Uma delegação do Colégio Nacional de Defesa da Nigéria (National Defence College) visitou o Sebrae na última quarta-feira, dia 6, em busca de referências para fortalecer os pequenos negócios do país africano. A Nigéria passa por reformas econômicas e quer diversificar sua economia para além do petróleo. As micro e pequenas empresas representam 90% dos empreendimentos no país.
O presidente do Sebrae, Rodrigo Soares, recebeu a comitiva e destacou semelhanças entre os dois países. Ele afirmou que os pequenos negócios no Brasil correspondem a 95% das empresas brasileiras e que a maioria dos empregos gerados no último ano veio desse segmento. Soares disse ainda que a visita mostra a prioridade que o governo federal brasileiro tem dado aos países africanos na cooperação Sul-Sul.
Na Nigéria, os pequenos negócios respondem por quase metade do PIB, mas enfrentam desafios como informalidade elevada, acesso limitado ao crédito e baixa produtividade. O gerente da Assessoria Internacional do Sebrae, Vinicius Lages, afirmou que o tema vai além da economia. Segundo ele, os pequenos negócios também representam segurança nacional, porque quando os segmentos menos favorecidos estão em perigo, isso impacta todos.
A delegação conheceu dois programas do Sebrae. O Brasil Mais Produtivo, em parceria com o governo federal, tem meta de alcançar mais de 200 mil micro e pequenas empresas em quatro anos, com ganhos médios de 23% em produtividade e 18% em eficiência energética. O Conexões Corporativas conecta pequenos negócios às cadeias de valor de grandes empresas e, em 32 anos, beneficiou mais de 191 mil empresas, gerando R$ 11 bilhões em negócios.
O líder da delegação, Edmond Olushola Oluokun, diretor do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação do Colégio Nacional de Defesa da Nigéria, disse que o objetivo é avaliar o setor de manufatura orientada à exportação e o potencial econômico do Brasil.
Com 232 milhões de habitantes, a Nigéria tem um dos maiores mercados em expansão da África, o que representa oportunidade estratégica para pequenos negócios brasileiros que queiram crescer no continente. Durante o encontro, os participantes nigerianos questionaram como o Brasil tem aproveitado a semelhança demográfica entre os dois países para impulsionar sua indústria e exportações.
A visita reforça o Memorando de Entendimento assinado em agosto de 2025 entre o Sebrae, a ApexBrasil e a Small and Medium Enterprises Development Agency of Nigeria (SMEDAN). O acordo foi firmado durante o Fórum Empresarial Brasil-Nigéria e prevê cooperação em capacitação empreendedora, desenvolvimento de cadeias de valor, letramento financeiro e garantias de crédito.

