Atualmente, a economia global está se movendo em direção ao mundo digital e, dos investimentos à transferência de dinheiro, tudo está se tornando digital. Em muitos Países do mundo, a criptomoeda é um sistema promissor e inovador. Neste tópico, vamos entender o que exatamente é criptomoeda, quais são os diferentes tipos de criptomoedas, suas vantagens e desvantagens.
Definição de criptomoeda
A criptomoeda é um tipo de método de pagamento online que pode ser trocado online para comprar bens e serviços. É muito semelhante à moeda do mundo real, mas não tem aparência física, que se baseia em blockchain tecnologia.
Existem aproximadamente 5.000 tipos diferentes de criptomoedas, entre as quais Bitcoin e Ethereum são os populares.
A criptomoeda é uma moeda digital ou virtual, transparente, descentralizada e protegida por criptografia.
A característica mais importante da criptomoeda é que ela é uma moeda descentralizada. Descentralizado significa que não é emitido pelas autoridades centrais, o usuário o possui e nem o governo nem o banco o controla. Também é conhecido como o dinheiro do futuro.
Bitcoin é a primeira criptomoeda descentralizada, que foi lançada como software de código aberto no ano 2009. Após a criação do bitcoin, várias outras criptomoedas foram criadas.
A criptomoeda possui vários recursos, como:
- Tem um limite de quantas unidades podem existir, de modo que o bitcoin tem 21 milhões de limites.
- Ele realiza a verificação fácil da transferência de fundos com a ajuda de algoritmos de hash que verificam cada transação.
- É independente de qualquer autoridade central ou banco.
- As novas unidades só podem ser adicionadas depois que certas condições forem atendidas.
O que é Blockchain?
Blockchain é a tecnologia usada pelo bitcoin ou outras criptomoedas. É um tipo de sistema de manutenção de registros que vários usuários executam de maneira descentralizada. Quando um bitcoin é trocado pela rede, um bloco de dados é criado e compartilhado por toda a rede. Uma vez verificado este bloco, ele é adicionado aos blocos anteriores e forma um tipo de cadeia, portanto conhecido como blockchain.
Vantagens da criptomoeda
Nos últimos anos, as criptomoedas estão sendo mais populares entre o público por causa de suas várias vantagens sobre o papel-moeda. Algumas dessas vantagens são apresentadas a seguir:
1. À prova de fraude
Uma das vantagens importantes da criptomoeda é que ela é à prova de fraude. Quando uma criptomoeda é criada, todas as transações confirmadas do usuário são salvas no livro-razão público. A identidade dos proprietários das moedas é mantida criptografada. Portanto, não há chance de uma transação fraudulenta.
2. Propriedade do usuário
Como a criptomoeda é descentralizada, o usuário a possui. Não, qualquer governo ou banco tem controle sobre isso. Também não há nenhum sistema de dinheiro eletrônico.
3. Transação fácil
No sistema de economia tradicional, para fazer qualquer tipo de negócio ou negócio, sempre há muitas taxas de transação aplicáveis que precisamos pagar por cada transação. Além disso, também existem vários trabalhos de papel, taxas de corretagem, comissões, etc., que os usuários precisam pagar. Mas quando usamos criptomoeda, todas essas coisas são removidas; como para qualquer transação, não há intermediário. Cada transação é realizada entre um para um dentro de uma rede segura. Essa transação um-para-um torna mais fácil e transparente do que a tradicional.
4. Transações Confidenciais
Quando realizamos qualquer transação em um sistema de transações tradicional com dinheiro ou crédito, cada transação é registrada em nosso histórico bancário. Isso significa que cada dado de transação permanece com os bancos.
Em criptomoeda, cada transação com os destinatários seria única. As informações são trocadas com base no conceito push. Isso significa que temos permissão para compartilhar apenas as informações que queremos divulgar aos destinatários.
5. Liquidação instantânea
O fácil uso da criptomoeda está tornando-a mais popular entre as pessoas. Para iniciar qualquer transação, precisamos apenas de um dispositivo inteligente, como um telefone celular, conexão com a internet e, instantaneamente, nos tornaremos nosso próprio banco para fazer pagamentos e transações online.
