telemedicina-e-marketing-para-medicos

Telemedicina e Marketing para Médicos: Qual é o Segredo?

Em primeiro lugar, por mais que pareça estranho, o coronavírus deixou um legado: a telemedicina.

Se você é médico ou acabou de se formar, esse é um ponto que não pode deixar de lado, ainda mais com a quantidade de pessoas que acessam a Internet para praticamente tudo, inclusive para cuidar da sua saúde.

Antes de mais nada, a crise sanitária transformou a vida de empresas, os modos de relações e as interações entre todos os setores da saúde.

Dessa forma, a tecnologia evoluiu de uma forma significativa, tornando a vida das pessoas muito mais fácil e uma das mudanças mais importantes no campo da saúde foi a telemedicina.

Com a pandemia do novo coronavírus, as recomendações eram para o isolamento social. E assim, as consultas médicas ficaram mais complicadas.

No entanto, justamente com a tecnologia, os cuidados com a saúde à distância se tornaram uma realidade, e foi a telemedicina que permitiu isso tudo.

Facilitou a vida do médico e do paciente, que não precisa sair de sua casa para se consultar.

Tecnologia e Medicina

O fato é que a tecnologia e a medicina sempre funcionaram juntas, e hoje, trabalham mais do que nunca para evitar que pacientes e médicos sejam infectados pela Covid-19.

Ao preservar o distanciamento social, é possível avaliar e mesmo ser diagnosticado por um profissional sem sair de sua casa.

Só que tudo mostra que a telemedicina vai continuar sendo utilizada mesmo após a pandemia, e pode beneficiar milhares de pessoas, como idosos, quem tem problemas de mobilidade e quem mora em locais sem acesso a serviços de saúde.

O nosso foco aqui é mostrar o segredo por trás da telemedicina e marketing e o que os médicos precisam fazer para se destacarem e aumentarem assim a quantidade de pacientes.

E quem não se adequar, principalmente com milhares de médicos se formando todos os anos, pode num futuro, não muito distante, ficar com os consultórios vazios.

O que é o marketing digital e como é um aliado no campo da saúde?

Você já deve saber, mas não custa nada relembrar.

O marketing digital é uma forma de divulgação que acontece exclusivamente no espaço virtual, sem fazer uso de suportes externos, como por exemplo, jornais e revistas.

Ou seja, utiliza as mídias virtuais e sociais, como sites, blogs, vídeos e redes sociais para promover pessoas, empresas, marcas e serviços.

Agora, na área da saúde, esse tipo de marketing pode ser utilizado para que um médico se torne conhecido por um maior número de pessoas, no caso, potenciais pacientes.

Por consequência, isso permite atrair mais pacientes, ser reconhecido pelo seu trabalho, transmitir credibilidade e poder até se desenvolver.

Para você entender a relação entre telemedicina e marketing, vamos aprofundar mais o conceito de telemedicina, e se você ainda não adotou essa tecnologia, não deve perder mais tempo.

O que é telemedicina?

De uma maneira bem simples, telemedicina é um processo que usa a tecnologia para facilitar o contato entre médico/paciente, quando a consulta presencial não é possível, além de outros serviços médicos.

E atualmente, é o método mais utilizado em todo o mundo, e no Brasil não é diferente.

Por exemplo, um paciente em qualquer lugar do mundo pode se consultar com um médico do Brasil através de teleconsulta, via Internet.

Além disso, a telemedicina não se limita apenas a consultas a distância, vai muito mais além.

Um outro exemplo é quando um médico solicita a ajuda de um outro profissional de saúde para auxiliar no diagnóstico.

Também possibilita a troca de informações e opiniões, podendo ser útil também para quem ainda está estudando medicina.

Quais outras vantagens da telemedicina?

Além das vantagens para os médicos, talvez os pacientes sejam os maiores beneficiados, especialmente porque obtêm uma assistência médica sempre que precisam, e isso em instantes.

Sem precisar aguardar em salas de espera ou um horário vago na agenda.

Basta escolher o médico de sua preferência, agendar uma consulta e em questão de minutos, ser atendido.

