Uma pergunta frequente entre pessoas que sofrem de dores nas costas ou joelho é: ortopedista o que é e o que faz esse profissional?
Simplesmente porque acham que o médico ortopedista trata apenas de fraturas nos ossos, porém, seu campo de atuação é muito mais do que apenas reparar fraturas.
Portanto, para tirar todas as suas dúvidas, reunimos aqui as principais informações referentes à Ortopedia, e assim, quando você tiver algum problema, já saberá quem deve procurar!
Ortopedista o que é e o que faz esse profissional?
Para você entender ortopedista o que é e o que faz esse profissional, vamos começar falando o que é:
O ortopedista é um médico especialista que trata tudo o que envolve o sistema musculoesquelético: articulações, tendões, nervos, músculos, ligamentos, cartilagens e ossos.
Dessa forma, você pode consultar esse profissional em casos de entorse, luxação, dores, hérnia discal, artrite e artrose, fraturas, problemas de crescimento como escoliose…
Ou seja, qualquer problema que afete o sistema locomotor, como a coluna vertebral, membros inferiores e superiores.
Por exemplo, no caso de uma artrose no joelho, ele pode indicar a colocação de uma prótese em razão do desgaste da articulação, e assim aliviar as dores do paciente e devolver sua qualidade de vida.
Da mesma maneira, para se tornar um cirurgião ortopedista, também é necessário especializar-se na área.
Recentemente, a jogadora Marta, informou que sofreu uma lesão no Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e precisará fazer uma cirurgia no joelho esquerdo.
Essa cirurgia é feita por meio da artroscopia. O cirurgião…
Leia conteúdo completo em nosso Instagram: https://t.co/vwqT8kM47r pic.twitter.com/bDrIpwVyqE
— Saúde Acessível (@SaudeAcessivel) April 5, 2022
O que faz um ortopedista?
Agora que você já tem uma ideia melhor sobre o que é o ortopedista, o que esse profissional faz?
Em primeiro lugar, é papel do médico ortopedista garantir o bom funcionamento do aparelho locomotor e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Primeiramente, ele fará uma série de perguntas ao paciente, e com base nas suas queixas, avaliar o tipo de dor, assim como seu histórico médico, hábitos de vida, a fim de encontrar a causa daquela dor.
Em seguida, o ortopedista fará um exame clínico no paciente, diagnosticar e propor o tratamento mais adequado.
Geralmente, solicita radiografias ou exames de imagem para confirmar o diagnóstico, e com base nos resultados, propõe o tratamento, que poder ser terapêutico ou cirúrgico.
Vale lembrar que ao indicar o tratamento, leva em consideração a idade do paciente, seu estado de saúde, se apresenta alguma outra doença.
No caso de cirurgia, hoje em dia, os médicos ortopedista usam técnicas cada vez menos invasivas, o que acelera o período de recuperação. Dessa forma, o paciente poderá retornar às suas atividades em menor tempo.
Quais as especialidades da Ortopedia?
Como a Ortopedia é muito ampla, dentro dela existem diversas especialidades, o que assegura um diagnóstico mais preciso e um tratamento mais adequado.
As principais especialidades da Ortopedia são:
- Coluna;
- Joelho;
- Quadril;
- Pé e tornozelo;
- Ombro e cotovelo;
- Mão.
Vamos supor que você está com dores no ombro por fazer movimentos repetitivos ou após um esforço intenso. Deverá marcar uma consulta com um ortopedista especialista em ombro.
E isso vale para qualquer outra especialidade.
Embora existam muitos ortopedistas clínicos, ou seja, que tratam qualquer problema no sistema musculoesquelético, o ideal mesmo é consultar um especialista, já que possui um conhecimento mais aprofundado sobre aquela parte do corpo.
Isso é o que garante a eficácia do tratamento e a pronta recuperação do paciente!