Dicas principais ✨
- O mobile é essencial: Garanta que a experiência de compra pelo celular seja ótima.
- O horário é importante: Enviar e-mails à noite ou ao meio-dia pode ajudar suas mensagens a se destacarem.
- Personalização é fundamental: Oferecer uma experiência personalizada melhora o relacionamento dos assinantes e os resultados.
As festas de fim de ano chegaram e, para quem trabalha com marketing por e-mail, isso significa que é hora de agir. Com as caixas de entrada cheias, destacar-se com e-mails interessantes e otimizados é crucial. Para ajudá-lo a aproveitar essa época, analisamos bilhões de aberturas de e-mails e descobrimos informações valiosas sobre a interação durante as festas.
Como a interação com e-mails muda na temporada de festas?
Durante as festas, a hora e a estratégia dos e-mails fazem toda a diferença. Com a segmentação correta do público, um conteúdo atraente e campanhas bem pensadas, você pode aumentar o envolvimento dos clientes e criar uma experiência de compra fluida.
1. Compras pelo celular estão em alta
Nos dias de festa, o uso do celular é predominante. De acordo com dados, entre 1º de novembro e 31 de dezembro, os compradores gastaram em média R$ 131,5 bilhões através de dispositivos móveis. No Dia de Natal, 65% das vendas online foram feitas pelo celular.
Dica: Certifique-se de que seus e-mails são amigáveis para dispositivos móveis. Isso inclui otimizar o conteúdo e o design para melhorar as taxas de abertura e cliques.
2. E-mails à noite têm melhor desempenho
O horário de envio de e-mails é crucial. Durante as festas, as noites são mais vantajosas. Dados mostram que os envios feitos às 19h têm a maior taxa de abertura, com cerca de 9,45% ocorrendo nesse período. Essa tendência se mantém entre o Natal e o Ano Novo, quando os assinantes também se envolvem mais à noite.
Dica: Teste enviar e-mails em horários diferentes, como 18h38 e 18h30, para escapar do movimento das mensagens enviadas no horário cheio. Testar suas campanhas pode fornecer ótimas informações sobre o comportamento de seus assinantes.
3. Almoço é essencial em grandes dias de compras
Há algumas exceções aos envios à noite. Em datas como domingos, Natal e nos grandes dias de compras do ano, o horário de pico de abertura de e-mails fica no meio do dia. Para datas como Black Friday e Cyber Monday, o intervalo das 11h às 13h é ideal.
Dica: Programe seus e-mails para serem enviados durante o horário do almoço, quando as pessoas têm um tempo para conferir as promoções.
4. A personalização aumenta as taxas de abertura
A personalização é fundamental para atrair a atenção dos clientes e aumentar as conversões, especialmente nas festas. Algumas marcas utilizam conteúdos ajustados para gerar mais confiança e, assim, aumentam as vendas. Usar assuntos e conteúdos dinâmicos pode melhorar muito a taxa de abertura e cliques.
Dica: Personalizar vai além de usar o nome do cliente. Pense nas preferências e comportamentos do seu público. Aprenda a criar e-mails que conversem tanto com novos assinantes quanto com os clientes fiéis.
5. Monitore métricas importantes para melhorar o engajamento
Durante a temporada de festas, é fundamental acompanhar as taxas de interação com os e-mails. Fique atento a aberturas, cliques e taxas de rejeição e ajuste suas campanhas conforme necessário. Observar essas métricas ajuda a refinar sua estratégia, garantindo que suas ações sejam eficazes.
Dica: Para aumentar as taxas de abertura, teste diferentes linhas de assunto e tipos de conteúdo.
6. Otimize a entrega para evitar a caixa de spam
Com muitas mensagens recebidas, é vital garantir que seus e-mails cheguem ao público certo. Para evitar a caixa de spam e aumentar as chances de envolvimento, comece limpando sua lista, removendo e-mails inativos. Isso reduz sua taxa de rejeição e melhora sua performance.
Dica: Se a entrega é uma preocupação, busque orientações sobre como otimizar seus e-mails para que caiam na caixa de entrada.
Não existe uma única estratégia para todos
Embora as informações ajudadas aqui sirvam como base para sua próxima campanha de e-mails, não há uma fórmula única que funcione para todos. Cada público é diferente, então é fundamental analisar seus próprios dados para ver como seus assinantes interagem durante as festas.
O final do ano é um momento crítico para muitos negócios, e pode ser sua última chance de alcançar suas metas. Com a abordagem certa, suas ações de marketing por e-mail podem resultar em alto engajamento e mais conversões, sem sobrecarregar seus assinantes.
Comece usando nossos modelos gratuitos de marketing por e-mail ou confira nosso guia completo de marketing de festas se você estiver em cima da hora. Se a gestão de campanhas está te deixando maluco, não se preocupe. Estamos aqui para ajudar você a otimizar todo o processo de design de e-mails, para que você passe menos tempo gerenciando mensagens e mais tempo vendo os resultados.