As técnicas de marketing evoluíram à medida que as maneiras pelas quais os consumidores obtêm informações mudam. A publicidade no rádio levou à publicidade na TV, que mudou para o marketing digital com o surgimento da internet. Além dessas progressões naturais do mercado, a pandemia do COVID-19 está impulsionando ainda mais o escopo do marketing digital online.
Embora a TV continue sendo o principal meio de publicidade para muitas empresas, o marketing digital permite que as empresas alcancem um público global online. À medida que as iniciativas de marketing digital continuam a crescer em ritmo acelerado, o número de empregos na área está aumentando naturalmente.
Este artigo abordará os vários tópicos e nichos de marketing digital que ajudarão você a explorar as várias oportunidades de carreira na área, incluindo:
- Análise de marketing digital
- Influenciadores de mídia social
- Vídeo continua sendo rei
- Inteligência artificial
- Realidade aumentada e virtual
- Marketing omnicanal
- Conteúdo para se tornar mais interativa
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Facilidade de segmentação de público-alvo
Com o marketing digital, as empresas podem usar dados para segmentar públicos com base em fatores como sexo, idade, localização, interesses e educação. As empresas também podem redirecionar clientes em potencial que já estão familiarizados com sua marca usando métodos e mensagens diferentes para cada público. Existem certificações avançadas de marketing on-line que podem ajudar os profissionais de marketing digital a aprender como melhor segmentar o público.
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Baixo investimento, alto ROI
O custo por lead com marketing digital, ou inbound, é 61 por cento mais barato do que o marketing tradicional. As empresas que anunciam nas redes sociais, usam pesquisa paga e empregam outras estratégias digitais gastam consideravelmente menos em suas campanhas. Isso ocorre porque muitas empresas usam estratégias de pagamento por clique (PPC) para manter os custos baixos e segmentar públicos específicos. De um modo geral, as campanhas de marketing digital oferecem um ROI maior e mais rápido.
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Alcançando usuários móveis
Existem mais de 14 bilhões de dispositivos móveis no mundo todo e esse número deve crescer para quase 18 bilhões até 2024. Como quase todos os smartphones têm acesso à Internet, é mais fácil do que nunca para as empresas alcançarem clientes em potencial em qualquer lugar, a qualquer hora.
- B2B: Para gerar leads, os profissionais de marketing B2B são ativos em plataformas de mídia social como LinkedIn e Twitter. Eles também costumam contar com campanhas de PPC para atingir seu público-alvo sem gastar muito dinheiro.
- B2C: Os profissionais de marketing B2C se concentram em melhorar o reconhecimento da marca e atrair clientes para seus sites e produtos usando plataformas de mídia social como Facebook, Twitter, Instagram e Pinterest.
Embora a publicação de anúncios e conteúdo no Facebook e em outras plataformas populares continue sendo uma maneira eficaz de atingir seu mercado-alvo, o escopo do marketing digital abrange muito mais do que apenas as mídias sociais. Além das mídias sociais, as empresas experientes também empregam os seguintes métodos para alcançar novos públicos enquanto constroem (e mantêm) o reconhecimento de sua marca:
- Pesquisa paga: Os profissionais de marketing pagam uma taxa ao Google e a outras empresas de mecanismos de pesquisa sempre que alguém digita sua palavra-chave, e seu anúncio é exibido no topo dos resultados da pesquisa (modelo “PPC”).
- Pesquisa orgânica (ou natural): Esse método exige mais sutileza do que o PPC, pois os profissionais de marketing estão usando análise de palavras-chave e outros métodos de otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) para colocar naturalmente seu conteúdo no topo da lista de resultados de pesquisa naturais no Google e em outros mecanismos de pesquisa.
- Campanhas de e-mail marketing: Acredite ou não, as campanhas de email marketing (se feitas corretamente) ainda são muito eficazes para atingir seu mercado-alvo e também são muito acessíveis para pequenas empresas.
- Marketing de conteúdo: Publicar artigos úteis, guias, tutoriais e outros conteúdos online (além de webinars e podcasts) que envolvam seu público-alvo é a essência do marketing de conteúdo.
- Webinars: Essa é uma ótima maneira de fornecer algo de valor aos consumidores-alvo e, ao mesmo tempo, promover sua marca e seus produtos.
- Podcasts: Conteúdo de áudio atraente é outra maneira de alcançar seu público e pode ser usado em conjunto com outras mídias para campanhas de marketing mais amplas.
