É recomendável que investidores novos e experientes mantenham uma estratégia de investimento conservadora, uma asset seria uma boa para iniciar. Isso significa que eles não correm muitos riscos quando se trata de seus investimentos e sempre esperam um retorno constante e positivo de seu dinheiro.
A asset pode assegurar que os investidores recebam um retorno mensurável sobre seu dinheiro é ainda melhor porque cria ainda mais segurança para eles. Isso se chama investimento em renda fixa, e o ideal é fazer no momento da aplicação.
Existem muitos modelos de investimento diferentes para investir em títulos. Estes vêm com custos baixos, pouco risco e um retorno garantido sobre os investimentos. Algumas delas incluem títulos públicos do tesouro, como CDBs, LCIs e LCAs.
Além disso, as pessoas podem investir em títulos privados, como LTIs e LCAIs.
Discutiremos LCOs e LCIs; sua criação, lucratividade, riscos e benefícios em um post posterior. Além disso, você deve investir nesses instrumentos financeiros para aprender mais sobre eles, com uma asset o seu potencial retorno pode aumentar.
Veja também: Dicas para investidores iniciantes.
O que é LCA e LCI?
Pode-se investir em Letras de Crédito, ou Loci, que garantem um rendimento bem superior ao da poupança. São as chamadas LCI e LCA, que significam Letras de Crédito Imobiliário e Letras de Crédito do Agronegócio.
Esses papéis funcionam de forma semelhante aos CDs emitidos pelos bancos; quem os compra “empresta” dinheiro à instituição financeira. Em troca, os compradores recebem pagamentos de juros durante o tempo em que mantêm seus fundos investidos.
Independentemente da opção de investimento, o investidor não vê diferença no lastro do papel.
Bancos, companhias hipotecárias e cooperativas de crédito podem usar cartas imobiliárias para solicitar financiamento. Essas cartas utilizam informações das carteiras de crédito mantidas pelas instituições emissoras. Estes são frequentemente usados para solicitar doações de grupos como associações de poupança e empréstimo e sociedades de crédito habitacional.
As cartas de crédito oferecidas pelas empresas do agronegócio funcionam como uma forma de segurança financeira. Eles são usados para captar recursos para os participantes da cadeia do agronegócio.
Os empréstimos podem ser concedidos pela LCA como lastro para empréstimos concedidos a produtores rurais ou cooperativas. Isso pode incluir assistência financeira tanto na produção quanto na comercialização, processamento ou industrialização de produtos, materiais e máquinas agrícolas.
LCI
Os bancos emitem a LCI, ou Letra de Crédito Imobiliário, como investimento em renda fixa. Recentemente, mais pessoas têm acesso a essas cartas.
O dinheiro arrecadado com esse tipo de solicitação de subsídio financia projetos relacionados ao setor imobiliário.
Em troca de uma rentabilidade que pode ser pré-fixada, pós-fixada ou híbrida, você empresta dinheiro ao banco em uma LCI.
Investir em cartas de crédito oferece uma certa segurança graças à data de vencimento previamente determinada. Isso dá às pessoas uma compreensão de quanto valeria o dinheiro no final do prazo.
De forma a maximizar os lucros, os investidores imobiliários beneficiam de isenções fiscais nos seus investimentos.
Tudo o que você precisa para investir em LCI é uma conta de corretagem verificada com uma plataforma de negociação regulamentada e autorizada, como a Rico.
Distinguir o produto correto, mecanismos de correção como CDI e prazo de resgate facilita a escolha do produto que mais se adequa às suas necessidades.
O mais alto órgão financeiro do Brasil é o Conselho Monetário Nacional; as cartas de crédito são legalmente regulamentadas por normas estabelecidas por este órgão.
Os investidores devem monitorar regularmente os CMNs do Congresso para avaliar o sucesso de seus investimentos em LCAs e LCIs.
O período de carência de 90 dias delineado pelos regulamentos do Conselho deve cumprir todas as outras regras do Conselho.
LCA
Historicamente, a LCA é conhecida como Carta de Crédito do Agronegócio. É também um título de renda fixa emitido por bancos.
Com a LCA, o foco são os investimentos. Com LCI, é sobre investimentos e empréstimos alavancados.
O financiamento das atividades no setor do agronegócio é feito por meio de funding, neste caso.
Tanto o LCI quanto o LCA definem sua data de vencimento e taxa de rendimento quando comprados.
A LCA oferece retornos híbridos e opções pós-fixadas ou pré-fixadas.
Lucratividade
LCIs e LCAs pagam os investidores da mesma forma; possuem retornos fixos e podem ser prefixados ou pós-fixados. Eles também podem estar ligados à taxa de inflação. A maioria dos LCIs e LCAs são criados com estruturas específicas:
Letras prefixadas
Antes de solicitar um título, os investidores especificam a taxa de juros inicial. Esta taxa pode ser de 5% ou 7% ao ano. Uma vez definido, os investidores podem calcular quanto dinheiro ganharão até a data final de vencimento.
Letras pós-fixadas
A lucratividade da renda fixa é determinada pelo custo atual dos CDs ou LCs. A melhor forma de aderir a esse custo é usar o CDI, ou seja, uma conta pós-fixada. A remuneração em reais pode variar de acordo com a variação do indicador ao longo do tempo. Se aumentar ou diminuir, o retorno efetivo do aplicativo aumentará ou diminuirá de acordo.
