A maioria das pessoas não sabe o que é apólice de seguro e porque isso é tão importante.
Quando ocorre algo com o objeto que temos segurado, como a moto, algumas dúvidas sempre aparecem. Quem nunca escutou a frase: “você está com sua apólice em mãos?”.
Se você tem dúvidas sobre o que é a apólice, fizemos esse post para te ajudar a compreender tudo que é necessário sobre sua apólice.
O que é apólice de seguro?
A apólice de seguro é um documento emitido pela seguradora que fornece o seguro para quem realizou a contratação do serviço.
Através da apólice é possível comprovar que foi estabelecido em contrato entre seguradora e segurado.
Ademais, na apólice são apresentadas as coberturas que informam em quais casos a pessoa será indenizada.
Se tratando de um documento que oficializa seus direitos, a apólice é uma forma de garantia ao segurado e aos seus beneficiários de recebimento efetivo das quantias, de acordo com a contratação, caso aconteça algum sinistro.
Isso significa que a apólice mostra os casos de risco os quais o segurado terá cobertura.
Desta forma, caso elas ocorram, darão origem a uma indenização ou outra medida prevista na apólice de seguro, servindo para amparar seu beneficiário.
Como funciona a apólice de seguro?
Para assegurar a proteção do beneficiário, é preciso que a documentação da apólice conte com diversas especificações.
Embora alguns contratos tenham determinadas variações, há certas informações comuns em todas as apólices.
São eles:
- Premissas particulares: essas premissas descrevem de forma detalhada cada cobertura, prazos vigentes, indenizações, formas de pagamento, entre outras questões;
- Premissas gerais: estabelecem quais são as obrigações e direitos das partes envolvidas, os valores, as coberturas e prazos;
- Premissas especiais: são as regras específicas do tipo de seguro contratado.
Quais os tipos de apólices de seguro?
Em consulta ao site da empresa Giovanibruno Seguros, é possível encontrar diferentes tipos de apólices. Veja quais são as principais:
Apólice aberta e fechada
Em uma apólice aberta é possível fazer alterações na cobertura a depender da necessidade do beneficiário.
Já na apólice fechada não é possível fazer essas mudanças, pois todas as especificações devem ser determinadas assim que o contrato for assinado.
Apólice multirrisco ou compreensiva
A apólice multirrisco, também conhecida como apólice compreensiva, é extensa e promove proteção contra diversos tipos de danos.
Ela assegura cobertura para o titular e todos seus patrimônios.
Apólice de recibo
Essa modalidade de apólice é adotada quando o segurado contrata serviços temporários, como em uma viagem, por exemplo.
Esse nome foi dado em razão de que ela também serve como recibo de pagamento do prêmio do seguro.
Apólice contra danos a terceiros
Essa apólice cobre o reembolso da indenização que o segurado é obrigado a custear caso cause prejuízos a terceiros em razão de avarias materiais ou corporais.
Apólice individual ou coletiva
As apólices do tipo individuais envolvem apenas duas partes: seguradora e segurado.
Já as coletivas contam com a participação de várias pessoas e normalmente são contratadas por empresas.
Apólice de riscos nomeados
Esse tipo de apólice é o mais nichado de todos. Tem cobertura somente para os eventos estabelecidos na apólice e nada mais.
Isto é, completamente nada sai do previsto no contrato que será coberto pela empresa.
Principais tipos de seguro
Como há uma grande quantidade de seguros disponíveis no mercado, pesquisando um pouco você consegue encontrar a solução apropriada para cada caso.
Separamos a seguir os tipos de seguro mais comuns:
- Automotivo: o seguro de automóveis visa no risco diário de se envolver em um acidente ou ser alvo de criminosos. Grande parte das apólices faz a cobertura de incidentes básicos, como roubos e avarias materiais;
- De vida: o objetivo do seguro de vida é dar um suporte aos familiares direitos do contratante pagando uma indenização caso ele venha a falecer por causas naturais ou acidentais. Em algumas coberturas, a indenização pode envolver casos de invalidez temporária, permanente ou doenças graves;
- Residencial: o seguro residencial foca proporcionar proteção ao imóvel contra acidentes como desastres naturais e incêndios. Também é possível integrar as mais diversificadas coberturas, como contra furtos, danos elétricos, além de suporte 24 horas para reparos domésticos;
- Viagem: o seguro viagem é usado para fazer a cobertura de eventuais despesas médicas quando o beneficiário está fora da sua casa. Coberturas complementares envolvem auxílio em casos como perda de documentos e extravio de bagagem;
- Empresarial: pouco conhecido, o seguro empresarial faz a cobertura para negócios e empreendimentos comerciais, fazendo a proteção da estrutura usada na operação, incluindo equipamentos.