta.

Por fim, fazer otimização de artigos em SEO é uma das principais coisas a se fazer nesse caso.

Se atualize, ou perda o seu posto para concorrência.

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