Às vezes, um hobby pode se tornar um trabalho, mesmo sem a intenção de que isso aconteça. Por exemplo, há pessoas que fazem artesanato para relaxar, mas, por algum motivo, acabam criando produtos diferentes para vendê-los. Mas como divulgar artesanato nas redes sociais?
Chamamos de artesanato todo o tipo de trabalho feito principalmente pelas mãos de uma pessoa (artesão). E embora à primeira vista pareça que essas obras não se misturam com a tecnologia, a verdade é que esta última pode ajudar a impulsionar o mercado da primeira.
Graças à Internet, agora é possível fazer transações comerciais a partir de um computador ou dispositivo móvel, incluindo a compra e venda de artesanato e outros produtos.
Razões pelas quais o comércio social está em ascensão
É conhecido há algum tempo sobre a influência que as redes sociais podem ter no comportamento de compra dos usuários. No entanto, eles inicialmente os usaram apenas para obter informações sobre possíveis compras, conhecer as recomendações de outros usuários e encontrar novas marcas.
Não foi até relativamente recentemente que a venda social ou o comércio social começaram a ganhar terreno, permitindo que os clientes comprem diretamente através dos botões de compra das plataformas ou botões de terceiros conectados a lojas externas.
As redes sociais têm muita influência, especialmente na Geração Z (isto é, a que nasceu entre meados da década de 1990 e o início do século XXI), uma tendência que também continua com a geração Y.
Além disso, as empresas por trás das plataformas de mídia social estão aumentando o potencial de seus canais como plataformas de vendas. É por isso que se espera que o comércio social cresça nos próximos anos.
Além disso, o Google como mecanismo de pesquisa para buscar produtos também está crescendo cada vez mais. É por isso que é importante investir nessa ferramenta também. Dá mais trabalho, mas também mais resultados.
Por que o comércio social é tão importante para artesãos e artistas?
Ao lidar com a questão do comércio social, muitos artesãos e artistas se perguntam se a publicidade e a venda através de plataformas de mídia social valem a pena.
Esta é uma questão justificada, se você levar em conta o tempo e o esforço adicionais envolvidos na criação de um canal e mantê-lo atualizado, incluindo a venda direta de produtos no Facebook ou Instagram. No entanto, a energia usada nas redes deve ser considerada como um investimento para o futuro.
Os artesãos se destacam acima de tudo pela qualidade de seu trabalho. Hoje em dia, mostrar esse valor pessoalmente não é tão fácil quanto antes. É aqui que as redes sociais entram em jogo.
O Instagram ou o Facebook são apresentados como o lugar ideal para mostrar aos clientes em potencial a qualidade dos serviços oferecidos. Isso se deve à popularidade e ao alcance das plataformas acima mencionadas.
Além disso, você poderá mostrar o grau de satisfação de seus clientes graças a comentários, avaliações ou histórias; um fator de grande importância na decisão de compra dos usuários interessados.
Mas como divulgar artesanato nas redes sociais?
Publique regularmente
Não faz sentido ter uma conta comercial se você não for publicar nada. Você tem que publicar regularmente para aparecer nas notícias dos seguidores (embora não muito, você pode incomodá-los e fazer com que eles parem de segui-lo).
Além disso, não tenha medo de participar! 70% dos usuários do Twitter esperam que as marcas respondam a um tweet que enviaram, e 53% querem uma resposta em uma hora.
Como divulgar artesanato nas redes sociais: Tire boas fotos
Se suas fotos não forem de alta qualidade e interessantes, ninguém estará interessado nos seus produtos.
As postagens do Facebook com imagens geralmente têm uma taxa de interação de 87%, então você NUNCA deve usar texto simples em suas postagens.
Isso é especialmente importante para sites visuais como o Instagram, mas não é a única coisa em que você deve pensar. Você deve levar em conta a estética do seu perfil geral: use alguns filtros selecionados para manter um estilo em vez de mudar com frequência.
Use e abuse do marketing de vídeo
Se você realmente quer atrair seu público e promover seus produtos, você tem que investir algum tempo em vídeo.
Mais de 100 milhões de horas de vídeo são assistidas no Facebook, e o YouTube tem 4,95 bilhões de visualizações por dia.
Se você postar vídeos no YT, poderá incorporá-los no Facebook e no Twitter.
Você não precisa gastar milhares de reais em uma equipe de luxo: um smartphone é suficiente e você pode começar a postar vídeos de seus produtos e sua atividade, para que seus seguidores possam apreciá-los.
Você também pode publicar guias de “como fazer”, incentivando as pessoas a começar a fazer artesanato, dando-lhes o incentivo para continuar retornando aos seus canais de mídia social, para ver mais.
Quais produtos podem ser adequados para venda nas redes sociais?
O comércio social tem um grande potencial para artistas e artesãos, já que é um setor em que as imagens são muito úteis para vender o trabalho realizado. O mesmo vale para outros produtos comuns nas redes sociais, como roupas e acessórios.
Se, por exemplo, você construiu uma cadeira e deseja incluí-la em seu catálogo de produtos, você pode causar um impacto maior apresentando-a em uma sala de estar ao lado de uma mesa.
Além disso, você pode aproveitar a oportunidade para mostrar aos seus clientes outros produtos da sua coleção. Através das fotos em que você ou outros colegas são vistos fazendo a arte ou artesanato, você também pode criar confiança no potencial comprador.
Conclusão sobre como divulgar artesanato nas redes sociais
Gostou de saber mais sobre como divulgar artesanato nas redes sociais? Então não deixe de acompanhar os demais artigos sobre estratégias de marketing no blog, tenho muitas outras novidades para você!