Mesmo com a abertura da Copa do Mundo, a Bio Brazil Fair | Biofach América Latina 2026, no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP), registrou grande movimento. Os corredores da feira, considerada uma das principais do setor de bem-estar, nutrição e sustentabilidade, ficaram lotados de compradores, distribuidores e profissionais da saúde e do esporte. O público demonstrou que a procura por produtos sem químicos, zero açúcar, zero lactose e zero glúten continua em alta.
Para aproveitar esse cenário, o Sebrae levou 23 empresários de 12 estados para expor em seu estande. Os empreendedores não pagam para participar e podem vender seus produtos diretamente ao público. “Queremos dar visibilidade aos pequenos negócios, possibilitando a conexão com o mercado e gerando renda”, afirmou Victor Ferreira, analista de competitividade do Sebrae Nacional.
O estande do Sebrae conta com ativações diárias de chefs de cozinha, que preparam receitas com ingredientes de biomas brasileiros. Um dos destaques foi o pirarucu servido com melado de caju da CajuFit, produto 100% natural desenvolvido em Apodi (RN) pela biomédica Adriene Lima. A empresa, que também produz um doce cremoso da fruta, foi criada há quatro anos a partir da necessidade do marido de Adriene, que é pré-diabético. “Testamos na cozinha de casa. Foram muitas panelas queimadas até chegar ao sabor ideal, sem adição de açúcares ou conservantes”, lembrou a empreendedora, que expunha na feira pela primeira vez.
Outro expositor foi o economista Eduardo Morais, fundador da Essências Brazil, de Chapada dos Veadeiros (GO). A empresa tem como carro-chefe o óleo essencial de melaleuca. Interessado em exportar, ele buscou o Sebrae para se preparar. “O Sebrae dá toda a infraestrutura para a gente”, disse. Morais lamentou ter perdido uma venda para uma rede da Arábia Saudita por falta da certificação halal.
Produtos funcionais e mercado interno
A sommelière de chá Juliana Montagner, da Mon Jullí Chás Especiais, participou de rodadas de negócio focando no mercado interno. Ela criou cinco blends funcionais a partir de brotos de camellia sinensis, com ervas, frutas e flores, em embalagem biodegradável. Para o Dia dos Namorados, em 12 de junho, ela lançou a infusão ‘Amor’, uma das mais procuradas no estande.
Todos os produtos levados pelo Sebrae à feira estão cadastrados na plataforma Do Brasil à Mesa, que reúne cerca de mil empresas dos segmentos de orgânicos, artesanais e com Indicação Geográfica.
