Entre as estratégias testadas e comprovadas do marketing tradicional e as novas e inovadoras estratégias do marketing digital do zero, existem muitas maneiras de as empresas capturarem a atenção de seus públicos.
Mas qual estratégia funciona melhor? Em qual deles as empresas devem se concentrar?
Ao discutir marketing tradicional versus marketing digital, há muito a considerar. Neste artigo abordaremos os seguintes tópicos que lhe darão uma compreensão clara da diferença entre marketing digital e marketing tradicional:
- O que é marketing tradicional?
- O que é marketing digital?
- Prós e contras do marketing tradicional
- Prós e contras do marketing digital
O que é Marketing Tradicional?
O marketing tradicional engloba os métodos de marketing que podem ser usados sem a internet. Esses são os métodos que existem há décadas e normalmente são usados com menos frequência agora. No entanto, eles não estão sem seus pontos fortes.
Os métodos tradicionais de mercado comuns incluem:
- Cartões postais, cupons e pacotes informativos enviados diretamente
- Comerciais de televisão ou rádio
- Anúncios em jornais ou revistas
- Outdoors e panfletos
- Chamadas telefônicas e notificações de texto
Vemos e ouvimos muitos desses anúncios todos os dias apenas ouvindo rádio no caminho para o trabalho ou até mesmo olhando pela janela para os outdoors enquanto passamos. Eles se tornaram parte da vida diária.
O que é Marketing Digital?
As estratégias de marketing digital evoluem rapidamente devido às tendências e novas tecnologias. Essas estratégias incluem aquelas que exigem o uso da internet ou smartphones. Eles não existem há tanto tempo quanto os métodos tradicionais, mas certamente dão um soco.
Os métodos comuns de marketing digital incluem:
- Conteúdo do site
- Campanhas de e-mail
- Marketing de conteúdo
- Postagens nas redes sociais
- Anúncios clicáveis
- Marketing afiliado
- Otimização para mecanismos de busca (SEO)
Essas estratégias são muito populares hoje em dia devido ao uso frequente da internet e de dispositivos móveis pelos consumidores. De acordo com o Data Report, existem 4,95 bilhões de usuários ativos de internet no mundo e 4,62 bilhões de usuários ativos de mídia social. Com números tão altos, o marketing online e através das mídias sociais faz muito sentido.
Prós e Contras do Marketing Tradicional
Ao comparar o marketing tradicional com o marketing digital, os métodos tradicionais geralmente são vistos como desatualizados ou irrelevantes. No entanto, muitas dessas táticas ainda são úteis e eficazes hoje.
Dependendo do negócio e do público-alvo, os métodos tradicionais de marketing podem ser a melhor escolha. Para ajudar a discernir se o marketing tradicional é adequado para o seu negócio, aqui estão alguns prós e contras.
Prós
- Se você deseja atingir um público mais velho, o marketing tradicional pode ser muito eficaz. Tem sido relatado que o público com mais de 50 anos gasta quase o dobro do tempo lendo o jornal e assistindo TV em comparação com as idades de 21 a 34 anos.
- Esse tipo de estratégia de marketing geralmente funciona melhor para empresas que desejam criar um público local maior. Uma pequena empresa estaria melhor competindo por atenção por meio de outdoors, panfletos e eventos, em vez de tentar competir por espaço digital com empresas maiores.
- Os comerciais de TV ou rádio serão reproduzidos várias vezes e lembrarão o público da empresa, enquanto os itens de marketing digital podem ser ignorados ou bloqueados (por exemplo, clicar em “Não quero ver isso” em anúncios de mídia social ou pular anúncios antes Vídeos do YouTube).
Contras
- Imprimir cartões postais para enviar mesmo para um público local pode ser caro, e não há garantia de que o destinatário esteja interessado em sua empresa ou no produto/serviço que você oferece.
- Os métodos tradicionais de marketing podem levar semanas ou meses para gerar resultados e dados. Você não pode dizer quando alguém leu seu anúncio de jornal, a menos que eles decidam acompanhar. Mesmo assim, sem uma pesquisa, você não saberá se o anúncio foi o motivo do acompanhamento.
Prós e Contras do Marketing Digital
As estratégias de marketing digital estão sempre evoluindo com novas tecnologias e tendências, como pesquisa por voz e uso de mídia social. Essas estratégias incluem as táticas mais modernas e recentes. Mas, como no marketing tradicional, existem algumas áreas em que o marketing digital prospera e outras onde não.
