Tratamento anti-inflamatório não esteróide, terapia e até injeções de células-tronco são soluções comuns para dor no joelho quando não cirurgicamente possível. Como substituto da cirurgia, essas opções podem aliviar sua dor e garantir sua saúde geral sem estresse e recuperação. No entanto, a cirurgia é ocasionalmente necessária.
Alguns pacientes com desconforto no joelho podem se beneficiar da cirurgia de substituição completa do joelho. Para bons resultados e um recuperação mais rápida tempo do que no passado, o crescimento tecnológico tornou esse tratamento menos assustador. Agora é possível que os cirurgiões façam substituições completas de joelho assistidas por robótica, levando a melhores resultados cirúrgicos para você.
Desenvolvimentos na substituição total do joelho desde o passado até os dias atuais
Em comparação com seus primeiros dias, a cirurgia de substituição do joelho fez um progresso importante. Espera-se que mais de três milhões de substituições de joelho sejam realizadas até 2030, um aumento nas operações realizadas anualmente. O uso de braços robóticos para cirurgias precisas evoluiu melhor desde os dias em que o ferro era empregado como substituto articular.
A primeira operação para substituir completamente a articulação do joelho de um paciente ocorreu em 1968. No entanto, a cirurgia da artroplastia completa do joelho não começou até o início da década de 1860, quando um cirurgião alemão chamado Themistocles Gluck inseriu cirurgicamente uma articulação de dobradiça de ferro pela primeira vez. Este foi o início do procedimento. A articulação da dobradiça Walldius não fez sua estréia até 1951 e foi fabricada pela primeira vez em acrílico. Em 1958, o elemento material foi alterado para cobalto e cromo.
Na década de 1960, John Charnley criou a artroplastia total do quadril com metal sobre polietileno, que influenciou partes da artroplastia total do joelho. Frank Gunston inventou um joelho solto que substituiu as porções medial e lateral da articulação usando elementos condilares independentes.
A abordagem foi empregada ao longo da década de 1970 à medida que os materiais dos componentes, a forma e os recursos de fixação foram aprimorados constantemente. Desde então, houve tentativas de refinar o dimensionamento, melhorar a instrumentação, maior alcance e possibilidade de substituição patelofemoral. Atualmente, a tecnologia tornou-se um grande elemento do processo em que a artroplastia do joelho é realizada.
A Cirurgia Assistida por Braço Robótico (RAS) é uma especialidade em Ortopedia Integrada. Em 2004, Rony Abovitz, Maurice Ferre MD e outros membros da equipe da Z-KAT, especialistas com certificação em cirurgia assistida por robótica, Inc. lançaram a Mako Surgical. Seu Whole Arm Manipulator, desenvolvido pela primeira vez no MIT e depois na Barrett Technology, era um dispositivo robótico háptico exclusivo para fins médicos no qual eles trabalharam juntos.
O que é a Cirurgia Tradicional do Joelho?
As superfícies do joelho afetadas ou danificadas são substituídas usando um processo ortopédico conhecido como substituição tradicional do joelho. Para ajudar os pacientes a retornar às suas vidas normais, uma “prótese” ou implante pode ser usado para substituir as superfícies danificadas e aliviar a dor e melhorar o movimento.
Uma longa incisão vertical no centro do joelho é usada no procedimento típico de substituição do joelho para obter acesso e ver a articulação. Um exemplo deste procedimento é uma substituição não invasiva do joelho. Incisões mais curtas e técnicas alternativas expõem a articulação para reduzir a dor pós-operatória e acelerar a cicatrização.
Cirurgia de joelho assistida por robô
Se você está sofrendo de artrite no joelho em estágio inicial ou intermediário, pode ser um candidato à cirurgia de substituição do joelho Mako. O Sistema Ortopédico Interativo do Braço Robótico é utilizado para realizar o recapeamento parcial do joelho.
A parte infectada do joelho é revivida durante as terapias, preservando os ossos e tecidos melhores e mais saudáveis do paciente. Depois disso, um implante é colocado dentro da articulação para restaurar a amplitude de movimento natural do joelho.
