A giárdia em cachorros é uma doença que assusta muitos donos de pet, devido ao fato de que seus sintomas se assemelham a várias outras condições que um bichinho pode ter ou desenvolver.
Por isso, conhecer as principais informações a respeito dela é tão importante quanto tratar o seu companheiro.
Neste post da DrogaVET, explicamos para você tudo sobre a giardia canina, bem como seus sintomas e tratamentos, a fim de que você possa saber como lidar caso seu companheiro de quatro patas esteja passando por esse problema. Confira!
O que a giárdia pode causar no cachorro? Saiba quanto tratar a doença
Também conhecida como giardíase, a doença é causada por um parasita que se aloca no intestino e que pode afetar diversos animais como cães, gatos, aves e, inclusive, nós humanos – o que a torna ainda mais séria.
Animais de qualquer idade podem ser acometidos por esse problema, tanto os que vivem em um lar quanto aqueles que, infelizmente, estão nas ruas.
As consequências desse quadro afetam bastante a vida do bichinho, pois entre seus sintomas estão diarréia e vômitos, que podem comprometer o bem estar diário do seu animal.
O que é a giárdia canina?
Assimilada como uma zoonose, graças a sua transmissão a outros animais e também para humanos, a giárdia canina é uma doença decorrente do protozoário Giardia lamblia.
O parasita da giárdia, uma vez instalado no intestino delgado, causa diversos tipos de mau estar ao bichano.
Ela é preocupante, sobretudo, por poder ser transmitida a outros seres e esse é um dos principais motivos pelo qual é importante prestar atenção na saúde do seu pet, especialmente se você possui mais de um em casa.
Como acontece a infecção?
Como explicado acima, a giárdia pode ser transmitida para outros animais. Caso seu pet seja diagnosticado com giardíase, essa pode ter sido uma das formas de sua infecção. Ou seja, o contato direto com outros bichinhos infectados.
Contudo, a infecção não se restringe só a essa forma – ela pode ocorrer de forma indireta também. O protozoário da giárdia põe cistos, como pequenos ovos, e esses são extremamente resistentes.
Eles se encontram nas fezes de um animal infectado, água ou em alimentos, o que possibilita, assim, a infecção de outros cães.
O que a giárdia pode causar no cachorro?
Se não tratada, a giárdia pode agravar seriamente a saúde e a vida do seu pet e, em quadros extremos até à morte.
A giardíase causa no pet vômitos, diarréia e, ainda, a insuficiência renal em cães pode tornar-se outra consequência dessa doença. A seguir outros sintomas que a giárdia pode causar no cachorro:
- Falta de apetite;
- Apatia;
- Desidratação;
- Diminuição no peso;
- Vômitos;
- Diarréia ou fezes de forma fora do comum, podendo ter outras cores.
Além da insuficiência renal em cães, a giardíase causa problemas de saúde no cãozinho que afeta sua energia, e seus sintomas podem ser facilmente confundidos com outras condições.
Quantos dias dura a giárdia em cachorro?
Caso a doença seja tratada de forma corretamente recomendada e acompanhada por um veterinário, pode durar de 5 a 12 dias. Todavia, a duração da doença varia de cachorro para cachorro, a depender de sua condição.
Além disso, é importante considerar e também analisar, com um veterinário, se o cãozinho não foi reinfectado durante o tratamento, pois esse fator pode fazer com que a giardíase fique mais tempo no bichinho.
Giárdia canina tem cura?
A giárdia no cão tem cura e, para isso, é extremamente importante procurar um veterinário para iniciar o tratamento o mais rápido possível, pois lembre-se de que essa doença é transmissível de uma forma que não podemos ver a olho nu.
Existe a vacina para giárdia que ajuda no controle dessa doença, mesmo que não torne impossível de seu pet contraí-la.
Ao iniciar o tratamento de giardíase no seu bichinho, confira o site da DrogaVET, no qual você encontra manipulados para giárdia, adquiridos com a prescrição do veterinário!
Como tratar a giárdia canina?
Após a consulta com o veterinário e adquirir os medicamentos necessários para a recuperação do seu bichinho, você pode tratar a giardíase com outras prevenções que evitarão que o seu pet contraia a doença – confira:
- Tirar os sapatos e lavar as mãos ao chegar em casa;
- Oferecer somente água filtrada ao pet;
- Deixar a casa sempre limpa, sobretudo o ambiente em que o bichinho mais fica;
- Não deixar seu cão cheirar, comer ou lamber as fezes de outro animal;
- Realizar exames de rotina e consultas com o veterinário.
Com essas dicas de como prevenir e tratar a giárdia, fica um pouco mais fácil lidar com essa doença e não dar mole para seu pet contrair. Além de garantir a higiene do local e a saúde dos bichinhos e dos humanos dentro de uma casa.
A giárdia canina é fácil de ser confundida com outras doenças, mas com o cuidado rotineiro com seu pet, é possível evitá-la e também tratá-la caso a doença se manifeste no seu bichinho – sobretudo, com os melhores manipulados que você só encontra na DrogaVET.
Leia também: Cuidar da saúde