Quer começar a investir e está atrás de dicas e mais informações sobre o assunto? Então, veio ao lugar certo. Aqui mostraremos 7 dicas para investidores iniciantes.
Antes de pensar em investir, no entanto, você deve se perguntar: “Por que quero investir?”. Caso ainda não tenha uma resposta, convém parar e pensar sobre o assunto. Investir sempre envolve riscos, não é o mesmo que deixar o dinheiro “rendendo” em uma poupança, é movimentar seus ativos, devendo, portanto, ser feito de uma forma responsável para não acabar tendo prejuízos.
Confira abaixo 7 dicas para investidores iniciantes:
1. Escolha bem o banco ou corretora
Quer começar a investir, seja em moeda virtual ou ações, a dica é, primeiramente, ter já seu objetivo definido, então, abrir uma conta em um banco ou uma Exchange (é lá que você vai comprar e movimentar criptomoedas, por exemplo), depois, é hora de definir o capital a investir e ter paciência.
2. Não existe o melhor investimento
Também é importante ter em mente que não existe um melhor investimento, se fosse assim, todos investiriam em uma mesma coisa. O fato é que o melhor investimento não é o mesmo para todo mundo, é preciso, portanto, descobrir qual o melhor para você, que esteja de acordo com o seu propósito.
É preciso entender que definir os objetivos ajuda a entender quais ativos são mais recomendados.
3. Pesquise antes de investir
Embora nenhum investimento seja 100% seguro, alguns podem não atender aos seus objetivos, ou suas expectativas de ganhos. Da mesma forma que não se viaja para um lugar desconhecido sem antes pesquisá-lo, não se investe dinheiro em algo que não se entende ou pouco se conhece.
Assim, se resolver investir em criptomoedas, por exemplo, procure se informar sobre os diferentes projetos existentes, do Bitcoin ao XLM, pesquise ao máximo esses ativos antes de mergulhar nesse promissor mundo das moedas virtuais.
Se informe sobre o tipo de investimento melhor para você, sobre seus riscos, garantias, garantindo escolhas mais conscientes.
4. Não adianta investir com dívidas
Antes de começar a investir, é preciso saber como está a sua situação financeira, se possui dívidas, por exemplo, se a resposta for “sim”, antes, busque quitá-las. Depois que sair do vermelho, seu primeiro passo deve ser formar a sua reserva de emergência, ou seja, ter uma quantia guardada para imprevistos. Pronto, só então, com algum dinheiro extra em seu orçamento é recomendável começar a investir.
5. Diversifique seus investimentos
Por mais que um investimento pareça perfeito para você, jamais aplique todo o seu capital em um mesmo investimento. É fundamental procurar aplicar o dinheiro em diferentes ativos para reduzir o risco e aumentar o potencial de retorno, ou seja, deixar seu dinheiro todo em um lugar só nunca é uma boa ideia.
Por isso, busque ativos de diferentes instituições, níveis de risco e tipos de garantias.
6. Tenha paciência e perseverança
A dica é começar a aplicar, pois seja o investimento que for, ele precisa de algum tempo para dar retorno, que será cada vez maior. Portanto, o melhor momento para investir é sempre hoje e agora.
No caso das ações ou criptomoedas, que são investimentos de renda variável, como não há rentabilidade garantida, é o longo prazo que vai diminuir seu risco consideravelmente.
Por isso, a dica é ter paciência e perseverança.
7. Não espere enriquecer da noite para o dia
Muita gente resolve investir achando que ficará rico da noite para o dia, arriscando muito capital, pois quanto mais riscos maiores as chances de ganhos. A dica, no entanto, é ter muita paciência, pois quem lida com investimentos, lida com constantes altas e quedas, sendo preciso acompanhar de perto essas oscilações e isso requer tempo e dedicação.
Para ficar rico (da noite para o dia) seria preciso investir uma quantia muito alta e também ter conhecimento o suficiente para tirar melhor proveito do retorno das aplicações financeiras.
Por isso, o recomendável é pensar em alcançar seus objetivos e formar um bom patrimônio, com tempo e paciência.
E é isso, a dica bônus, portanto, é economizar, traçar objetivos e investir de forma constante, de preferência, todos os meses.