Benefícios da cirurgia robótica do joelho
Em comparação com a era anterior das cirurgias de joelho, as substituições de joelho assistidas por robô representam uma grande melhoria no campo. Usando imagens e pesquisas em 3D pré-operatórias, os cirurgiões podem implantar seções de joelho especificamente adaptadas à estrutura de cada paciente.
A cirurgia robótica é menos invasiva do que a substituição tradicional do joelho, com incisões minimamente invasivas, menos danos aos ossos e tecidos mais próximos e maior precisão. Com o tratamento cirúrgico do joelho mais preciso, as peças novas têm menos desgaste abrasivo, reduzindo a necessidade de novas cirurgias de revisão.
Tempos de recuperação após a cirurgia robótica
O procedimento em si levará cerca de uma hora. Após o tratamento, os pacientes podem andar e, em duas semanas, a maioria volta às suas rotinas diárias regulares, incluindo dirigir um veículo. As técnicas Mako envolvem menos liberações de tecidos moles em comparação com os métodos não robóticos padrão. Isso resulta em desconforto reduzido e um tempo de recuperação mais rápido. Graças à tecnologia Mako, você pode andar mais naturalmente e mais cedo, o que permite que seu cirurgião alinhe suas articulações corretamente.
Quando comparada à cirurgia aberta tradicional, a cirurgia robótica pode causar maior desconforto?
Como resultado das novas abordagens de controle da dor e do próprio processo Mako, os pacientes estão sentindo menos desconforto do que no passado. Os pacientes relatam menos desconforto e recuperação mais rápida devido à menor invasividade da cirurgia do que a substituição tradicional do joelho, o que causa menos ruptura no osso e no tecido ao redor das incisões.
Candidatos qualificados para a cirurgia do joelho
Aqueles que precisam de cirurgia de substituição de mako têm desconforto ou rigidez articular significativa devido a doenças articulares degenerativas não inflamatórias, como osteoartrite, artrite pós-traumática (PTA), ou necrose avascular. Algumas pessoas podem descobrir que Mako é uma escolha viável se tentaram e falharam com outras abordagens, como aparelhos, remédios ou suplementos de fluidos articulares.
Mako não é recomendado para pacientes com certas infecções, distúrbios mentais ou neuromusculares que os colocariam em risco inaceitável, falhas na fixação da prótese porque não funcionaria corretamente, complicações pós-operatórias no passado ou pacientes com estoque ósseo enfraquecido, imaturidade esquelética ou instabilidade articular grave.
Quem realiza a cirurgia de joelho assistida por robô?
O cirurgião usa um braço robótico para eliminar o osso e a cartilagem artríticos em todos os procedimentos. Além de adicionar sinais visuais, o cirurgião pode empregar uma borda virtual durante todo o procedimento, tornando esta uma experiência única. Mako é uma máquina, não um médico. Embora os instrumentos de substituição do joelho Mako tenham revolucionado o campo da cirurgia, você ainda precisará de um cirurgião respeitável e respeitado que seja educado no sistema Mako. É muito importante que você encontre um cirurgião ortopedista licenciado para realizar este método, um bom exemplo seria Ortopedia Integrada em Scottsdale, AZ.
Contras da substituição do joelho com assistência robótica
Mako tem várias desvantagens, assim como qualquer outra técnica cirúrgica, incluindo;
- Os pacientes podem estar em maior risco de infecção devido ao procedimento cirúrgico mais longo necessário.
- Os computadores são tão bons quanto suas entradas, o que vale para os sistemas de computador. A qualidade dos exames e sua capacidade de trabalhar com Mako são fatores importantes para determinar o sucesso do procedimento. Ter a expertise certa e todo o treinamento garante um procedimento cirúrgico bem sucedido e o melhor resultado final possível.
- Por ser uma tecnologia nova, não há evidências de longo prazo para apoiar a afirmação de que melhora a função do implante. Os implantes reais já utilizados são próteses tipicamente comprovadas e testadas.
Em suma
A cirurgia robótica tem se mostrado superior aos resultados convencionais de substituição do joelho. Descobriu-se que o uso de robôs para realizar procedimentos fornece resultados mais precisos. Uma assistência robótica mais precisa permite regiões menos traumáticas de osso e tecido, resultando em melhores resultados.