Prós
- Os dados e o envolvimento do público podem ser rastreados instantaneamente. Quando alguém clica em um link para seu site, lê um e-mail ou segue você nas redes sociais, você tem essa informação imediatamente. Você pode desenhar vários insights a partir desses dados, incluindo qual tipo de conteúdo funciona melhor para um público específico, quais mídias são as mais eficazes e até mesmo qual hora do dia recebe o melhor engajamento.
- As estratégias de marketing digital incorrem em um custo muito menor. O envio de uma campanha de e-mail pode economizar muito dinheiro em comparação com a impressão de cartões postais individuais e o pagamento da postagem de cada um.
- Funciona bem para públicos mais globais ou dispersos devido ao amplo escopo do marketing digital.
Contras
- Alguns usuários da Internet têm bloqueadores de anúncios, então eles nunca verão pop-ups ou banners. Outras vezes, os anúncios podem ser ignorados ou removidos se um usuário pagar por serviços premium (por exemplo, Spotify, Hulu, Twitch).
- Como novas tecnologias e tendências surgem com tanta frequência, as táticas de marketing digital de uma agência de marketing no rio de janeiro por exemplo, precisam ser avaliadas e reavaliadas continuamente quanto à eficácia, o que funciona bem um dia pode ser irrelevante no próximo. No entanto, isso pode ser combatido com uma base sólida nos fundamentos do marketing digital.
Marketing Digital x Marketing Tradicional: Qual é a Diferença?
Quando se trata de marketing, existem dois tipos principais: marketing digital e marketing tradicional. Mas qual é a diferença? O marketing digital refere-se a qualquer forma de marketing que ocorra por meio de canais digitais, como internet, e-mail ou dispositivos móveis. Tornou-se cada vez mais popular nos últimos anos devido à proliferação de dispositivos digitais e à ascensão das redes online. O marketing tradicional, por outro lado, refere-se a qualquer forma de marketing que ocorre offline, como anúncios impressos, comerciais de televisão ou anúncios de rádio. Ainda é um método popular de marketing, especialmente para empresas maiores com mais recursos.
Qual é o melhor?
Então, qual estratégia ganha ao comparar o marketing tradicional com o marketing digital?
A resposta curta: depende.
A resposta longa:
O marketing digital é provavelmente a melhor opção para a maioria. Se você deseja alcançar um determinado grupo de pessoas, onde quer que estejam, mantendo os custos baixos, opte pelo marketing digital. Isso também permitirá que você colete informações valiosas sobre seu público imediatamente para que você possa criar campanhas de marketing ainda mais eficazes.
No entanto, ainda há um lugar para o marketing tradicional. Se você deseja atingir um público mais antigo ou um público local, os métodos tradicionais de marketing podem ser mais produtivos e se destacar melhor do que os métodos de marketing digital. Embora esses métodos possam parecer “antigos”, a realidade é que eles permaneceram por um motivo. Eles trabalham!
Ao considerar qual estratégia de marketing é melhor para o seu negócio, considere seu público, de onde eles obtêm suas informações e use isso para tomar sua decisão. Ao decidir entre marketing tradicional e marketing digital, não é necessariamente verdade que um seja simplesmente melhor que o outro, pois servem a propósitos diferentes. A linha inferior é que você precisa entender completamente o seu negócio e seu público para escolher a estratégia que é melhor para você.
Que tipo de marketing você deve usar?
O marketing digital geralmente é mais econômico e pode ser mais direcionado, enquanto o marketing tradicional pode ser mais eficaz para atingir um público maior. É importante considerar seu orçamento e mercado-alvo ao decidir qual tipo de marketing usar.
Em última análise, o melhor tipo de marketing é aquele que melhor se adequa ao seu negócio e aos seus objetivos. É o caso do marketing para médico em Goiânia,
Quer entrar no excitante campo do marketing digital?
Embora o marketing tradicional ainda tenha um lugar, vamos ser claros, o marketing digital é o futuro. Gerações mais jovens, como a Geração Z, não conheceram um tempo sem smartphones e estão começando a entrar no mercado de trabalho – apoiadas por outra geração que será ainda mais digital. O fato é que toda empresa e marca precisa de uma estratégia de marketing digital para sobreviver no mundo de hoje, então não faltam oportunidades de carreira. É o caso do marketing para médico em Goiânia, mesmo se tratando de um assunto serio foi preciso migrar para o digital afim de prospectar clientes e se destacar diante a concorrência, ter nome e prestigio na área não é o suficiente para se manter no mercado e estar em evidência.