Você já ouviu falar sobre a estratégia de linha editorial Instagram? Não tem como negar que há muito tempo as redes sociais deixaram de ser apenas uma forma de comunicação instantânea.
Criar uma linha editorial Instagram é vital para contribuir com as suas demais estratégias e alcançar os resultados que você tanto deseja.
Fato é que, hoje em dia, a produção de conteúdo que se foca apenas em venda é um grande erro. Mesmo porque as pessoas não estão prontas para comprar a todo momento.
É preciso entender o funil de vendas, e isso independe do seu nicho de mercado. E elaborar uma linha editorial no Instagram é uma forma de entregar assuntos de valor, com temas que interessem o seu público-alvo.
Então, se você quer saber o que é linha editorial Instagram, é só continuar nesse artigo que iremos falar tudo a respeito desse assunto.
O que é linha editorial Instagram?
Em suma, a linha editorial é um guia que visa definir os temas dos quais você irá abordar em seu blog, rede social, YouTube etc.
Trata-se de um termo que nasceu e se popularizou no jornalismo, a qual se refere à maneira com que uma determinada empresa vê o mundo, em relação a valores.
É com base nessa óptica que as equipes começam a produzir conteúdos. Isso quer dizer que é a partir da linha editorial que os conteúdos começam a surgir.
Então, se porventura uma determinada pauta estiver distante da linha editorial – isto é, não corrobora com os valores e visão da empresa -, o tema não será publicado. Com o marketing, não há nada diferente.
A linha editorial Instagram visa fazer com que um determinado perfil produza apenas conteúdos que tenham relação com os valores intrínsecos. Ou seja, os temas devem se enquadrar em:
- Ser de interesse do público-alvo;
- Corroborar com aquilo que o perfil acredita;
- Relacionar-se com as dúvidas da sua audiência.
Por que criar uma linha editorial?
Porque o marketing de conteúdo vem se tornando, cada vez mais, a principal estratégia de micro, pequenas, médias e grandes empresas.
Profissionais de todas as áreas se utilizam dessa técnica como uma forma de construir autoridade e prospectar.
E a linha editorial para o seu Instagram é capaz de fazer exatamente isso, atrair um público ainda mais qualificado.
No entanto, o grande problema é que muitos empreendedores aplicam essa técnica de forma deliberada, fazendo conteúdos a torto e a direito, mas não é bem assim.
Você precisa criar um certo padrão de qualidade na sua linha editorial Instagram, até para que cada post seu tenha resultados.
É necessário definir uma linha editorial, por exemplo. A partir daí, por meio de técnicas, pouco a pouco você vai conseguir os resultados que almeja.
Como construir uma linha editorial Instagram?
Há uma série de técnicas que vão ajudar você a ter uma audiência mais qualificada e gerar mais engajamento para o seu perfil.
Além de comprar backlinks para o seu perfil, o que você deve fazer é entender um pouco mais sobre o seu público-alvo.
Ao obter esse entendimento, os passos seguintes se baseiam em categorizá-los, a fim de criar grupos temáticos distintos.
A partir disso, define-se o tipo de conteúdo e assuntos que irão solucionar cada necessidade, por meio das postagens. Abaixo, iremos dar um passo a passo de como construir a sua linha editorial Instagram.
Entenda o seu negócio
Você deve saber quais são as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades do seu negócio. A análise SWOT é um ótimo ponto de partida.
Mas, antes mesmo de começar a produzir conteúdo, é preciso descobrir qual é o nicho que a sua empresa atua.
O nicho de mercado nada mais é que um grupo de consumidores, os quais têm necessidades mais específicas, mas que nenhum produto ou serviço corresponde ao que precisam.
Porém, saiba que nicho é diferente de segmento. Enquanto esse último é um grupo mais amplo, o nicho representa uma parcela menor de pessoas.
Faça estudos de persona
A rede social é uma plataforma que reúne todo tipo de pessoa, com perfis, necessidades e desejos diferentes. Por isso, você precisa saber quem é a persona do seu negócio.
É a partir dessa análise que você consegue saber quais são as pessoas que serão impactadas pelo seu tipo de conteúdo.
O Instagram é uma rede que permite coletar algumas informações do público que consome os seus conteúdos e, com isso, você vai ter informações vitais na hora de criar a sua linha editorial.
Mesmo porque, ao fazer esse estudo, você passa a saber quais são as dúvidas e necessidades. Por consequência, consegue direcionar conteúdos justamente para isso.
Procure saber quais são as principais dúvidas do seu cliente
Pode ser que o seu conteúdo seja muito bem produzido e completo. Mas falar sobre algo que não interessa os seus seguidores, é perda de tempo.
Imagine um perfil automobilístico falando sobre jardinagem, por exemplo. Por mais que o conteúdo em si seja muito bem produzido, não vai surtir efeitos tão positivos quanto se espera.
Então, descubra quais são as dúvidas dos seus clientes. Invista em materiais que são dinâmicos e que estimulam a participação dos seguidores.
Uma dica bem simples de fazer isso é abrir a caixa de perguntas no Instagram. Por meio delas, você descobre mais do seu público, além de criar uma interação, engajamento e criar vínculos.
Crie categorias para a linha editorial Instagram
Assim que fizer um bom estudo sobre o seu negócio, bem como entender seu nicho, persona e saber quais são as principais dúvidas, está na hora de começar a produção.
Nessa etapa, o que você precisa fazer é criar categorias, as quais irão lhe ajudar a trilhar por um caminho onde as suas produções serão mais consistentes, trazendo bons resultados.
Apenas saiba que categoria é diferente de editoria. Dentro do jornalismo, editoriais se referem a coisas do tipo:
- Política;
- Sociedade;
- Comportamento etc.
A categoria é algo um pouco mais específico, haja vista que procura tratar um problema de maneira mais direta.
Se você tem ou administra um Instagram de um psicólogo, por exemplo, algumas categorias que você pode definir, são:
- Trabalho;
- Autoestima;
- Saúde mental;
- Depressão;
- Ansiedade etc.
No entanto, uma dica que pode ajudar ainda mais no processo de criação das suas linhas editoriais é criar uma categoria dentro de outra categoria. Como assim?
Ao invés de falar apenas sobre ansiedade, que tal ser mais específico? “Ansiedade no trabalho”, “como controlar uma crise de ansiedade” ou “gatilhos para ansiedade”, por exemplo, são formas de abordar o mesmo tema, mas com uma abordagem melhor direcionada.
Respeite o seu calendário editorial Instagram
O calendário editorial não se refere apenas às pautas que você deve criar. Na verdade, é todo um conglomerado de estratégia, que inclui:
- Organização dos conteúdos que vão estar na sua página;
- Controle sobre datas de publicação;
- Prazos para produção de conteúdo;
- Equilibrar as categorias abordadas, de acordo com o objetivo;
- Analisar os resultados de cada postagem.
Por fim, não podemos deixar de dizer que a linha editorial Instagram não quer dizer que você deve postar todos os dias. Apenas se esforce para realizar tudo de acordo com o que foi planejado, dentro das métricas e estratégias que estipulou.