Depois que uma letra é pós-fixada, os investidores calculam seu retorno dividindo o CDI do ano pelo percentual indicado na letra. Por exemplo, 90% do CDI retornaria ao investidor 90% de qualquer juro ganho durante o ano.
Os investidores normalmente podem obter renda adicional adicionando um spread de 1% ou 2% aos seus CDs. Isso é conhecido como “CDI mais spread” e é uma das muitas formas comuns de remuneração.
Letras atreladas à inflação
As taxas de inflação são normalmente medidas pelo IPCA ou IGP-M. Letras garantidas a uma taxa de juros de 4% ou 5%, como a parcela de perda de valor da LCA, normalmente garantem uma parcela pós-aumento e uma parcela pré-fixada. Nesses projetos de lei, o aumento da remuneração é normalmente definido primeiro, depois o reduzido um segundo depois. Um dos cenários de caso mais comuns é garantir uma taxa de juros mais inflação com uma taxa básica de juros de 4% ou 5%.
Para escolher a opção de investimento perfeita para suas necessidades, os investidores devem considerar muitos fatores diferentes. Estes incluem seus objetivos específicos e as características de seus fundos investidos. Cada um deles pode ajudar a determinar qual opção de segurança financeira é melhor para eles. A escolha de uma cédula vinculada à inflação ajuda a preservar o valor do dinheiro ao longo do tempo. Como alternativa, a escolha de opções de segurança que não mudam de valor ao longo do tempo pode ser mais estável e conservadora.
Liquidez
Em comparação com outros produtos financeiros, LCIs e LCAs são considerados menos líquidos. Isso significa que é mais difícil converter os papéis em dinheiro do que outros instrumentos financeiros, como títulos do governo ou CDs. Além disso, os recursos LCA e LCI resgatados são mais difíceis de transformar em dinheiro do que outros investimentos.
Você não pode retirar suas contribuições a qualquer momento.
Vários jornais nacionais têm diferentes períodos de carência. Cada um tem um tempo mínimo que os novos investidores devem manter seu investimento antes de liberar recursos para a empresa. Esse prazo é regulamentado pelo Conselho Monetário Nacional – o CMN – e é chamado de carência de LCI ou LCA.
Como regra geral, os LCIs exigem pelo menos 90 dias de prazos mínimos. Esses termos incluem prefixos e pós-fixos. No entanto, a remuneração do título pode aumentar o prazo mínimo para 12 meses se for atualizado anualmente ou 36 meses se for atualizado mensalmente.
As faturas mensais usam o calendário de 12 meses, enquanto os prazos de 90 dias precedem e os pós-fixados seguem. Além disso, as contas de índice de preços anuais também usam o calendário de 12 meses.
Os investidores devem considerar o período de carência e a possibilidade de resgatar suas letras antes do vencimento ao escolher um ponto secundário. Existem LCIs e LCAs de circulação limitada que podem fornecer liquidez diária depois que os investidores atendem aos requisitos mínimos de investimento. Algumas cartas permitem o resgate a qualquer momento, enquanto outras especificam uma data específica para o resgate – geralmente três anos após a carta ter sido escrita.
Os investidores que precisam dos papéis antes de terminarem podem usar o mercado secundário para vender seus LCOs ou LCAs. Como alternativa, eles podem trocar seus LCIs por outros papéis que vencerão.
Os investidores precisam equilibrar sua agenda de trabalho com as demandas das operações do mercado secundário. Alguns títulos atraem um baixo volume de operações, dificultando sua venda. Por outro lado, os investidores podem descontar essas letras para atrair compradores.
Os preços dos títulos no mercado secundário são determinados pela demanda de outros investidores. Isso significa que as contas podem valer mais ou menos do que o preço original pago. Além disso, as pessoas podem ganhar dinheiro comprando na baixa e vendendo na alta.
Como faço para investir em LCA e LCI?
Bancos e corretoras de investimentos podem emitir Cartas de Crédito. Esses títulos vêm com regras definidas pelas instituições que os emitem, como o valor mínimo de aplicação, a data de vencimento e a taxa de rendimento.
Ao criar um LCI ou LCA, a pessoa deve considerar os juros, a liquidez e o valor investido. Essas opções podem então ser selecionadas para fins de investimento. Uma conta CPF deve ser aberta pelo aplicativo para solicitar o investimento.
Títulos com prazo de vencimento determinado acabam pagando juros sobre o valor original quando vencem. No entanto, as devoluções ainda são realizadas após a data de vencimento, caso o título tenha liquidez diária. Este período de carência de 90 dias é legalmente obrigatório e deve ser seguido pelos investidores.
Posso perder dinheiro por meio de LCI ou LCA?
Qualquer investimento com data de vencimento deve aderir a ela, dizem os especialistas. Isso porque, quando há opção de resgate antecipado do valor, sofre uma remarcação na venda no mercado secundário, o que afeta a rentabilidade esperada.
Portanto, antes de escolher entre LCI ou LCA, é importante considerar onde os recursos serão aplicados para evitar prejuízos. Se o valor fizer parte das reservas de emergência, é melhor optar por ativos com liquidez imediata, como contas que rendem juros e alguns CDBs.
Se você gostou do nosso post, acompanhe mais alguns em nosso site e aproveite e compartilhe com seus amigos.