É claro que a procura pela telemedicina ficou muito mais evidente durante a pandemia, mas já se sabe que veio para ficar.

Lembrando que em um contexto de envelhecimento da população, associado a um aumento de doenças, a telemedicina pode ajudar na prevenção de doenças e acompanhamento dos pacientes.

E sem falar que além das consultas à distância, o médico pode socilitar exames, prescrever medicamentos através de QR Code, tudo muito simples e fácil.

Agora, para propor serviços eficazes de telemedicina, é preciso melhorar a comunicação entre médico/paciente, o que pode ser feito através do marketing digital.

É normal  que quem é da área de saúde não entender muito de estratégias de marketing, e é exatamente por isso que existem as agências de marketing digital, para dar todo o suporte ao longo desse processo.

A seguir, vamos mostrar as principais estratégias de marketing que os médicos precisam aplicar, e por que são tão importantes no momento de utilizar a telemedicina.

Marketing para médicos: quais estratégias que funcionam

A estratégia número 1 e a mais importante é ter um site, principalmente porque é através do Google que potenciais pacientes fazem suas pesquisas para encontrar um médico ou outras questões de saúde.

Por isso, vamos nos concentrar aqui na importância de ter um site hoje, e melhor, aparecer nas primeiras páginas dos mecanismos de pesquisa.

Isso porque o site é o primeiro contato entre os futuros pacientes e o profissional de saúde.

Veja as principais vantagens de ter um site:

1.Divulgar sua atividade médica/especialidade

Ter um site possibilita que um médico se faça conhecer e assim, ter mais visibilidade.

A maioria das pessoas fazem pesquisas na Internet, especialmente no Google, para encontrar um médico ou clínica e se você não tiver um site, vai ser praticamente impossível te encontrar.

Ter um site permite atrair potenciais pacientes e transformá-los em pacientes, e o seu objetivo deve ser posicionar seu site nas primeiras posições.

2.Informar os pacientes

O site permite fornecer informações aos pacientes em tempo real, onde o médico se apresenta, mostra os horários de funcionamento, endereço, etc.

É também possível encontrar as especialidades médicas.

Dessa forma, os pacientes encontram tudo o que precisam no site, e saberão mais sobre a sua experiência.

3.Trocar informações

Um site bem estruturado permite aos pacientes fazer perguntas e tirar dúvidas.

Com a telemedicina, é possível inclusive obter resultados dos exames ou solicitar uma prescrição médica.

Essa troca ajuda a tornar a relação mais próxima e mais confiante com seus clientes.

O médico pode escolher ele mesmo responder as perguntas ou delegar ao seu assistente, e é justamente essa atenção que ajuda a fidelizar os pacientes.

4.Contéudo informativo

Através do site, você pode fornecer conteúdo informativo aos seus pacientes, mas acima de tudo, informações corretas.

A Internet está cheia de coisas falando sobre saúde, mas é fundamental que isso seja verdade.

Você pode postar conteúdos relacionados ou não com a sua atividade, mas que sabe que agregam valor aos seus clientes.

Por exemplo, falar sobre algumas doenças e métodos de prevenção.

Tenha em mente que os tempos mudaram e a maioria dos profissionais de saúde tem um site hoje.

Os avanços tecnológicos, e aqui entra a telemedicina, fazem com que os internautas recorram à Internet para encontrar soluções.

Quando alguém faz uma pesquisa no Google, por exemplo, vai encontrar seu site, ver todas as informações sobre você ou sua clínica e com certeza, pode querer marcar uma consulta presencial ou à distância.

5.Integrar com redes sociais

Outra estratégia são as redes sociais, no entanto, não funcionam para todas as áreas médicas.

Por exemplo, especialidades como nutrição ou perda de peso, usar as redes sociais como estratégia de marketing é excelente.

Por outro lado, para outras especialidades, como ortopedia, cardiologia, ajuda mais como uma espécie de portfólio, mas o que realmente dá resultado é um site bem estruturado e de qualidade.

Isso porque é acessível em qualquer horário e em qualquer lugar. Seu paciente pode consultar seu site e encontrar as informações que respondem às suas necessidades através de seus serviços.

