O reuso da água já faz parte da rotina de muitas empresas e indústrias, o que se intensificou bastante nos últimos anos por conta da escassez hídrica, da redução de custos e mais importante, para promover a sustentabilidade.
Se você tem uma empresa e ainda não adotou medidas para a reutilização da água, continue a leitura e confira ótimos bons motivos para optar pelo reuso da água.
O que é reuso da água nas empresas?
O reuso da água nada mais é do que a reutilização da água para diversos fins.
Nesse sentido, o reuso da água pode ser definido como o uso de efluentes tratados que são destinados para processos que não exigem água potável.
Assim, antes de descartar a água, é possível reaproveitá-la, desde que sejam utilizadas técnicas de tratamento.
Por exemplo, com o uso de um equipamento, o desmineralizador, é possível purificar a água, deixando-a livre de íons, minerais e metais pesados.
Vale ressaltar que a água de reuso atende a qualquer atividade, desde que as características da água atendam aos critérios que os processos exigem.
O reuso da água nas empresas: quais as vantagens?
Inúmeras empresas em praticamente todo o mundo já implementam o reuso da água no seu dia a dia, e com os avanços de tecnologias, ficou tudo muito mais viável.
Portanto, se você ainda está em dúvida se realmente vale a pena, veja algumas razões que mostram a importância da reutilização da água na sua empresa:
Redução de custos
A primeira vantagem é a redução na conta de água, e dependendo do porte da empresa, é possível ter uma economia de até 50%.
Vale lembrar que empresas que aderem ao reuso da água, obtêm incentivos fiscais, o que gera mais economia nos seus custos.
Preservação do meio ambiente
Ao optar pelo reuso da água, a sua empresa reduz o consumo de recursos hídricos, cada vez mais impactados em razão da escassez de água.
Além disso, organizações que protegem o meio ambiente são valorizadas pela sociedade, o que fortalece a imagem da marca.
Uso da água em processos da empresa
A água de reuso pode ser direcionada para lavagem de pisos, fachadas, paredes, assim como em banheiros.
Já em indústrias, pode ser utilizada na limpeza de equipamentos, sistemas de refrigeração e caldeiras, por exemplo.
Como funciona o reuso da água nas empresas
Antes de implementar o sistema de reuso da água, é necessário avaliar alguns fatores, como:
- O efluente gerado;
- Onde se pretende usar a água;
- Qualidade da água disponível para captação.
Vale a pena contratar uma empresa especializada, a fim de verificar se é ou não viável.
O reuso da água pode ser feito a partir da captação de diferentes tipos de recursos, como água da chuva ou de pias e ralos.
No caso da reutilização da água pluvial, é possível captar a água da chuva de calhas, telhados e coberturas, em seguida, é armazenada em reservatórios.
Já o reuso da água cinza, que vem do processo de lavar louça, roupas e tomar banho, você pode utilizar, por exemplo, em descarga de banheiros e lavagem de pisos.
Em ambos os casos, devem estar de acordo com as normas técnicas.
Considerações finais
Com tudo o que foi mostrado aqui, o reuso da água nas empresas é uma prática cada vez mais frequente, não apenas pela questão da redução dos custos financeiros, mas principalmente para promover um meio ambiente mais limpo e sustentável!