Sebrae prepara MPE e startups para exportação

Capacitação vai preparar pequenos negócios para exportar As micro e pequenas empresas (MPE) e startups que quiserem vender para outros países podem contar com uma jornada de apoio do Sebrae. A instituição…

Sebrae prepara MPE e startups para exportação
Foto: Divulgação

Capacitação vai preparar pequenos negócios para exportar

As micro e pequenas empresas (MPE) e startups que quiserem vender para outros países podem contar com uma jornada de apoio do Sebrae. A instituição estruturou o Programa de Internacionalização de Pequenos Negócios, que oferece capacitação para esse público disputar espaço no mercado global. Hoje, os pequenos negócios são cerca de 40% das empresas brasileiras que exportam.

O presidente do Sebrae, Rodrigo Soares, afirma que exportar não é privilégio de grandes empresas. Ele lembra que o mercado global está aberto à inovação e à qualidade dos produtos e serviços dos pequenos negócios brasileiros. Como exemplo, ele cita a Hannover Messe 2026, feira de tecnologia industrial na Alemanha, que aconteceu entre 20 e 24 de abril. A comitiva brasileira levou mais de 300 empresas, sendo 190 MPE e startups apoiadas pelo Sebrae.

Segundo Soares, nos últimos anos foram abertos cerca de 657 novos mercados com a atuação do governo federal e da ApexBrasil. Ele destaca que, quando uma MPE começa a exportar, ela ganha maturidade, melhora processos e fica mais competitiva no mercado interno, além de conquistar novos clientes no exterior. O programa de internacionalização do Sebrae tem como objetivo mostrar que esse é um caminho possível para o empreendedor.

Etapas da Jornada de Exportação

O Sebrae organizou a Jornada de Exportação dos Pequenos Negócios em sete etapas, adaptadas ao nível de cada empresa. A primeira fase é a sensibilização, com eventos e cases de sucesso para mostrar que o mercado externo é uma oportunidade real. Em seguida, vem o diagnóstico e a estratégia, com avaliação do potencial exportador e elaboração de um plano de exportação, em parceria com a ApexBrasil.

A terceira etapa trata da adequação do negócio, com apoio para certificações, ajustes em produtos, embalagens e preços para o mercado internacional. Depois, há a preparação comercial, com treinamento em comércio exterior e simulação de negociações. A quinta fase é o acesso a mercados, com missões empresariais e rodadas de negócios. Existe ainda a exportação digital, com foco em e-commerce e marketplaces globais. Por fim, a etapa de consolidação acompanha a jornada e oferece inteligência de mercado para manter a presença no exterior.

Empresários interessados podem procurar o Sebrae pelo telefone 0800 570 0800, nos pontos de atendimento nos estados ou na plataforma oficial da instituição, onde há cursos sobre exportação.

Navegue por todo o conteúdo