6. Roubo de identidade
Em criptomoeda, é garantido pelo livro-razão que todas as transações realizadas entre carteiras digitais podem calcular o saldo preciso. Este livro público também é conhecido como “blockchain de transações.
Como funciona a criptomoeda?
As criptomoedas são sistemas descentralizados que funcionam na tecnologia blockchain.
Uma criptomoeda é um meio de troca digital, criptografado e descentralizado. Ao contrário de outras moedas, como o dólar americano ou o euro, não há uma autoridade central envolvida que gerencie e mantenha o valor de uma criptomoeda. Em vez disso, as tarefas de gerenciamento e manutenção são amplamente distribuídas entre os usuários de criptomoedas pela Internet.
O fenômeno de trabalho da transação de criptomoeda é dado abaixo:
- Um usuário ou remetente que deseja enviar fundos para outro usuário inicia a transação.
- Neste, cada transação é representada como um bloco. E esse bloco é encaminhado pela rede blockchain.
- Este bloco é validado pelos usuários da cadeia e, uma vez verificado como uma transação válida, um bloco é adicionado à cadeia.
Cada transação é criptografada e contém um conjunto único de chaves, e quem possui esse conjunto de chaves, ele só pode possuir a quantidade de criptomoeda.
[su_youtube_advanced url=”https://youtu.be/SW5Vm4taDKQ”]
O que é criptomoeda em criptomoeda
Crypto é usado para criptografia, que é uma técnica de criptografia e descriptografia para comunicação segura entre duas partes. A tecnologia de criptografia geralmente usa um algoritmo computacional como SHA256uma chave pública e uma chave privada.
A chave pública é compartilhada com todos, e uma chave privada é como a assinatura digital do usuário.
Uma transação geral de bitcoin ocorre nas etapas abaixo:
- O primeiro passo é que o usuário tenha os detalhes da transação, o que significa para quem o bitcoin precisa ser compartilhado e quanto.
- A transação é passada pelo algoritmo de hash para validar a transação. Em bitcoin, o algoritmo de hash SHA256 é usado.
- A saída do algoritmo de hash vai para o algoritmo de assinatura com a chave privada do usuário. Isso identifica exclusivamente o usuário.
- A saída da etapa acima é distribuída pela rede para que as pessoas verifiquem a transação. A transação é verificada usando a chave pública do remetente, e aqueles que a verificam são conhecidos como menores.
- Após a verificação, o bitcoin é adicionado ao blockchain, que não pode ser revertido.
Tipos de criptomoeda
Após a criação do bitcoin, existem vários tipos de criptomoedas disponíveis no mercado. Abaixo está a lista de tipos populares de criptomoedas:
1. Bitcoin
Bitcoin é o tipo mais reconhecível de sistema de criptomoeda. De acordo com os estudos, existem aproximadamente mais de 18,5 milhões de tokens de bitcoin disponíveis para circulação, com um limite máximo de 21 milhões.
2. Bitcoin Cash
O Bitcoin Cash foi introduzido no ano de 2017 e é um dos tipos mais populares de criptomoedas disponíveis no mercado.
3. Litecoin
O Litecoin está ganhando popularidade dia a dia e funciona da mesma forma que o bitcoin. Foi desenvolvido por Charlie Lee (ex-funcionário do Google) no ano de 2011.
4. Ethereum
O Etherum é ouvido no mesmo contexto do Bitcoin, mas em si não é uma criptomoeda. Em vez disso, é uma plataforma programável online que usa a tecnologia blockchain. Ele ajuda o desenvolvedor a desenvolver e executar DAapps dentro do sistema. Ethereum pode ser entendido como uma loja de aplicativos.
5. Ondulação
Ripple também é um tipo de criptomoeda, mas não usa a tecnologia Blockchain. Não é para o usuário em particular; em vez disso, funciona principalmente para grandes empresas ou corporações para movimentar uma enorme quantidade de dinheiro em todo o mundo.
6. Estelar
Stellar é uma rede aberta, usada principalmente para armazenar e transferir dinheiro. Ele foi projetado de forma que todos os sistemas financeiros em todo o mundo possam trabalhar juntos na mesma rede. Permite criar, enviar e negociar todas as formas digitais possíveis de dinheiro, seja dólar, pesos, bitcoin, ou nada.
