Com uma maior preocupação com os cuidados da pele, mais e mais pessoas pesquisam sobre dermatologista o que é e o que faz esse profissional.
Essa também é a sua dúvida? Então chegou no lugar certo!
Como o nome já indica, dermatologista é o especialista em diagnosticar e tratar todos os problemas cutâneos e doenças que atingem a pele.
Para você entender melhor qual a função do dermatologista e quando consultar, preparamos um pequeno guia com tudo o que você precisa saber!
Dermatologista o que é e o que faz esse profissional?
O dermatologista é um médico especialista no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças da pele, assim como aquelas que afetam unhas e cabelo.
É uma área que trata também da prevenção e tratamento de câncer de pele, doenças sexualmente transmissíveis.
Vale lembrar que a estética da pele é um ramo da dermatologia, onde o profissional pode corrigir imperfeições provocadas pela idade e pelo sol (manchas, rugas, marcas de expressão).
Para isso, ele se preparou durante anos, para se especializar unicamente em patologias da pele, das mucosas, das unhas e cabelos.
O dermatologista também trata de alergias de pele, por exemplo, a urticária.
Alguns profissionais também se qualificam para atuar em cirurgias, como remoção de câncer de pele, sinais, etc.
Dermatologista o que faz?
Ao examinar profundamente a pele do paciente, ele é capaz de diagnosticar e propor um tratamento apropriado.
O dermatologista também propõe tratamentos de ordem cosmética ou estética contra os efeitos do envelhecimento, do sol e de certas doenças da pele.
Portanto, para chegar a um diagnóstico e tratar seu paciente, o dermatologista interroga o paciente para conhecer a origem dos problemas (data que começou, intensidade, etc), antecedentes médicos e familiares.
No momento do exame, ele vai examinar não apenas a pele do rosto, mas também das costas, da sola dos pés, pernas, enfim, todas as partes do corpo.
Em seguida, conta com diversas técnicas e tratamentos, de acordo com o problema de seu paciente, como:
- Laser;
- Toxina botulínica;
- Ácido hialurônico;
- Tratamento de melasma;
- Tratamento de estrias e celulites;
- Biópsias da pele;
- Entre outros.
Durante o tratamento, o dermatologista acompanha a evolução do quadro e ainda dá todas as orientações ao paciente em relação aos cuidados e proteção da pele.
Quando consultar um dermatologista?
Você deve consultar um dermatologista sempre que observar algo anormal na sua pele.
O dermatologista é especialista no tratamento de:
- Acne;
- Dermatite atópica;
- Eczema;
- Psoríase;
- Verrugas;
- Cistos cutâneos;
- Cicatrizes;
- Urticária;
- Vitiligo;
- Herpes;
- Rosácea;
- Melasmas;
- Melanomas;
- Carcinomas;
- Alopecia (perda de cabelos);
- Unhas quebradiças e frágeis.
Todos esses problemas podem ocorrer em crianças, adultos e idosos.
Vale ressaltar que existem alguns fatores de risco que podem afetar a pele: exposição ao sol, poluição e fatores genéticos.
Recomenda-se consultar um dermatologista uma vez por ano, para fazer uma avaliação da condição da pele, o que permite agir na prevenção, particularmente do câncer de pele.
Entendendo agora tudo sobre dermatologista o que é e o que faz esse profissional, tenha sempre o cuidado de proteger sua pele e ao perceber qualquer anormalidade, marque logo uma consulta com um dermatologista.