Análise
A análise de marketing digital geralmente é feita após o fato. Os profissionais de marketing publicam um conteúdo, por exemplo, e verificam a eficácia após algumas semanas. Isso certamente é útil, mas a análise em tempo real está começando a agitar o mundo do marketing digital. A realização de análises em tempo real permite que os profissionais de marketing individualizem o conteúdo para subconjuntos menores de consumidores e respondam muito mais rapidamente ao seu desempenho.
Influenciadores de mídia social
Anunciantes de todos os setores estão se conectando com influenciadores de mídia social para ajudar a aprimorar suas marcas. Isso está provando ser uma estratégia de marketing digital eficaz, em grande parte porque os consumidores tendem a confiar mais em outros consumidores do que nas empresas que anunciam produtos. Espere que mais empresas em 2022 e além usem esses influenciadores para impulsionar as vendas.
Além disso, espere ver menos celebridades promovendo produtos, pois os consumidores ficaram relativamente cansados de seus endossos. Em vez disso, a tendência está se movendo mais para influenciadores que têm relevância mais direta para o produto. Um ótimo exemplo é o maquiador James Charles que se tornou uma celebridade, mas também tem experiência específica em cosméticos, que a Cover Girl aproveitou para suas promoções.
Vídeo continua sendo rei
O vídeo continuará sendo uma das principais estratégias em 2022, pois os profissionais de marketing digital capitalizam os curtos períodos de atenção dos usuários e o desejo de visualizar o conteúdo em vez de lê-lo. Desde a 74 por cento dos consumidores nos Estados Unidos assistem a vídeos on-line toda semana, esse meio continuará a desempenhar um papel significativo na conexão de clientes e empresas. A maioria dos canais de mídia social suporta hospedagem e compartilhamento de vídeo.
Uma tendência a ser observada é o SEO para imagens e vídeos. Normalmente, as pessoas digitam palavras-chave relacionadas a uma determinada imagem ou vídeo, mas isso pode ser tedioso. Mais e mais usuários estão descobrindo que podem usar imagens existentes ou novas para pesquisar outras imagens intimamente relacionadas online. Isso aumenta profundamente o escopo do marketing digital. Ao adicionar palavras-chave relevantes aos títulos de suas imagens e vídeos, incluindo texto alternativo nas descrições das imagens e usando outros métodos desse tipo, os anunciantes facilitarão a localização de clientes em potencial.
Inteligência artificial
A inteligência artificial (IA) permite que os profissionais de marketing digital analisem melhor os dados do usuário para que possam personalizar ainda mais a jornada do cliente. A IA ajuda as empresas a entender muito sobre os clientes e como segmentar melhor o público.
A IA também oferece aos usuários uma experiência mais personalizada, oferecendo assistência personalizada em cada etapa do processo de compra. As empresas podem alcançar essa experiência do cliente automatizando anúncios para públicos-alvo usando publicidade programática. Espera-se que a publicidade programática seja responsável por mais de 72% dos gastos com marketing online em 2021.
Realidade Aumentada e Virtual
As empresas continuarão a usar realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR) em suas estratégias de marketing para aumentar o reconhecimento da marca e satisfazer a demanda dos clientes. Empresas como Starbucks, Nivea e Volkswagen lançaram campanhas bem-sucedidas de AR e VR para oferecer aos clientes uma experiência que os conecta melhor às suas marcas e produtos.
Embora o consumidor de hoje espere que todas as empresas tenham pelo menos uma presença online, o ideal é usar uma variedade de mídias para engajar seu mercado-alvo de maneira contínua. Muitas vezes referido como marketing “omni-channel”, essa abordagem elimina quaisquer barreiras ou “silos” que diferentes mídias possam impor. Por exemplo, um produto anunciado na televisão também deve ter uma conexão on-line otimizada para usuários de computadores e dispositivos móveis.
O ponto é que os consumidores podem usar uma variedade de mídias para conhecer e se envolver com seu produto (ou serviço) antes e depois de comprar. Se não houver uma transferência suave entre essas diferentes plataformas, isso pode prejudicar a experiência e resultar em uma venda perdida.
Conteúdo para se tornar mais interativo
O conteúdo interativo não é novidade, mas está começando a ser adotado como uma ferramenta de marketing eficaz mais do que nunca. Eles não apenas aumentam a quantidade de tempo que um cliente em potencial se envolve com sua marca, mas permitem que você capture mais dados e, por sua vez, ajuste sua estratégia de marketing digital.
Da perspectiva de expandir o escopo do marketing digital, o conteúdo interativo pode incluir concursos (por exemplo, “comente este post e compartilhe-o em sua linha do tempo para participar”), enquetes, pesquisas ou até mesmo jogos. Dar aos usuários mais oportunidades de interagir com sua marca também contribui para o objetivo final de uma maior personalização.