Não cobra dos usuários para usar sua rede.
7. NEO
NEO foi formalmente chamado de Antshares e criado em China. Seu principal objetivo são os contratos inteligentes, que permitem que os usuários criem e executem acordos sem envolver o intermediário.
8. Cardano
Cardano ou ADA é um tipo de criptomoeda, que é usada para enviar ou receber fundos digitais. Foi criado por Charles Hoskinson. É a única moeda disponível com a “Filosofia científica e abordagem orientada para a pesquisa”. Isso significa que é revisado por cientistas e programadores.
9. IOTA
IOTA significa Aplicativo Internet das Coisas. Foi lançado no ano 2016. A principal diferença entre a IOTA e outras tecnologias blockchain é que a IOTA não funciona com blocos e cadeias; em vez disso, funciona com dispositivos inteligentes na internet das coisas.
Para usá-lo, precisamos verificar duas transações anteriores no ledger IOTA, conhecido como Directed Acyclic Graph (DAG), também conhecido como Tangle.
O que é mineração de criptomoedas?
Em criptomoedas, mineração meios a validação de uma transação. Como a criptomoeda funciona em uma rede descentralizada, que não possui autoridade central para validar a tarefa, qualquer pessoa na rede pode ser menor e, para isso, um menor bem-sucedido recebe uma nova criptomoeda como recompensa. Os menores precisam encontrar um hash, que é um produto de uma função criptográfica que conecta o novo bloco ao seu antecessor. A recompensa menor é dada ao minerador que primeiro encontrar a solução para o complexo quebra-cabeça de hash. Uma vez que o menor obtém a solução, ele pode construir um bloco e adicioná-lo ao blockchain.
Para configurar um equipamento de mineração, os usuários precisam de uma GPU ou de um circuito integrado específico do aplicativo.
Como comprar criptomoedas?
Existem duas maneiras de comprar uma criptomoeda seja em dólares americanos ou em outra criptomoeda. Isso significa que algumas criptomoedas, incluindo bitcoins, podem ser compradas usando dólares americanos, enquanto outras podem ser compradas usando outras criptomoedas.
Para comprá-lo, o usuário precisa de um aplicativo online para conter a moeda e a carteira digital. Geralmente, um usuário cria uma conta em uma exchange e transfere dinheiro real para comprar criptomoedas.
Riscos de investir em criptomoeda
Algumas das características vantajosas da criptomoeda também se tornam arriscadas ao investir nela. Os três principais riscos são dados abaixo:
- Opera sem qualquer autoridade governamental
Como discutimos acima, ele funciona de maneira descentralizada e, portanto, não contém nenhuma autoridade central ou papel do governo. Este facto levanta muitas questões, como por exemplo, que tipo de impostos devem ser pagos por qualquer ganho ou perda dos bens. Portanto, esse é o principal risco para investir em criptomoeda. - Sem existência física
Como a criptomoeda é uma moeda virtual e, portanto, não há existência física disso. Não representa uma empresa como ações ou títulos nem um ativo tangível como o ouro. Não é impresso em papéis semelhantes a outras moedas. Portanto, não tem seu valor fundamental, mas apenas seu valor comercial. - Volátil na Natureza
O último fator de risco da criptomoeda é sua natureza volátil. Os preços das criptomoedas variam muito irregularmente e às vezes podem ser reduzidos ou aumentados em 100 $ em uma hora. Em contraste, outras moedas têm uma variação limitada.
Escopo futuro da criptomoeda
De acordo com a taxa de crescimento atual, pode-se ver facilmente que a criptomoeda terá um grande escopo nos próximos anos. Mas também existem alguns conflitos que podem ocorrer na aceitação de criptomoedas como parte da economia.
Pode-se ver facilmente que algumas das principais criptomoedas desempenharão um papel importante no futuro, pois estão ganhando popularidade dia a dia em relação aos anos anteriores.
Veja também: Hackear Instagram Sem Senha É Possível? 3 Maneiras De Como Fazer