Para trazer crescimento e melhorar resultados da empresa, a consultoria de vendas é uma atividade cada vez mais realizada entre as melhores empresas em todo o mundo.
Através da consultoria, é possível organizar o planejamento de vendas com estratégia e treinar a equipe de vendas para que se adapte a atender os clientes conforme suas necessidades.
A consultoria de vendas auxilia os vendedores e profissionais do marketing a chamarem a atenção do consumidor para o valor do produto. Com isso, melhorar resultados da empresa torna-se uma consequência praticamente inevitável.
O que é uma consultoria de vendas?
A consultoria de vendas é sinônimo para um método criado com intuito de melhorar os resultados da empresa através do setor de vendas. Na consultoria, os seguintes fatores são considerados:
- Diagnóstico
- Direcionamento
- Otimização
O processo de vendas em uma empresa vai muito além de, simplesmente, “vender”. É preciso conhecer a realidade da empresa perante o mercado, conhecer quem é o cliente ideal e criar estratégias utilizadas para derrubar objeções.
Como funciona a consultoria de vendas?
Na prática, para que uma empresa trabalhe com a consultoria de vendas, é necessário contratar um consultor de vendas. Esse profissional não é um mero treinador de equipe, mas alguém com muita experiência no mercado, e tenha perfil para trabalho em conjunto.
O perfil profissional do consultor de vendas é de suma importância porque a consultoria de vendas funciona em três vértices: o consultor, o empreendedor e os funcionários. A função do consultor é estudar a empresa e quais são os seus objetivos, de forma que possa diagnosticar quais são os gargalos, isto é, as fraquezas.
Em muitos casos, detalhes determinam a estratégia de vendas bem ou mal executada e a atuação da consultoria de vendas pode ser decisiva para melhorar resultados da empresa.
Benefícios da consultoria de vendas para melhorar resultados da empresa
Entender quais são os benefícios da consultoria de vendas é a forma ideal de mostrar na prática o real valor desse método. Uma empresa que realiza consultoria é impactada positivamente desde o conhecimento do mercado até a identificação de deficiências e foco em resultados reais, isto é, viáveis para a empresa no momento.
Ampliar a visão do negócio
Aqui o benefício diz respeito a integrar os setores de sua empresa, de forma que um alimenta e se beneficia do outro, ao invés de focar em um setor por vez, o que pode gerar um desequilíbrio nas operações.
Ao ter uma visão ampla, o empreendedor se torna capaz de usar a força do setor de vendas para criar estratégias de marketing. Essa mentalidade pode ser aplicada a todos os setores para melhorar resultados da empresa.
Criar metodologia própria
Cada empresa funciona internamente de acordo com sua própria realidade, mas com a habilidade natural, e adquirida, de um consultor de vendas, é possível criar um método próprio para que a empresa funcione. Dessa forma, os colaboradores têm uma visão clara e um modo de trabalho bem definido. Isso otimiza os processos e mantém a todos motivados.
Economizar tempo
Às vezes, a contratação de uma consultoria de vendas significa que o gestor precisa de ajuda ao diagnosticar problemas e criar métodos não por uma questão de falta de competência, mas por falta de tempo, mesmo.
As atividades de gestão são muito amplas e demandam muito de um profissional, portanto passar adiante a tarefa da consultoria para alguém qualificado evita estresse e otimiza o tempo do gestor.
Economizar dinheiro
A economia financeira se liga intimamente com a economia de tempo. É um benefício decorrente da consultoria, não necessariamente direto. Ela acontece porque quando o gestor está livre para suas atividades usuais, ele simplesmente trabalha de forma mais otimizada, o que gera menos despesas e custos.
O que avaliar na escolha da consultoria de vendas?
Antes de contratar a consultoria de vendas para melhorar resultados da empresa, é ideal fazer uma avaliação do próprio negócio. Buscar saber, em primeiro lugar, como está a percepção dos clientes em relação à empresa.
Em segundo lugar, é necessário verificar a experiência da empresa de consultoria ou do consultor analisado. Também vale a pena saber se a proposta desses profissionais condiz com as demandas e metas de seu negócio. Contratar um consultor especializado no nicho de interesse é vital.
Hoje em dia, ter uma consultoria de vendas não é mais algo exclusivo das grandes empresas. É apenas um passo necessário para o estabelecimento e crescimento de um negócio.