Você já recebeu um documento por e-mail para assinar e ficou com medo de fazer isso? Certamente você deve ter se perguntado: “será que a assinatura digital é confiável?”
É importante refletir sobre a segurança da sua assinatura, afinal de contas, se trata de um documento e tudo o que você significa que você está de acordo.
Se você deseja saber mais sobre se a assinatura digital é confiável, continue lendo esse artigo que preparamos para você!
A assinatura digital é confiável?
Em suma, a assinatura digital é confiável sim. Contudo, depende do local que você escolher para realizar esse procedimento.
Existem muitos sites que querem enganar as pessoas. Por isso, é melhor verificar a reputação do mesmo antes de criar uma conta e assinar um documento.
A urcompany é um site que tem reputação no mercado de assinaturas e que pode ajudar você nesse quesito.
Além de muito confiável, ela possui um plano gratuito para testar a plataforma e caso você goste, pode pagar uma pequena taxa mensal para ter os seus serviços sempre a disposição.
Sem dúvidas alguma, o seu trabalho se tornará muito mais simples e prático.
Por que uma assinatura eletrônica é mais segura do que uma assinatura manuscrita?
Uma pergunta comum que as pessoas têm é: “É possível falsificar, usar incorretamente ou copiar uma assinatura digital?”
A realidade é que as assinaturas manuscritas podem ser facilmente falsificadas e alteradas, enquanto as assinaturas eletrônicas têm muitas camadas de segurança e autenticação integradas.
Registro eletrônico
Ao contrário das assinaturas manuscritas, as assinaturas eletrônicas têm um registro eletrônico que serve como uma pista de auditoria e prova de transação.
A pista de auditoria inclui o histórico das ações tomadas com o documento, incluindo detalhes de quando foi aberto, visto e assinado.
Dependendo do provedor, e se o signatário concordou em permitir o acesso à sua localização, o registro também mostrará a geolocalização onde foi assinada.
Se um dos signatários alterar sua assinatura, ou se houver alguma dúvida sobre a transação, esta pista de auditoria está disponível para todos os participantes da transação e pode resolver tais objeções.
Certificados de conclusão
Os modelos mais detalhados podem incluir informações específicas sobre cada signatário no documento, incluindo a divulgação indicando que o signatário concordou em usar a assinatura eletrônica, a imagem da assinatura e o endereço IP do signatário e outras informações de identificação.
Selo à prova de manipulações
Uma vez concluído o processo de assinatura, todos os documentos são selados digitalmente. Este selo indica que a assinatura eletrônica é válida e que o documento não foi manipulado ou alterado desde a data da assinatura.
Como você pode ver, a assinatura digital é confiável e você pode usá-la se escolher um provedor seguro.
Como funcionam as assinaturas eletrônicas?
O processo de assinatura varia de acordo com o provedor de assinatura eletrônica que você usa, mas os fluxos de trabalho subjacentes das soluções mais sólidas são semelhantes.
Para enviar:
- Carregue o documento que você precisa assinar, como um documento do Word ou um arquivo PDF.
- Marque as seções que requerem iniciais, assinaturas, números de telefone, etc.
- Selecione os métodos de autenticação do signatário que você deseja usar.
- Envie o arquivo através do serviço para o seu e-mail do destinatário designado.
Para assinar:
- Receba uma notificação por e-mail para revisar e assinar um documento.
- Verifique sua identidade antes de assinar (se o remetente selecionar essa opção).
- Leia os documentos de divulgação e concorde em usar o processo eletrônico
- Revise o documento e preencha os campos necessários, incluindo anexar qualquer documento necessário.
- Adote o estilo de assinatura que você deseja usar (se for a primeira vez que você usa um serviço).
- Assine o documento.
Uma vez que todos os destinatários tenham assinado um documento, eles serão notificados e o documento será armazenado eletronicamente onde ele pode ser visto e baixado.
Tudo isso é feito com segurança graças aos recursos de segurança integrados e aos processos que os provedores de assinatura eletrônica seguem. Por isso, é possível concluir novamente que a assinatura digital é confiável.