Agora que você já viu todos os benefícios de ter um site voltado para médicos, confira a importância de contar com a ajuda de uma agência de marketing digital.

Qual é a importância de uma agência de marketing digital para desenvolver seu site?

Há ainda quem pense que basta criar um site e colocar no ar. Até pode funcionar em algumas áreas, mas quando se trata de um site para médicos, não é bem assim.

São necessárias várias estratégias, que apenas especialistas em marketing digital são capazes de aplicar.

E que estratégias seriam essas?

SEO

Hoje, o Google representa cerca de 92% das pesquisas, e por isso é essencial aplicar uma técnica chamada de SEO, que tem como finalidade posicionar seu site na primeira página do Google.

Para quem está tendo contato com esse assunto pela primeira vez, saiba que existem agências especializadas em SEO que têm segredos que colocam o seu site na primeira página do Google.

Consequentemente, vai atrair mais pacientes de forma orgânica, ou seja, sem você ter que ficar gastando dinheiro com Google Ads.

É uma estratégia a longo prazo, mas que aumentará o tráfego do seu site. E justamente essa visibilidade que despertará o interesse de novos pacientes para te conhecer.

Vale aqui lembrar também que usar backlinks também ajuda a aumentar a visibilidade do seu site e promover mais autoridade, que é quando outros sites apontam para o seu.

Conteúdo de qualidade

Provavelmente, quem acessa o seu site está em busca de um bom conteúdo, logo, é isso que você deve fornecer.

Mas um conteúdo bem elaborado, coerente com a sua atividade, e que faça com que a pessoa queira saber mais.

E quando se trata de saúde, isso é ainda mais importante, uma vez que todo o seu conteúdo deve ser verdadeiro, o que por sua vez faz com que confiem no que você está falando.

É fundamental fazer a escolha certa de palavras-chave, e inseri-las ao longo de todo o conteúdo, o que também é um critério usado pelo Google para ranquear seu site.

Hospedagem segura

Esse é um ponto que não pode ser negligenciado, pois uma boa hospedagem é o que garante o bom desempenho do seu site.

É necessário que o site consiga suportar milhares de acessos e que não apresente problemas em carregar ou travar.

Não tem nada mais desagradável do que entrar num site e ficar toda hora saindo do ar e recarregando.

Se isso acontecer, é bem provável que a pessoa acabe desistindo e saia.

Site responsivo

Hoje em dia, a maioria das pessoas acessa a Internet por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Portanto, seu site deve ser adaptado a todos esses dispositivos, mas sempre mantendo a mesma estrutura se fosse acessado pelo computador.

Todas essas estratégias, desde que feitas da maneira correta, vai fazer com que seu site tenha uma ótima visibilidade, alcance um maior número de potenciais clientes e transmita mais autoridade e credibilidade.

Telemedicina e marketing para médicos: qual é o segredo?

Você acabou de ver que um site para médicos pode melhorar o serviço oferecido aos pacientes, quando respeita os princípios éticos, assim como as competências e qualificações profissionais.

E hoje em dia, com o avanço da telemedicina, é primordial possuir um site.

Seja para que seus pacientes possam entrar em contato com você, agendar uma teleconsulta, ou mesmo para ler os artigos publicados.

Ter um site médico é a melhor ferramenta para atingir seus objetivos.

E ao contrário de outras mídias, o site é acessível em todo o mundo, em qualquer hora e acessado por todos.

De repente, uma pessoa do outro lado do mundo viu as suas qualificações, gostou, e com a telemedicina, pode marcar uma consulta.

Mas isso só será possível se você investir em marketing digital e é aí que está o segredo da telemedicina e marketing para médicos.

Nós, da QMIX Digital contamos com uma equipe preparada e qualificada para te ajudar, seja para repaginar seu site ou desenvolver um site do zero.

Lembre-se sempre que, a telemedicina já faz parte do dia a dia das pessoas, e se você deseja atrair mais clientes, de forma a agendar mais consultas, comece pelo seu site!

Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no tumblr
Tumblr

Marketing Digital

Nosso negócio é vender o seu!

dicas