O presidente do Sebrae, Rodrigo Soares, visitou Ceilândia (DF) nesta quinta-feira (18) para apresentar a campanha Dona do Seu Próprio Negócio. Ele foi recebido pela empreendedora Anne Caroline Martins em um ponto de venda do Dindin Gourmet Bom Te Ver.
A iniciativa do Sebrae orienta microempreendedores individuais (MEIs) sobre a importância da formalização. A campanha também tira dúvidas sobre a participação no Cadastro Único e garante direitos e acesso a programas para pessoas de baixa renda.
O primeiro episódio da mininovela “Dona do Seu Próprio Destino” já está disponível nas redes sociais do Sebrae. O tema aborda os medos que travam o crescimento do negócio, incluindo a informação falsa de que ser MEI cortaria o benefício do Bolsa Família.
Rodrigo Soares afirmou que estudos do Sebrae e do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) mostram que cerca de 2,6 milhões de microempreendedores individuais abriram CNPJ depois de aderir ao registro de programas sociais. Segundo ele, abrir o pequeno negócio não retira o Bolsa Família das famílias de baixa renda, mas contribui para a superação da pobreza.
“Além do acesso aos benefícios, esses empreendedores passam a ter o Sebrae como uma rede de apoio para apoiar no crescimento e na melhoria do negócio. Queremos levar mais renda e mais cidadania para a nossa população”, disse o presidente do Sebrae.
Anne Caroline Martins, que venceu o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios na categoria MEI em 2022, destacou a importância do Sebrae em sua trajetória. “Foi praticamente uma mãe. Fiz diversos cursos gratuitos, recebi consultorias, passei pelo Empretec, que foi um divisor de águas. O Sebrae pegou na minha mão e me mostrou como crescer de forma ordenada”, afirmou.
O negócio de Anne possui parceria com outros dois estabelecimentos no Distrito Federal para revenda do produto e está presente em aplicativos de entrega. A empreendedora conta que em breve precisará se desenquadrar como MEI e se tornar uma microempresa (ME). Para isso, ela pretende procurar novamente o apoio do Sebrae, inclusive para se informar sobre acesso a crédito.
Rodrigo Soares explicou que, por meio do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), o Programa Acredita Sebrae oferece garantia ao banco sobre o empréstimo e assistência para orientar o investimento no crescimento do negócio.
